39960 - Espanhol - Nível III |
Período da turma: | 14/03/2011 a 29/06/2011
|
||||
|
|||||
Descrição: | . OBJETIVOS GERAIS
O curso tem como objetivo proporcionar ao estudante o desenvolvimento da competência de leitura de textos acadêmicos em espanhol, principalmente da área de humanidades, tais como artigos e resumos, além de prepará-lo para a leitura de outros textos: folhetos, propagandas, textos jornalísticos, matérias de revistas, etc. 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Com o objetivo mais abrangente de explorar um material de leitura em todas as suas potencialidades, pretende-se levar o aluno a: • Adquirir conhecimento sobre aspectos lingüísticos do espanhol fundamentais para a compreensão dos textos abordados durante o curso, explorando, também, a especificidade da língua espanhola em sua relação com a língua portuguesa. Nesse sentido, será explorado o reconhecimento de: . aspectos que caracterizam o funcionamento da oração e da estrutura textual em língua espanhola; • a forma escrita e suas relações relevantes com a pronúncia; . os campos lexicais; . a construção da referência; . os elementos de coesão; • as relações temporais e modais. • •Com o objetivo de estabelecer relações significativas entre o conhecimento de mundo, o texto e o contexto de leitura, levar o aluno a identificar e produzir as operações de leitura que cada texto demanda, tais como: .a própria determinação de objetivos de leitura, diante de cada texto; predição, inferência, campos semânticos, palavras-chave, contextos imediato e global, conhecimento prévio, índices tipográficos, etc.; . o reconhecimento dos diferentes gêneros discursivos e de suas especificidades; . a necessidade de estabelecer uma relação produtiva com os instrumentos de consulta (dicionários bilíngües, monolíngües, de verbos, de usos; gramáticas, internet, etc); a avaliação do processo de construção de sentido produzido a cada leitura. 3. METODOLOGIA A partir de textos escritos autênticos, serão apresentadas e/ou desenvolvidas as operações de leitura que se mostrem pertinentes para sua compreensão, bem como serão trabalhados os aspectos lingüísticos relevantes no âmbito de cada texto. Acompanhando e complementando o processo de conscientização desencadeado em cada aula, exercícios de reflexão e revisão serão propostos durante o curso. 4. INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Haverá um trabalho parcial – no meio do curso – e uma prova final, que avaliarão o desenvolvimento da competência leitora. Observação: Carga horária: 60 horas. É obrigatória a freqüência de 85% às aulas, isto é, o aluno poderá ter, no máximo, 4 faltas. 5. BIBLIOGRAFIA 5.1. Dicionários e Gramáticas Dicionários bilíngües Fernández, G. & Flavián, E. Mini-dicionário espanhol - português / português - espanhol. São Paulo: Ática. González, N.M. & Moreno, F. Diccionario de Uso Bilingüe. Español – portugués / portugués – español. Madri: Arco/Libros. González, N.M. & Moreno, F. Diccionario Esencial. Español – portugués / portugués – español. Madri: Arco/Libros. Señas. São Paulo: Martins Fontes. Dicionários monolíngües Clave - Diccionario de uso del español actual. Madri: SM Ediciones. Diccionario Actual de la Lengua Española. Madri: Vox. Diccionario de la Real Academia de la Lengua Española. Dicionário de verbos González Hermoso, A. Conjugar es fácil. Madri: Edelsa. Gramáticas Castro, F. (2000). Uso de la gramática española. Madri: Edelsa. (Elemental, Intermedio, Avanzado). Fanjul, A. (org.) (2005). Gramática y práctica de español para brasileños. São Paulo: Santillana/Moderna. González Hermoso, A., et alli. (1995). Gramática de español lengua extranjera. Curso práctico. Madri: Edelsa. Gómez Torrego, L. (1998). Gramática didáctica del español. Madri: SM ediciones. Sobre a fonética do espanhol Fernández Díaz, R. Prácticas de fonética española para hablantes de portugués. Nivel Inicial-Intermedio. Madri: Arco/Libros. 5.2 Sites de Internet Jornais web.tiscali.it/cubaitalia/prensa/palink.html (contém os endereços de jornais em língua espanhola de toda a América Latina e também dos Estados Unidos) www.elmundo.es (El Mundo - Espanha) www.clarin.com (Clarín – Argentina) www.lanacion.ar (La Nación – Argentina) www.pagina12.com (Página 12 – Argentina) www.reforma.com (Reforma – México) www.eltiempo.com.co (El Tiempo – Colômbia) Exercícios e gramática www.el-castellano.com www.rae.es (Real Academia Española) www.cervantes.es (Centro Vitual Cervantes) Dicionários on-line www.rae.es www.dictionary.com www.proverbios.com Estudos de fonética e fonologia http://www.uiowa.edu/~acadtech/phonetics/spanish/frameset.html |
||||
Carga Horária: |
45 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 25 | ||||
Ministrantes: |
Larissa Fostinone Locoselli |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |