Atividade

38399 - Didática do Ensino Superior e Prática de Ensino

Período da turma: 21/02/2011 a 21/02/2013

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivo: Apresentar aos alunos, bases para formulações didática e apresentar as contribuições da filosofia e psicologia.
Conteúdo Programático
O processo educacional e a didática
- Conceitos
- Objetivos
- Bases para formulações didáticas
- Campo de ação da didática

Contribuições à Didática
- A filosofia da educação: filosofia e educação
- Filosofia e educação no Brasil


A Sociologia da educação
- O processo de socialização
- Agências educativas não escolares
- A escola e a mudança social
- A educação para o desenvolvimento

A psicologia da educação:
- O processo da aprendizagem
- O binômio humano na educação

Pedagogos, psicólogos e pensadores contemporâneos e suas influências na educação:
- Piaget
- Rogers e a didática não diretiva
- Paulo Freire e a educação como desenvolvimento
- Moacir Gadotti e o papel do pedagogo

O ciclo docente:
- O planejamento
- A execução
- O controle

Métodos e Técnicas de Ensino
- Aulas expositivas
- Dinâmica de grupo. Palavra. Painel integrado. Arquipélago
- Estudo dirigido, Análise de texto. Grupo de cochicho
- Estudo em grupo. Rodada circular

Bibliografia

1 – ABREU, M. Célia e MANSETTO, M.I.. O Professor Universitário em Sala de Aula. São Paulo: Ed. Minas Gerais, 1987.
2 – ALVES, RUBEM. Conversas com quem Gosta de Ensinar. São Paulo, Cortez, 1982.
3– BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. Campinas: Editora Autores Associados, 2001.
4- CANDAU, Vera Maria. (Org.) Didática em Questão. Rio de Janeiro: Vozes, 1983.
5 - CAPRA, F. A Teia da Vida. São Paulo: Cultrix, 2003.
7 - FREIRE, Paulo. Educação e Mudança, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 7a. ed., 1998.
8 – GHIRALDELI, Paulo. História da Educação. São Paulo: Cortez, 1991.
9 - HAYDT, Regina Célia C. Curso de Didática Geral. São Paulo: Ática, 2006.
10 – KRUPPA, Sonia Maria Portella. Sociologia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
11 – LUCHESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1991.
12 – MAIA, Carmem, MATTAR, João. ABC da Ead. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
13 – MORAES, Maria Cândida. O Paradigma Educacional Emergente. Campinas, SP.Papirus, 1997
14 – NÉRICI, Imídio. Didática Geral Dinâmica. São Paulo: Científica,1973
15 – ROMANELLI, O. Oliveira. História da Educação no Brasil. Rio de Janeiro. Vozes, 3ª ed., 1982.
16 – SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1994.
17 – SODÉRO TOLEDO, F.
- Didática do Ensino Superior e Prática de Ensino. Lorena, EEL, apostila, 2008.
-O Ensino por Solução de Problemas. Lorena: Revista da Faculdade Salesiana de
Lorena, ano 22, nº 31, 1993, p. 63-67.
- Outros Caminhos: Vale do Paraíba do regional ao internacional, do global ao local. São Paulo: Editora Salesiana, 2001.
- Igreja, Estado, Sociedade e o Ensino Superior: A Faculdade Salesiana de Lorena. Taubaté, Ed. Cabral, 2003.
18 – VEIGA, Ilma P. Alencastro. (Coord.) Repensando a Didática.
São Paulo, Campinas: Papirus, 1991.

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Francisco Sodero Toledo


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP