38399 - Didática do Ensino Superior e Prática de Ensino |
Período da turma: | 21/02/2011 a 21/02/2013
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivo: Apresentar aos alunos, bases para formulações didática e apresentar as contribuições da filosofia e psicologia.
Conteúdo Programático O processo educacional e a didática - Conceitos - Objetivos - Bases para formulações didáticas - Campo de ação da didática Contribuições à Didática - A filosofia da educação: filosofia e educação - Filosofia e educação no Brasil A Sociologia da educação - O processo de socialização - Agências educativas não escolares - A escola e a mudança social - A educação para o desenvolvimento A psicologia da educação: - O processo da aprendizagem - O binômio humano na educação Pedagogos, psicólogos e pensadores contemporâneos e suas influências na educação: - Piaget - Rogers e a didática não diretiva - Paulo Freire e a educação como desenvolvimento - Moacir Gadotti e o papel do pedagogo O ciclo docente: - O planejamento - A execução - O controle Métodos e Técnicas de Ensino - Aulas expositivas - Dinâmica de grupo. Palavra. Painel integrado. Arquipélago - Estudo dirigido, Análise de texto. Grupo de cochicho - Estudo em grupo. Rodada circular Bibliografia 1 – ABREU, M. Célia e MANSETTO, M.I.. O Professor Universitário em Sala de Aula. São Paulo: Ed. Minas Gerais, 1987. 2 – ALVES, RUBEM. Conversas com quem Gosta de Ensinar. São Paulo, Cortez, 1982. 3– BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. Campinas: Editora Autores Associados, 2001. 4- CANDAU, Vera Maria. (Org.) Didática em Questão. Rio de Janeiro: Vozes, 1983. 5 - CAPRA, F. A Teia da Vida. São Paulo: Cultrix, 2003. 7 - FREIRE, Paulo. Educação e Mudança, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 7a. ed., 1998. 8 – GHIRALDELI, Paulo. História da Educação. São Paulo: Cortez, 1991. 9 - HAYDT, Regina Célia C. Curso de Didática Geral. São Paulo: Ática, 2006. 10 – KRUPPA, Sonia Maria Portella. Sociologia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994. 11 – LUCHESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1991. 12 – MAIA, Carmem, MATTAR, João. ABC da Ead. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 13 – MORAES, Maria Cândida. O Paradigma Educacional Emergente. Campinas, SP.Papirus, 1997 14 – NÉRICI, Imídio. Didática Geral Dinâmica. São Paulo: Científica,1973 15 – ROMANELLI, O. Oliveira. História da Educação no Brasil. Rio de Janeiro. Vozes, 3ª ed., 1982. 16 – SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1994. 17 – SODÉRO TOLEDO, F. - Didática do Ensino Superior e Prática de Ensino. Lorena, EEL, apostila, 2008. -O Ensino por Solução de Problemas. Lorena: Revista da Faculdade Salesiana de Lorena, ano 22, nº 31, 1993, p. 63-67. - Outros Caminhos: Vale do Paraíba do regional ao internacional, do global ao local. São Paulo: Editora Salesiana, 2001. - Igreja, Estado, Sociedade e o Ensino Superior: A Faculdade Salesiana de Lorena. Taubaté, Ed. Cabral, 2003. 18 – VEIGA, Ilma P. Alencastro. (Coord.) Repensando a Didática. São Paulo, Campinas: Papirus, 1991. |
||||
Carga Horária: |
60 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Francisco Sodero Toledo |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |