Atividade

34198 - Gestão da promoção da saúde

Período da turma: 13/09/2010 a 19/10/2010

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Descrição: Programa:
Capacitar o aluno na gestão integrada da promoção da saúde no ambiente de empresa; interação com profissionais de áreas de negócio, recursos humanos, benefícios, saúde, apoio técnico e logístico, na negociação, implantação e avaliação de projetos, metas, prazos e orçamentos de saúde. Impacto dos aspectos de saúde na produtividade e perdas financeiras. Custo-efetividade da promoção da saúde: resultados de empresas que investiram em Promoção da Saúde. Níveis de ação nas empresas (informação, intervenção e suporte institucional). Estratégias para coleta e análise de dados. Definição do tipo de programa, indicadores e formas de seguimento. Estratégias para a proposta de programa de Promoção da Saúde nas empresas (apresentação, abordagem política, marketing, budget, intervenções e resultados previstos, retorno sobre investimento, ética). Capacitação dos profissionais internos. Padronização de práticas e procedimentos. Abordagem multiprofissional e possibilidades de parcerias públicas e privadas em programas institucionais do tipo: alimentação saudável, atividade física, tabagismo, álcool e drogas, estresse e saúde mental, inserção social, gerenciamento de doenças crônicas. EAP - Employee Assistance Program. Gestão da qualidade total em saúde: promoção da saúde, saúde ocupacional e assistência à saúde.

Referências bibliográficas:
1.Buss, PM. Uma Introdução ao Conceito de Promoção da Saúde. In: Promoção da Saúde: Conceitos, Reflexões, Tendências. Czeresnia, D & Freitas, CM (organizadores). Editora FIOCRUZ, Rio de Janeiro, 2003.
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16.Woolf SH, Jonas S, Lawrence RS, editors. Health Promotion and Disease Prevention in Clinical Practice. Baltimore, Williams & Wilkins, 1996

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani
Luis Augusto Sales Lima Pilan


 
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