33711 - Sociologia do Trabalho |
Período da turma: | a
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Descrição: | Ementa: Nas últimas décadas as exigências do trabalho têm-se elevado de forma significativa, em decorrência dos ajustes gerados pela intensificação da globalização e da crescente competitividade internacional. Níveis elevados de desemprego, precarização e intensificação do trabalho têm resultado daquelas transformações, com impactos importantes sobre a saúde física e mental dos trabalhadores. O curso visa discutir os aspectos sociais e econômicos que condicionam as situações e formas de organização do trabalho, permitindo uma visão contextualizada e dinâmica das relações entre trabalho e saúde.
Conteúdo programático: 1) O trabalho humano: aspectos conceituais e contextuais. Multidimensionalidade. 2) Evolução histórica dos processos e formas de organização do trabalho. 3) Necessidades empresariais e necessidades humanas no trabalho. 4) Relação trabalho e saúde e fatores psicossociais. 5) Estresse e trabalho: dois modelos de análise. 6) Estudo de caso: psicossociais negativos e benéficos no trabalho dos operadores de telemarketing. 7) rabalho saudável, Organização saudável. Bibliografia Antunes, Ricardo (org.). Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006. Arantes, MAAC, Vieira MJF. Estresse. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. Baker DB, Karasek RA. Stress. In: LEVY BS, WEGMAN DH (eds.) Occupational health: recognizing and preventing work-related disease and injury. 4th ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 2000; p. 419-436. Castel, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003. Cox T et al. Research on Work-Related Stress. Luxemburg: European Agency for Safety and Health at Work, 2000. De Masi D. A Razão do Lucro. In: De Masi, D. O ócio criativo. 9ª. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2000. pp. 58-70. Déjours C. A Loucura do Trabalho: estudo da psicopatologia do trabalho. 3ª ed. São Paulo: Cortez Editora / Oboré, 1988. Grissi, CLI & Bessi, VG. Modos de trabalhar e de ser na reestruturação bancária. Sociologias (2004); 6:160-200. Karasek RA. Demand/Control Model: a social, emotional, and physiological approach to stress risk and active behavior development. In: International Labour Organization. Encyclopaedia of Occupational Health and Safety. Geneva: International Labour Office; 1998, 2 v. p. 34.6-34.14. Perrot, Michelle. Os excluídos da história. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001. Robbins, S. Comportamento organizacional. 8a ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1999. Segnini, L. Relações de gênero e racionalização do trabalho em serviços de atendimento à distância. In: Salerno, M. (org.) Relação de Serviço: produção e avaliação. São Paulo, SENAC, 2001. pp. 151-181. Sampaio, J dos R. & Galasso, LMR. O Stress no Mundo do Trabalho: trajetória conceitual. In: França, ACL & Rodrigues, A. Stress e Trabalho: uma abordagem psicossomática. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2005. pp. 65-82 Sennet, RA corrosão do caráter: conseqüências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2001. Taylor, FW. Princípios de Administração Científica. São Paulo: Atlas, 1948. Venco, S. Centrais de atendimento: a fábrica do século XIX nos serviços do século XXI. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (2006); 31(114): 7-18. Weil, SA Condição Operária e outros estudos sobre a opressão. Tradução de Therezinha G. G. Langlada; seleção e apresentação de Ecléa Bosi. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. |
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Carga Horária: |
20 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 45 | ||||
Ministrantes: |
Leonilde Mendes Ribeiro Galasso |
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