31738 - Políticas Públicas de Comunicação e Cultura |
Período da turma: | 04/12/2009 a 12/12/2009
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Descrição: | Detalhamento:
I - Justificativa Discute-se a relevância da comunicação no mundo do trabalho, principalmente relacionando-a as mudanças na organização e na gestão do trabalho. Toma-se como princípio que comunicação e trabalho são aspectos característicos dos seres humanos e como tal devem ser compreendidos de modo interdependente. Trata-se de procurar entender as relações de comunicação no mundo do trabalho. Busca-se esclarecer que a comunicação não deve estar a serviço da dissimulação das condições reais da organização da vida no trabalho e dos conflitos de interesses inerentes ao capital e ao trabalho. Recusa-se a compreensão da comunicação como ferramenta para a veiculação de mensagens unidirecionais. Entende-se a comunicação como processo de construção de sentidos, necessariamente polifônica e dialógica, capaz de revelar as diferentes vozes que buscam interlocução. II - Objetivos 1-Empreender uma análise sobre os conceitos de comunicação e de mundo do trabalho; 2-Fazer a crítica da visão funcionalista que reina sobre as relações de comunicação no mundo do trabalho; 3-Fazer uma análise sobre as possibilidades de democratização das políticas de comunicação e cultura no mundo do trabalho. III - Conteúdo 1.Conceitos, marcos teóricos, sentidos de comunicação e de trabalho. 2.Comunicação e políticas de comunicação na era global. 3.As mudanças no mundo do trabalho: flexibilização, polivalência, precarização e desemprego. 4.Comunicação e cultura no mundo do trabalho. 5.Atividade de comunicação e trabalho: políticas de democratização. IV - Procedimentos Metodológicos Exposições dialogadas sobre os textos indicados e outras obras pertinentes, associadas a seminários para aprofundamento dos tópicos básicos do conteúdo. V - Avaliação Trabalho monográfico que discuta o tema geral a partir da bibliografia lida, à luz do interesse particular de cada projeto. (Trabalho deve ter de 10 a 15 laudas, cerca de 17 mil caracteres e seguir as normas da ABNT.) Presença, Participação nas aulas, Resenhas de textos. VI - Bibliogafia ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaios sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 3. ed. São Paulo: Cortez/Edunicamp, 1995. ______. Os sentidos do trabalho. Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 6.ed. São Paulo: Boitempo, 2001. BACCEGA, Maria A. (org.). Gestão de Processos Comunicacionais. São Paulo; Atlas, 2002. FIGARO, Roseli. (org.) Gestão da comunicação – no mundo do trabalho, educação, terceiro setor e cooperativismo. São Paulo: Atlas, 2005. ________. Estratégias discursivas simulam democracia no mundo do trabalho. Revista Comunicação & Inovação. Vol. 6, n. 11, jul./dez. 2005. p. 24-30. ISSN 1809-564X ________. Políticas de Comunicação e Cultura: desafios do mundo do trabalho e das organizações do terceiro setor. In: COSTA, M. C. Gestão da Comunicação. Terceiro setor, organizações não-governamentais, responsabilidade sócia e novas formas de cidadania. São Paulo: Atlas, 2006. FIGUEIREDO, Marcelo, et. al. (org.) Labirintos do trabalho. Interrogações e olhares sobre o trabalho vivo. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. HARVEY, David. Condição pós-moderna. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1994. LOPES, José Carlos Cacau. A voz do dono e o dono da voz. São Paulo: Hucitec, 2000. MORAES, Denis de (org.) Por uma outra comunicação. Mídia, mundialização e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003. PAGÈS, Max et. All. O poder das organizações. São Paulo: Atlas, 1993. SCHWARTZ, Yves. Trabalho e Ergologia. Rio de Janeiro: UFF, 2007. WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave. São Paulo: Boitempo, 2007. DIVERSOS ARTIGOS DE JORNAIS E REVISTAS QUE TRATAM DE QUESTÕES PRÁTICAS RELATIVAS AO TEMA ESTUDADO. (TODOS SERÃO DISPONIBILIZADOS A CADA NOVO SEMESTRE) |
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Carga Horária: |
40 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Luiz Fernando Santoro |
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