31737 - Metodologia em Projetos de Intervenção |
Período da turma: | 04/06/2010 a 19/06/2010
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Descrição: | Detalhamento:
I. Justificativa O conhecimento metodológico permite desenvolver a capacidade de refletir sobre as articulações entre as teorias e o espaço da pesquisa, bem como planejar adequadamente a realização da mesma. Desse modo, ele é fundamental na formação de gestores de comunicação, que realizam projetos de intervenção ao longo do curso. Como o avanço das propostas teóricas no campo da Comunicação caracteriza-se por inovações, é necessário que estas sejam integradas em propostas metodológicas abrangentes e rigorosas. Isso reforça a importância da aquisição de parâmetros reflexivos e críticos no desenvolvimento de projetos. O objetivo, portanto, é reforçar a “vigilância epistemológica” no ato da elaboração de investigações que procurem intervir na realidade social. Por isso, o domínio de um conjunto de metodologias de pesquisa aplicada ou de intervenção aparece como uma questão crucial, pois trata-se do próprio domínio das ferramentas científicas tanto do engajamento profissional quanto social, por parte do gestor. No Núcleo deverão ser analisadas as especificidades, semelhanças, diferenças, complementaridades e combinações possíveis das metodologias em uso nas pesquisas de Comunicação e em suas interfaces de interesse (Políticas, Educação e Cultura). As abordagens dos chamados "métodos especiais" serão feitas do ponto de vista histórico e da crítica epistemológica, uma vez que toda metodologia nasce sempre de uma problemática de estudo derivada de um contexto social, que apresenta tanto contribuição quanto limitações no seu enfoque dos processos comunicacionais. II. Objetivos a) Orientar a elaboração dos projetos de intervenção dos alunos tendo por referência o Modelo Metodológico elaborado por Lopes (1997) b) A estratégia multi-metodológica que está na base desse modelo servirá para a operacionalização da proposta interdisciplinar do Curso de Gestão e se fará presente nos projetos de intervenção dos alunos III. Procedimentos Metodológicos As aulas expositivas versarão sobre o conteúdo programático do Núcleo e promoverão necessariamente a discussão dirigida aos aspectos metodológicos dos projetos dos alunos. Pretende-se com isso que se efetive na prática desses projetos uma concepção renovada de pesquisa para a área de gestão da comunicação e de cultura. IV. Conteúdo Programático Comunicação e sociedade contemporânea: as condições sociais da produção científica 1) Ianni (1984) (relatório de leitura) 2) Vattimo (1992): pp. 7 a 33 3) Hall (1999) Campo científico e campo da Comunicação: as condições institucionais da produção científica 1) Bourdieu (1983) 2) Lopes (2001) (relatório de leitura) O ato da pesquisa científica e a exigência da reflexividade nos projetos de intervenção 1) Bourdieu (1989): pp. 17-58 (relatório de leitura) 2) Wright Mills (1975): pp. 211 a 243 3) Luna (2002) Paradigmas da pesquisa de comunicação Modelo Metodológico de pesquisa: teoria e prática; decisões e opções; níveis e fases 1) Lopes (1997) - Texto-base – cap. IV: pp. 89 a 111 (relatório de leitura) Níveis da pesquisa: Epistemológico e Teórico 1) Lopes (1997) - Texto-base – cap. VI: pp. 119 a 123 (relatório de leitura) 2) Bourdieu (2004): pp. 9 a 22 e 87 a 97 3) Morin (2000): pp. 105 a 116 (relatório de leitura) Níveis da pesquisa: Metódico e Técnico 1) Lopes (1997) - Texto-base – cap. VI: pp. 123 a 133 (relatório de leitura) 2) Lopes (1997) - Texto-base – cap. II: pp. 42 a 59 (reler) 3) Thiollent (1980): cap. I e II Fases da pesquisa: Objeto 1) Lopes (1997) - Texto-base- cap. VI: pp. 135 a 142 (relatório de leitura) 2) Martín-Barbero (1987): Revista Dialogos de la Comunicación 3) Orozco : pp. 67 a 94 Fases da pesquisa: Observação 1) Texto-base – cap VII: pp. 123 a 129 (relatório de leitura) 2) Trindade (1978) 3) Orozco (1997): pp. 95 a 112 (relatório de leitura) Fases da pesquisa: Descrição e Interpretação Relatório de Pesquisa e Intervenção 1) Texto-base – cap. VII: pp. 149 a 163 (relatório de leitura) 2) Lopes (1993) (relatório de leitura) 3) Luckács (1965): pp. 43-94 V. Avaliação A avaliação será feita através de: 1. Relatórios de leitura de textos metodológicos; 2. Relatórios parciais de elaboração do projeto do aluno; 3. Elaboração do projeto de pesquisa. VI. Bibliografia Básica Bourdieu, Pierre et al. Ofício de sociólogo. 4ª ed. Petrópolis (RJ): Vozes:, 2004. Fazenda, Ivani C. A. (org.). Metodologia da Pesquisa Educacional. 4ª. ed. São Paulo: Cortez, 1997. Hirano, Sedi. Pesquisa social – Projeto e planejamento. São Paulo: T. A. Queiroz, 1979. Ianni, Octavio. Globalização: Novo Paradigma das Ciências Sociais. Estudos Avançados, São Paulo, USP, Vol. 8, n. 21, 1984. Lopes, Maria Immacolata V. Pesquisa em Comunicação. 3. ed. São Paulo: Loyola, 1997. Luna, Sérgio Vasconcelos. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2002. Martín-Barbero, Jesús. Retos a la Investigación de Comunicación en América Latina. In: Fernadez, F. et al. Comunicación y teoria social. Mexico: UNAM, 1984. Morin, Edgar. Ciência com consciência. 8ª. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. Selltiz, Claire et al. Métodos de pesquisa das relações sociais. São Paulo: EPU/EDUSP, 1976. Thiollent, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo: Pólis, 1980. Trindade, Helgio. Tentativa de reconstituição empírica de um movimento político radical. In: Nunes, Edson de Oliveira (org.). A aventura sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. |
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Carga Horária: |
40 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Richard Romancini |
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