31736 - Estética das Mídias |
Período da turma: | 26/03/2010 a 10/04/2010
|
||||
|
|||||
Descrição: | Detalhamento:
I. Justificativa O Núcleo Estética dos Meios de Comunicação caracteriza-se pela preocupação de fundamentar o desenvolvimento do pensamento estético contemporâneo, tendo em conta a necessidade de refletir sobre a interação comunicação e arte. Neste contexto está presente a preocupação com o gestor de processos comunicacionais e sua habilitação – através do conhecimento e de uma aguçada capacidade crítica – para agir no sentido de transformar e não apenas reproduzir as relações indivíduo/comunicação/cultura. Nesse sentido consideramos indispensável uma abordagem contemporânea da arte, que considere os fenômenos nascidos das inovações tecnológicas introduzidas em correlação com os efeitos produzidos no campo da educação e da sociedade como um todo. Assim, as novas formas da imagem (ou dos objetos) provenientes, por exemplo, da fotografia e que introduziram não só uma ruptura no discurso estético como uma mudança das formas de percepção da obra de arte. II. Objetivos a) Estabelecer o campo da comunicação/cultura como resultado da interação estética/comunicação de massa. b) Propiciar uma experiência de leitura estética do discurso dos meios massivos. c) Analisar os novos padrões estéticos e do gosto que caracterizam os comportamentos da nova geração, tanto em nível nacional como internacional. III. Procedimentos Metodológicos Os procedimentos metodológicos deste Núcleo caracterizam-se, sobretudo, por um diálogo permanente entre a bibliografia, os pontos de vista dos docentes e dos alunos, num espaço teórico-prático, capaz de consubstanciar as abordagens científicas do campo comunicação/cultura. IV. Conteúdo Programático 1. A Estética crítica do século XX 2. Comunicação e Cultura: arte e tecnologia 3. Interrogações estéticas do século XX 4. Ver, conhecer e interpretar – uma imagem (Questões Críticas da Imagem) 5. A dimensão estética das linguagens: a) O Cinema b) O Teatro c) A Televisão d) As mídias Digitais f) Exploração estética da palavra 6. Imaginação e Comunicação 7. O gosto e a autonomia do gosto na expressão V. Avaliação Será feita através de um trabalho de análise de uma forma de expressão artística, escolhida pelo aluno e desenvolvida de acordo com um roteiro que envolve as questões autorais; linguísticas; técnicas e estéticas. Também, este trabalho é feito através de comunicação on line. VI. Bibliografia Básica Bourdieu, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. Barthes, Roland. A câmara clara. Notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. Bougnoux, Daniel. Introdução às ciências da informação e da comunicação. Petrópolis: Vozes, 1994. Canevacci, Massimo. Sincretismos: uma exploração das hibridações culturais. São Paulo: Studio Nobel/ Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro/ Instituto Italiano de Cultura, 1996. Costa, Maria Cristina Castilho. A milésima segunda noite. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2000 ______.Ficção, comunicação e mídias. São Paulo: Senac, 2002 ______. Questões de arte. São Paulo: Moderna, 2004. Dufrenne, Mikel. Estética e Filosofia. São Paulo: Perspectiva, 1981. Levy, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. Machado, Arlindo. Máquina e imaginário. São Paulo: EDUSP, 1996. Morin, Edgar. A alma do cinema. In: Xavier, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal/ Embrafilme, 1983. Pignatari, Décio. Signagem da televisão. São Paulo: Brasiliense, 1984. Steiner, George. No castelo do Barba Azul. São Paulo: Companhia das Letras, 1994 |
||||
Carga Horária: |
40 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Marco Antonio Guerra |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |