Atividade

31736 - Estética das Mídias

Período da turma: 26/03/2010 a 10/04/2010

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Detalhamento:

I. Justificativa

O Núcleo Estética dos Meios de Comunicação caracteriza-se pela preocupação de fundamentar o desenvolvimento do pensamento estético contemporâneo, tendo em conta a necessidade de refletir sobre a interação comunicação e arte. Neste contexto está presente a preocupação com o gestor de processos comunicacionais e sua habilitação – através do conhecimento e de uma aguçada capacidade crítica – para agir no sentido de transformar e não apenas reproduzir as relações indivíduo/comunicação/cultura.
Nesse sentido consideramos indispensável uma abordagem contemporânea da arte, que considere os fenômenos nascidos das inovações tecnológicas introduzidas em correlação com os efeitos produzidos no campo da educação e da sociedade como um todo. Assim, as novas formas da imagem (ou dos objetos) provenientes, por exemplo, da fotografia e que introduziram não só uma ruptura no discurso estético como uma mudança das formas de percepção da obra de arte.

II. Objetivos

a) Estabelecer o campo da comunicação/cultura como resultado da interação estética/comunicação de massa.
b) Propiciar uma experiência de leitura estética do discurso dos meios massivos.
c) Analisar os novos padrões estéticos e do gosto que caracterizam os comportamentos da nova geração, tanto em nível nacional como internacional.

III. Procedimentos Metodológicos

Os procedimentos metodológicos deste Núcleo caracterizam-se, sobretudo, por um diálogo permanente entre a bibliografia, os pontos de vista dos docentes e dos alunos, num espaço teórico-prático, capaz de consubstanciar as abordagens científicas do campo comunicação/cultura.

IV. Conteúdo Programático

1. A Estética crítica do século XX
2. Comunicação e Cultura: arte e tecnologia
3. Interrogações estéticas do século XX
4. Ver, conhecer e interpretar – uma imagem (Questões Críticas da Imagem)
5. A dimensão estética das linguagens:
a) O Cinema
b) O Teatro
c) A Televisão
d) As mídias Digitais
f) Exploração estética da palavra
6. Imaginação e Comunicação
7. O gosto e a autonomia do gosto na expressão

V. Avaliação

Será feita através de um trabalho de análise de uma forma de expressão artística, escolhida pelo aluno e desenvolvida de acordo com um roteiro que envolve as questões autorais; linguísticas; técnicas e estéticas. Também, este trabalho é feito através de comunicação on line.

VI. Bibliografia Básica

Bourdieu, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
Barthes, Roland. A câmara clara. Notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
Bougnoux, Daniel. Introdução às ciências da informação e da comunicação. Petrópolis: Vozes, 1994.
Canevacci, Massimo. Sincretismos: uma exploração das hibridações culturais. São Paulo: Studio Nobel/ Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro/ Instituto Italiano de Cultura, 1996.
Costa, Maria Cristina Castilho. A milésima segunda noite. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2000
______.Ficção, comunicação e mídias. São Paulo: Senac, 2002
______. Questões de arte. São Paulo: Moderna, 2004.
Dufrenne, Mikel. Estética e Filosofia. São Paulo: Perspectiva, 1981.
Levy, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
Machado, Arlindo. Máquina e imaginário. São Paulo: EDUSP, 1996.
Morin, Edgar. A alma do cinema. In: Xavier, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal/ Embrafilme, 1983.
Pignatari, Décio. Signagem da televisão. São Paulo: Brasiliense, 1984.
Steiner, George. No castelo do Barba Azul. São Paulo: Companhia das Letras, 1994

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Marco Antonio Guerra


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP