Atividade

31735 - Educomunicação e Gestão Comunicativa

Período da turma: 05/02/2010 a 13/02/2010

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I. Justificativa

Ao longo dos últimos 20 anos, com o reconhecimento, pela UNESCO, do direito à comunicação como um dos direitos fundamentais de todo homem, desenvolveram-se em quase todos os países dos cinco continentes inúmeras experiências voltadas para socialização de processos de comunicação, assim como para o uso democrático dos recursos da comunicação social, principalmente junto às Organizações Não-Governamentais e aos diversos setores do Movimento Social, gerando uma demanda específica para o ensino e a pesquisa dos fenômenos reconhecidos como educomunicativos.
Recentes pesquisas desenvolvidas no âmbito da própria USP apontam para a emergência da educomunicação como um conceito relacionado à formação de ecossistemas comunicativos abertos e democráticos em espaços educativos mediados pelas tecnologias da informação, que necessitam, para a sua sustentação, serem planejados e administrados por profissionais com formação adequada.
O conceito de educomunicação ganha legitimidade crescente, como demonstra a aprovação, em 28 de dezembro de 2004, da Lei Educom, pela Câmara Municipal de São Paulo, em decorrência do sucesso do projeto “Educomunicação pelas Ondas do Rádio” aplicado pela USP a 455 escolas do ensino fundamental do município de São Paulo, entre 2001 e 2004. Com a nova lei prevê-se a necessidade de se contratar especialistas na inter-relação Comunicação/Educação. Aliás, boa parte dos especialistas que coordenaram o programa Educom.rádio era formada por ex-alunos do Curso de Gestão, indicando a coerência do curso em privilegiar, em seu programa, a preparação para a gestão da comunicação em espaços educativos.
O presente programa, além de resgatar as correntes internacionais voltadas para a relação entre Comunicação e Educação (Media Education, Media Literacy), buscará, no espaço nacionais, as experiências bem sucedidas no campo, oferecendo subsídios e parâmetros para a formação do especialista.

II. Objetivos

a) Revisão bibliográfica nacional e internacional sobre a relação entre a Comunicação e a Educação
b) Oferecer informações sobre as práticas de educomunicação em desenvolvimento na América Latina.
b) Identificar, na prática social, os espaços profissionais onde a educação para e pela comunicação possa converter-se em atividade que favoreça a gestão dos processos comunicacionais.
c) Oferecer subsídios para a elaboração de projetos de educomunicação tanto na prática profissional da comunicação, quanto nos sistemas de educação.
d) Capacitar gestores de processos comunicacionais para atuarem como implementadores e coordenadores de planos, programas e projetos de educação para a comunicação e de mediação tecnológica a serviço do sistema de ensino.

III. Procedimentos Metodológicos

Cada tema do programa será desenvolvido a partir da leitura prévia da bibliografia indicada. Serão promovidos seminários para a confrontação de experiências, com a participação de protagonistas de programas de educação para a comunicação. Ao final, os alunos deverão apresentar um plano de trabalho na área, com a especificação de programas e de projetos específicos para as diversas situações em que a educação para a comunicação se apresenta como possibilidade de intervenção social.

IV. Conteúdo Programático

1.Revisão bibliográfica dos estudos sobre a inter-relação Comunicação/Educação: Paulo Freire (Brasil), Mario Kaplún (Uruguai), Francisco Gutierrez (Costa Rica)
2. Revisão bibliográfica dos estudos sobre a inter-relação Comunicação/Educação: Guillermo orozco (México), Jorge Huergo (Argentina), Francisco Sierra (Espanha), Jesus Martín Barbero (Colômbia), José manoel Morán (Brasil)
3. A Educação para a Comunicação na América Latina: a evolução do conceito a partir da prática do Movimento Popular
4. O conceito da educomunicação e as áreas de intervenção do novo campo.
5. Estudo comparado da Educomunicação nos Estados Unidos, Europa e América Latina
6. As vertentes da educação para a comunicação (vertente moralista, vertente culturalista e vertente dialética)
7. A especificidade da educação a distância sob a perspectiva educomuncativa
8. A educomunicação no âmbito do Terceiro Setor e das ONGs
9. Análise das experiências educomunicativas no âmbito empresarial.
10. Avaliação de planos, programas e projetos de Educomunicação no âmbito da educação formal.
11.Metodologia de pesquisa para o campo da educomunicação
12. Análise das experiêncais européias de educomunicação

V. Avaliação

A avaliação se dará a partir da análise – quer pelos professores quer pelos próprios alunos – do envolvimento do corpo discente no desenvolvimento do programa, assim como pela análise da monografia final, através da qual o aluno mostrará sua capacidade de elaborar planos, programas e projetos na área abordada pelo conteúdo programático.

VI. Bibliografia Básica

Charles, Mercedes e Orozco, Guillermo. Educación para los medios, una propuesta integral para maestros, padres y niños. Mexico: ILCE, 1992.
Huergo, Jorge. Comunicación/educación, ambitos, prácticas y perspectivas. Argentina: Universidad Nacional de la Plata, EPC, 1997.
Martín-Barbero, Jesús. Pensar la educación desde la comunicación. Nomadas, n. 5, Bogotá, Febrero 1997, pp. 10-22.
Martínez-de-Toda, José. Metodología evaluativa de la educación para los medios. Roma: Universidad Gregoriana, 1998.
Morán, José Manuel. Leituras dos meios de comunicação. São Paulo: Pancast, 1990.
Soares, Ismar de Oliveira. Teorias y prácticas de la comunicación: incidencia sobre los proyectos de Educación para los Medios en América Latina. In: Miranda, Martín. Educación para la comunicación. Manual Latinoamericano. Santiago: CENECA, 1992.
______. Gestión de la comunicación en el espacio educativo (o los desafíos de la era de la información para el sistema educativo). In: Guitiérrez, Alfonso M. Formación del profesorado en la sociedad de la información. Valadolid: Universidad de Segovia, 1998. pp. 33-46.
______. A comunicação no espaço educativo: possibilidades e limites de um novo campo profissional. In: Lopes, Maria Immacolata Vassalo de. Temas contemporâneos em comunicação. São Paulo: Intercom, 1997. pp. 209-220.
______. Programas de Educação para a Comunicação. Fundamentos e procedimentos para uma avaliação. In: Marques de Melo, José e Carvalho, Mirian Rejowski. Anuário de Inovações em Comunicações. São Paulo: ECA-USP, 1990.
______. Comunicação e Educação como campo: o perfil do novo especialista. Conclusões de pesquisa NEC/FAPESP, jan. 1999, fotocópia.
______. Educomunication, NCE, 2005
________.“Comunicação/Educação: a emergência de um novo campo e o perfil de seus profisisonais”, in Contato, Revista Brasileira de Comunicação, Arte e Educação, Brasília, Ano I, No. 2, pg. 19-72.
_________ “Educomunicação: um campo de mediações. In Comunicação & Educação, São Paulo, ECA/USP-Editora Segento, Ano VII, set/dez. 2000, no. 19, pg. 12-24.
__________ “Educomunicación: comunicación y tecnologías de la información en la reforma se la enseñanza americana”, in Diálogos de FELAFACS, Lima, Peru, octubre 2000, No. 59-60, p. 137-152.
_________ “La Comunicación/Educación como nuevo campo de conocimiento”, in VALDERRAMA, Carlos Eduardo, Comunicación-Educación, Coordinadas, Abordajes y Travesías, Universidad Central, Bogotá, 2000, pg. 27-47.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Ismar de Oliveira Soares


 
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