31734 - Diagnóstico e Planejamento de Projetos de Comunicação/Cultura |
Período da turma: | 18/09/2009 a 29/09/2009
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Descrição: | Detalhamento:
I. Justificativa Para a formação do especialista em Gestão da Comunicação é necessário a compreensão dos métodos e das técnicas próprios do trabalho de identificar e diagnosticar problemas comunicacionais e planejar projetos de intervenção. O domínio destes conhecimentos operacionais é o que se espera, em termos práticos, desse profissional. Nesse sentido, torna-se indispensável que um Curso destinado a formar tal gestor ofereça aos alunos um espaço acadêmico para a avaliação de seus próprios trabalhos de intervenção e para a sistematização dos conhecimentos sobre diagnóstico e planejamento de projetos. O aluno deverá aprender a olhar seu objeto de estudo com certo distanciamento, a pensar a comunicação em suas peculiaridades, a inquirir a realidade de forma investigativa e a pensar as ações possíveis a partir das possibilidades abertas pela comunicação. II. Objetivos a) Contextualizar, nas áreas da Comunicação/Cultura, a natureza dos processos de produção, administração e avaliação de bens culturais, sistematizando os conhecimentos acumulados no decorrer do Curso a respeito do tema. b) Avaliar os métodos e técnicas de planejamento e de implementação dos projetos desenvolvidos pelos alunos no decorrer do Curso. c) Sistematizar os métodos e técnicas de diagnóstico e planejamento aplicáveis a processos e projetos comunicacionais. III. Procedimentos Metodológicos O presente Núcleo será oferecido no primeiro Módulo do Curso, momento em que os alunos, após a elaboração do Plano de Estudo sobre a realidade comunicacional do espaço de seu projeto, alimentam a expectativa de encontrar o instrumental necessário para intervir sobre tal realidade. O Núcleo prevê, inicialmente, uma retomada dos Planos de Estudo, sua análise histórica e comparativa, capacitando-o a desenvolver um pré-projeto que recebe o nome de Pré-diagnóstico. Num segundo momento, serão apresentados os fundamentos dos processos de planejamento, a partir da contribuição das Ciências Sociais, apropriadas pela Comunicação. A terceira parte do curso será constituída pela elaboração de exercícios – por grupos de alunos – de planos, programas e projetos de intervenção cultural na área de Comunicação/ Cultura, tomando-se sempre as realidades diagnosticadas como o meio ambiente sobre o qual os alunos deverão trabalhar. O Pré-diagnóstico é uma das atividades on line que o curso promove, capacitando o aluno, também, para a comunicação em rede. IV. Conteúdo Programático 1. Apresentação dos Planos de Estudo elaborados pelos alunos no Módulo Introdutório do Curso. 2. Análise comparativa dos diagnósticos e elaboração de sínteses que possibilitem uma visão clara: – da situação em que os problemas se apresentam; – da hierarquia das necessidades que emergem das situações conhecidas; – das expectativas dos setores envolvidos com os problemas detectados; – das soluções para os diversos problemas apontados pelas comunidades pesquisadas. 3. Identificação das prioridades dos processos de planejamento e definição dos papéis a serem supridos por líderes naturais ou institucionais e pelos assessores técnicos; o planejamento descendente e o planejamento ascendente. 4. Sobre o planejamento de políticas nacionais de comunicação. 5. Elementos operacionais para a elaboração de planos globais, programas setoriais e projetos específicos de Comunicação/ Cultura. 6. Elementos para a elaboração – pelos alunos – de exercícios de projetos de planejamento e avaliação. 7. Análise de experiências de planejamento de Comunicação/Cultura nas áreas do espaço empresarial e do espaço artístico-cultural. 8. Apresentação de experiências de planejamento de Comunicação/Cultura na área educacional. 9. Etapas de um processo de avaliação. 10. Modelos de avaliação. 11. Apresentação de experiências de avaliação de processos e produtos da área da Comunicação/Cultura. 12. Apresentação e análise dos exercícios de elaboração de projetos de planejamento e avaliação elaborados pelos alunos. V. Avaliação A avaliação se dará a partir da análise – quer pelos professores quer pelos próprios alunos – do envolvimento do corpo discente no desenvolvimento do programa, assim como pela análise da monografia final, através da qual cada aluno desenvolverá seu Plano de Estudo, transformando-o em Pré-Diagnóstico, utilizando para isso os conhecimentos obtidos nesse Módulo, bem como nas demais disciplinas. VI. Bibliografia Básica Aec. Planejamento Participativo como Metodologia Libertadora. Revista de Educação da AEC, Ano 24, n. 96, jul./set. 1995. Baccega, Maria Aparecida (org). Gestão de Processos Comunicacionais. São Paulo: Atlas: 2000. Bordenaave, Juan Diaz e Carvalho, Horácio Martins. Comunicação e planejamento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. Chanlat, Jean-Francois. O indivíduo na organização, dimensão esquecida. São Paulo: Atlas, 1991. Contreras, Eduardo. Evaluación de proyectos de comunicación. Volumen I. Questiones conceptuales. Quito: CIESPAL, 1985. Corrales, José. La Gestión Creativa. Madrid: Editorial Paraninfo, 1991. Costa, Maria Cristina Castilho. A importância do método interpretativo nas pesquisas em comunicação. Revista Arte e Cultura da América Latina, Vol VII, n. 1, julho de 2000. Costa, Maria Cristina Castilho (org) – Gestão da Comunicação – terceiro setor, organizações não governamentais, responsabilidade social e novas formas de cidadania – São Paulo: Atlas, 2006. Di Raco, Alberto e Santoro, Gaetano. Il Manuale della Comunicazione Interna. Milano: Guerini e Associati, 1996. Gandin, Danilo. A prática do planejamento participativo. Petrópolis: Vozes, 1995. Ginzburg, Carlo. Mitos, emblemas e sinais. São Paulo: Cia das Letras, 1998. Romano, D. F. e Felicioli. Comunicazione Interna e Processo Organizativo (Al di là del marketing interno, verso sistemi di comunicacione orientati allo sviluppo dell’empresa). Milano: Raffaello Cortina Editore, 1996. Soares, Ismar de Oliveira. Planejamento e avaliação de processos comunicacionais. Apostila, 1994. Thiollent, Michel. Metodologia de pesquisa-ação. São Paulo: Cortez & Autores Associados, 1985. Winkin, Yves. A nova comunicação. Campinas (SP): Papirus, 1998. |
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Carga Horária: |
40 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Maria Cristina Castilho Costa |
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