31733 - Culturais Digitais e Comunicação |
Período da turma: | 05/03/2010 a 13/03/2010
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Descrição: | Detalhamento
I. Justificativa A gestão da comunicação exige amplo conhecimento da cultura bem como de como da tecnologia e dos meios de comunicação que dela participam criando significados e modificando a imagem que temos da realidade e a forma como dela participamos. A Revolução Tecnológica, entretanto, a partir da segunda metade do século XX, modificou substancialmente o que podemos chamar de cultura midiática a partir do surgimento das mídias digitais e da Internet. As transformações ocorridas na sociedade repercutiram na vida produção humana, nas relações de trabalho, na comunicação, no imaginário e nas formas de poder. O advento da comunicação em rede e da globalização trouxeram modificações profundas no cotidiano e na cultura, permitindo-se falar de uma Segunda Era midiática, a das Míias Digitais. Estudar essas modificações é de grande importância na formação do gestor. II. Objetivos Esse núcleo tem por objetivo complementar as informações apresentadas no Núcleo de Estética dos Meios de Comunicação, explicitando as diferenças fundamentais entre os meios de comunicação de massa surgidos nos séculos XIX e XX, responsáveis pela instalação de uma cultura midiática auiovisual, e as mídias digitais, cuja introdução na comunicação se fazem sentir, principalmente, a partir da década de 1970. Novas formas de representação do mundo, novos códigos alteraram profundamente o modelo de comunicação massiva, descentralizando-o e tornando-o virtual e interativo. Conhecer os principais conceitos que definem esse padrão de cultura digital é de especial importância para o gestor de comunicação da atualidade. III. Programa O presente Núcleo deverá tratar dos seguintes tópicos: 1 – O surgimento das mídias digitais em meio ao desenvolvimento da produção material de bens – cibernética ou automação e informática ou gerenciamento de informações. 2 – Comunicação em rede, globalização e educação a distância – conceitos básicos de uma comunicação digital. 3 – Interatividade – a transformação do modelo de comunicação massiva “um para muitos” em outro, de “muitos para muitos”. As possibilidades de democratização da informação, co-autoria e trabalho cooperativo. 4 – Virtualidade – O princípio da programação e da atualização permanente das informações e o estudo de suas repercussões no campo da comunicação. 5 – Digitalização e multimídia – dois princípios definidores dos processos sígnicos da Cultura Digital e de suas linguagens. IV. Metodologia – aulas teóricas, seminários e leituras dirigidas. Avaliação – participação em aula, acompanhamento do curso e elaboração de monografia final. V. Bibliografia: ALCÁZAR, Migdalia Pineda. Los processos de la comunicación a la luz de los medios interativos: revisiones conceptuales y de tipologias. Trabalho apresentado no V Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación. Santiago do Chile, abril de 2000 ARATA, Luis O. Reflections about Interactivity. luis.arata@quinnipiac.edu. BAIRON, Sérgio – Multimídia – São Paulo: Global, 1995. BENJAMIN, Walter – A obra de arte no tempo de sua reprodutividade técnica CAMPOS, Roland de Azevedo. 2001 - do silêncio ao silício. Folha de São Paulo, Caderno Mais. 25 de março de 2001 CASTELS, Manuel – A sociedade em rede – São Paulo: Paz e Terra, 2000 DANTAS, Marcos – A lógica do capital informação – Rio de Janeiro: Contraponto, 2002. COSTA, Cristina – Educação, comunicação e mídias – São Paulo: Ed Cortez, 2004. FURLONG, Lucinda – La répartie élethronique. Lárt de la vídeo interative. In: MAGNAN, Nathalie e outros - La vídeo entre art et communication – Paris: École Mationale Supérieure des Beaux-Arts, 1997 LÉVY, Pierre – Tecnologias da inteligência - O hipertexto – São Paulo: Ed. 34, 1998 LÉVY, Pirre – O que é o virtual? – São Paulo: Ed. 34, 1996 LUNENFELD, Peter – The digital dialetic – Massachssets: MIT Press, 2000. MACHADO, Arlindo – Máquina e imaginário – São Paulo: EDUSP, 1996 MURRAY, Janet H. – Hamlet no Holodeck – o futuro da narrativa no ciberespaço – São Paulo: Itaú Cultural: UNESP, 2003 PALACIOS, Marcos ; LEMOS, André . Janelas do Ciberespaço: Comunicação e Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2001 PALACIOS, Marcos. Hipertexto, fechamento e o uso do conceito de não-linearidade discursiva. http://www.facom.ufba.br/pesq/cyber/palacios/hipertexto.html POSTER, Mark – The second media age – Cambridge: Polity Press, 1996. STORCH, Léa Waidergorn e COZAC, João Ricardo. Relações Virtuais. Petrópolis (RJ), Vozes, 1995 THOMPSON, John B. – A mídia e a modernidade – Rio de Janeiro: Vozes, 1998 TURKLE, Sherry – La vida em la pantalla: la construcción de la identidad em la era da Internet – Barcelona: Ed. Paidós, 1997. |
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Carga Horária: |
40 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Sérgio Bairon Blanco Sant'Anna |
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