Atividade

31732 - Cotidiano e Linguagem

Período da turma: 21/08/2009 a 29/08/2009

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Detalhamento:

I. Justificativa

O presente núcleo destaca o papel da linguagem, sobretudo a verbal, na formação do comunicador e do receptor, na trama cultural na qual vivem/vivemos, evidenciando sua importância nos produtos midiáticos.
Formadora do pensamento conceitual, essa linguagem, em diálogo permanente com a cultura, ajuda a construção das identidades várias e fragmentadas que compõem os sujeitos na contemporaneidade, além de estar presente na constituição das subjetividades dos sujeitos da comunicação. Sujeitos cujas identidades se constroem no espaço fragmentário e efêmero do cotidiano, campo de batalha das lutas pela manutenção e pelas mudanças do status quo e território privilegiado de circulação da comunicação/cultura.
Nesse contexto, o signo verbal, que carrega a ideologia, os valores, os estereótipos construídos ao longo da história de uma cultura, revela-se um dos eixos privilegiados para os estudos do campo da comunicação, colaborando, desse modo, para a práxis do gestor de comunicação.

II. Objetivos

a) Fornecer subsídios teóricos para que o aluno compreenda a importância da consciência verbalmente constituída para o entendimento do cotidiano e do papel dos meios de comunicação nesse espaço.
b) Possibilitar ao aluno refletir criticamente sobre a linguagem na sua formação, buscando capacitá-lo para intervir cientificamente nos processos de comunicação na empresa, na escola e nas organizações.
c) Preparar o aluno para, com base nesse conhecimento, saber adequar a práxis de Gestor da Comunicação, respeitando os sujeitos que estão envolvidos na comunicação da empresa, da escola e organização, objeto de sua ação profissional .


III. Procedimentos Metodológicos

Entre os procedimentos metodológicos a serem adotados, destacam-se: exposições dialogadas; discussão de textos em grupo e dos grupos com a classe; produção de texto sob a forma de pequenos ensaios que o aluno deverá elaborar após cada grupo de aulas, sempre relacionando o conteúdo com o projeto individual a ser desenvolvido durante o curso. Ao final do Núcleo, esses pequenos ensaios subsidiarão a elaboração de uma monografia que deverá ser a síntese dos conhecimentos acumulados durante o Núcleo, inter-relacionado-os com o Projeto.

IV. Conteúdo Programático

1ª. aula:
1. Apresentação do curso. Noções introdutórias.
2. Linguagem, pensamento, conhecimento e cultura.
SCHAFF, A. Linguagem e conhecimento. Coimbra, Almedina,1974, Cap. III, pp. 247-268.
MOTTER, M.L. A consciência lingüística de Fabiano. Revista Princípios, n. 32, São Paulo, Anita Garibaldi, fev./abr. 1994, pp. 65-69 (também disponível em: http://www.vermelho.org.br/museu/principios/anteriores.asp?edicao=32&cod_not=889 e
MOTTER, M.L. A linguagem como traço distintivo do humano. In: Princípios, n. 34, São Paulo, Anita Garibaldi, ago./out. 1994, pp. 68-72. (também disponível em http://www.vermelho.org.br/museu/principios/anteriores.asp?edicao=34&cod_not=914)


2ª. aula:
1. O signo verbal e a formação da consciência.
2. Linguagem e ideologia.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo, Hucitec, 1992, cap. 1 e 2, pp. 31-47.
CITELLI, A.O. e BACCEGA, M.A. Retórica da manipulação: os sem-terra nos jornais. In: Comunicações e Artes. São Paulo, ECA-USP, nº 20, abr/1989.

3ª. aula:
O cotidiano e a interação verbal
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. Cap. 6, pp. 110-127

4ª. aula:
Estereótipos, preconceitos e cotidiano
LIPPMANN, W. Estereótipos. In: STEIMBERG, CH. (org.) Meios de comunicação de massa. São Paulo, Cultrix, 1980.
HELLER, A. Sobre preconceitos e Estrutura da vida cotidiana. In: O cotidiano e a história. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1985; pp.43-63 e 17-41.
BOSI, E. A opinião e o estereótipo. In: Contexto, nº 2, mar.77, pp. 97-104.

5ª. aula:
Estereótipos, preconceitos e cotidiano
MOTTER, M.L. Manipulação e construção da identidade negra na imprensa brasileira – A viagem de Sarney a Angola. São Paulo, ECA-USP, mimeo, 1989.
______________O carteiro e o poeta: a força da poesia. In: Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-USP/Moderna.
NETTO, J.P. & Falcão, M. C. Cotidiano: conhecimento e crítica. São Paulo, Cortez, 1989.

6ª. aula:
1. Metodologia e procedimentos metodológicos das ciências da linguagem.
2. Encerramento do núcleo Cotidiano e Linguagem

BRANDÃO, H. N. Introdução à análise do discurso. Campinas, Ed. Unicamp, 1991
ORLANDI, E.P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas/SP: Pontes. 1999.

MOTTER, M.L. Cotidiano e linguagem, in: BACCEGA, M.A. (Org.) Gestão de processos comunicacionais. São Paulo, Atlas, 2002.

V. Avaliação

A avaliação será feita através de relatórios individuais dos alunos para cada um dos tópicos do Núcleo. Ao final, o aluno elaborará um texto em que se manifeste o intercâmbio entre os tópicos deste Núcleo com os demais Núcleos e entre os Núcleos e seu projeto individual.
VI. Bibliografia Básica
Baccega, Maria Aparecida. O campo da Comunicação e a consciência verbalmente constituída. Logos: Comunicação e Universidade, Ano 3, n. 4, Rio de Janeiro, 1996. pp. 25-29.
Bakhtin, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1988.
Bosi, E. A opinião e o estereótipo. Revista Contexto, n. 2, São Paulo, 1987
Brandão, H. N. Introdução à análise do discurso. Campinas: Unicamp, 1991
Heller, Agnes. Cotidiano e história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
Lippmann, Walter. Estereótipos. In: Steinberg, C. (org.) Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1970.
Motter, Maria Lourdes. A consciência lingüística de Fabiano (personagem da Vidas Secas, de Graciliano Ramos). Revista Princípios, n. 32, São Paulo, Anita Garibaldi, fev./abr. 1994, pp. 65-69.
______. A linguagem verbal como traço distintivo do humano. Revista Princípios, n. 34, São Paulo, Anita Garibaldi, ago./out. 1994, pp. 68-72.
______. O carteiro e o poeta: a força da poesia. Revista Comunicação & Educação, ano III, n. 8, São Paulo, ECA-USP/Moderna, jan./abr. 1997, pp. 83-89.
Schaff, Adam. Lenguage y acción humana. In: Ensayos sobre filosofia del lenguage. Barcelona: Ariel, 1973.
______. Linguagem e conhecimento. Coimbra: Almedina, 1976.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Maria Aparecida Baccega


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP