31729 - Comunicação e Educação |
Período da turma: | 23/10/2009 a 31/10/2009
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Descrição: | Detalhamento:
I. Justificativa A inclusão do Núcleo Comunicação e Educação no Curso Gestão da Comunicação se justifica pelas seguintes razões: a) A educação se constitui num dos espaços privilegiados onde se manifestam de forma constante diferenciados modelos de processos comunicacionais. b) Os processos comunicacionais que emergem das práticas educacionais são ditados pelas filosofias de educação que sustentam tais práticas e as justificam. c) São partes constitutivas destes processos comunicacionais tanto os modelos de inter-relação pessoal e grupal quanto a relação que as práticas educacionais mantêm com os sistemas de comunicação. d) No caso, incluem-se neste universo de preocupações tanto o impacto dos meios de comunicação sobre o comportamento humano (a comunicação como "mediação cultural") quanto o uso dos recursos da comunicação nos métodos de ensino-aprendizagem, quer no ensino formal quer no não-formal (a comunicação como tecnologia educacional). II. Objetivos a) Estudar as relações entre Comunicação, Cultura e Educação, sistematizando os conhecimentos sobre o tema fornecidos pelas áreas das Teorias da Comunicação, Teorias da Arte e Filosofias da Educação. b) Identificar, na prática social, os espaços profissionais abertos a partir dos processos comunicacionais oriundos da inter-relação Comunicação Social/Cultura/Educação. c) Discutir o uso dos recursos da Comunicação/Cultura no processo de ensino-aprendizagem. d) Contribuir para formar gestores de comunicação na educação formal e não-formal. III. Procedimentos Metodológicos O Núcleo Comunicação e Educação apresenta um conteúdo programático subdividido em quatro Unidades, a saber: 1. Comunicação/Cultura como Processo Social; 2. Educação como Processo Educacional; 3. Comunicação/Cultura e Educação: Mediações; 4. Papel do Gestor de Processos Comunicacionais na Educação. Cada aula em que se subdividem as quatro Unidades será desenvolvida em dois momentos: no primeiro, o professor apresentará uma síntese de sua visão sobre o tema, a partir da bibliografia indicada. No segundo, os alunos reunidos em grupos oferecerão sua contribuição ao tema abordado. Tanto os professores quanto os alunos deverão estar atentos ao uso adequado dos recursos da comunicação no desenvolvimento de cada tópico. Após cada Unidade, haverá uma discussão sobre o possível aproveitamento dos conceitos elaborados no desenvolvimento dos projetos individuais assumidos pelos alunos em função do próprio Curso. A pergunta que norteará tais discussões será a seguinte: "Qual o papel do gestor de processos comunicacionais nos projetos educacionais em análise?". IV. Conteúdo Programático 1. A Comunicação como Processo Social 1.1. A Educação sob o ponto de vista das políticas oficiais: da Reforma de 1970 à nova LDB 1.2. A Educação sob o ponto de vista da inter-relação Comunicação/ Cultura: experiências alternativas (Educação Popular, interdisciplinaridade e Dialogismo) 2. A Educação como Processo Comunicacional 2.1. A comunicação como retórica: o discurso da comunicação persuasiva (Escola Tradicional) 2.2. A comunicação como tecnologia educacional: o discurso da eficiência tecnológica (Escola Tecnicista) 2.3. A comunicação como processo sociocultural de integração e participação na construção do saber: o discurso dialético e dialogal (Escola Progressista) 2.4. As relações comunicacionais professor/aluno nos diversos modelos de inter-relação Comunicação/Educação: problematizações 3. Educação e Comunicação: Mediações 3.1. os jovens e a cultura audiovisual: os novos modos de compreender e sentir 3.2. As linguagens da comunicação: impactos psicossociais no processo educacional 3.3. As linguagens da comunicação social: experiências latino-americanas 3.4. A Comunicação Social como conteúdo programático no ensino de primeiro e segundo graus 4. O Papel do Comunicador Social na Educação 4.1. A administração dos recursos da comunicação no ensino (Oficinas Pedagógicas, Salas de Multimeios, Laboratórios de Informática etc.) 4.2. A Gestão da Comunicação na educação V. Avaliação A avaliação, entendida como uma reflexão contínua sobre o encaminhamento e os resultados do trabalho didático em função da adequação aos objetivos pré-fixados, será realizada a partir da elaboração, em conjunto com os alunos, de procedimentos de acompanhamento e revisão. A avaliação será feita através de relatórios individuais dos alunos para cada um dos tópicos do Núcleo. Ao final, o aluno elaborará um texto em que se manifeste o intercâmbio entre os tópicos desse Núcleo e se estabeleçam as aproximações e os distanciamentos entre Comunicação/ Educação e Comunicação/Cultura. VI. Bibliografia Básica Citelli, Adílson. Aprender e ensinar com textos não-escolares. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998 ______. Outros. Linguagem na escola. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000. ______. Linguagem e persuasão. 11. ed. São Paulo: Ática, 1997. ______. Comunicação e Educação. A linguagem em movimento. 3 ed. São Paulo: SENAC, 2004. Gómez, Guilhermo Orozco. Professores e meios de comunicação: desafios e estereótipos. Revista Comunicação & Educação, n. 10, São Paulo, CCA-ECA-USP/Moderna, 1997 Lévy, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995 Martín-Barbero, Jesús. Heredando el futuro. Pensar la educación desde la comunicación. Revista Nómadas, Bogotá, Diuc, 1995 Soares, Ismar de Oliveira. Sociedade da informação ou da comunicação. São Paulo: Cidade Nova, 1996 Penteado, Heloísa Dupas. Televisão, escola e democracia. São Paulo: FEUSP, 1987. (Tese de doutorado Morán, José Manuel. Leitura dos meios de comunicação. São Paulo: Pancast, 1993 Freire, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995 |
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Carga Horária: |
40 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Adilson Odair Citelli |
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