Atividade

31712 - Módulo 1: Fundamentos da Psicopatologia

Período da turma: 04/03/2010 a 15/12/2011

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Descrição: DISCIPLINA 1: Introdução à História da Psicopatologia

OBJETIVOS:
Tendo como ponto de partida elementos da história do pensamento e da medicina que foram precursores da psicopatologia, esta disciplina visa oferecer subsídios para contextualizar o seu surgimento histórico, apresentando uma visão das condições que permitiram o seu advento como um campo do saber discriminado da psicologia e da psiquiatria, além de situar os alunos quanto à origem e o sentido da psicopatologia em sua trajetória ao longo da cultura ocidental, bem como traçar um breve panorama de seu desenvolvimento até os dias de hoje, destacando as formas historicamente determinadas de atenção à criança, ao adolescente e à família e procurando correlacioná-las às noções de doença mental, transtorno mental e saúde mental.

JUSTIFICATIVA:
Considerando a abordagem histórica como fundamental para a compreensão do lugar que a psicopatologia ocupa no pensamento científico contemporâneo, assim como para uma reflexão sobre as perspectivas que esse campo do conhecimento tem a oferecer, acreditamos que é parte indispensável de um programa de formação na área, uma introdução às vicissitudes que demarcaram seu percurso histórico e que determinaram a sua forma atual.

CONTEÚDO:
a) as diversas significações do termo ‘psicopatologia’ do ponto de vista etimológico e histórico-filosófico a partir de suas raízes na história do pensamento grego antigo;

b) a variedade de definições contemporâneas e suas relações com suas significações originárias, em especial quanto à problematização histórica da questão dos critérios de normalidade em psicopatologia;

c) as concepções mágica e médico-filosóficas na pré-história da psicopatologia; as antigas concepções de doença;

d) o nascimento da clínica psiquiátrica e os primórdios da psiquiatria;

e) as origens da psicopatologia;

f) as principais correntes psicopatológicas em termos de sua história e tendências:
- a corrente organicista
- a psicanálise
- a corrente fenomenológica
- a corrente psicossociológica

BIBLIOGRAFIA (em conformidade aos pontos programáticos da disciplina):
a) Brandão, J. S. – Mitologia GregaI, Editora Vozes, Petrópolis, 1989;
Calderoni, M.L.M.B. – As origens da História da Cura pela Palavra – algumas notas a partir de uma leitura psicanalítica, inédito, 1993;
Chauí, M. - anotações de aula do Curso sobre o IV livro da Etíca de Baruch Espinosa, Pós-Graduação, Instituto de Filosofia da USP, 1988;
Costa Pereira, M.E. – ‘Minkowski ou a psicopatologia como psicologia dos pathos humano’ in Revista Latino-Americana de Psicopatologia Fundamental, vol III, nº 4, Editora Escuta, São Paulo, 2000;
Lebrun, G. – ‘O Conceito da Paixão’ in Os Sentidos da Paixão, Funarte/Companhia das Letras, São Paulo, 1987;

b) Canguilhem, G. – O Normal e o Patológico, 5ª edição, Forense Universitária, Rio de Janeiro, 2000;
Costa Pereira, M.E. – ‘Formulando uma Psicopatologia Fundamental’ in Revista Latino-Americana de Psicopatologia Fundamental, vol 1, nº 1, Editora Escuta, São Paulo, 1998;
Dalgalarrondo, P. – ‘Aspectos gerais da Psicopatologia’ – 1ª Parte de Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, Editora Artes Médicas, 2000;
Laín Entralgo, P. – La relación médico-enfermo, Alianza Editorial, Madrid, 1983;
Minkowski, E. – ‘Breves reflexões a respeito do sofrimento (aspecto pático da existência) in Revista Latino-Americana de Psicopatologia Fundamental, vol III, nº 4, Editora Escuta, São Paulo, 2000.
Sonernreich, C, Estevão, G e Altenfelder Silva, L.M. – ‘Notas sobre psicopatologia’ in Revista Latino-Americana de Psicopatologia Fundamental, vol II, nº 3, Editora Escuta, São Paulo, 1999;

c) Calderoni, M.L.M.B. – As origens da História da Cura pela Palavra algumas notas a partir de uma leitura psicanalítica, inédito, 1993;
Laín Entralgo, P. – La relación médico-enfermo, Alianza Editorial, Madrid, 1983;
Laín Entralgo, P. – La Medicina Hipocrática, Alianza Editorial, Madrid, 1970;
Laín Entralgo, P. – La curación por la palabra em la antigüedad clasica, Anthropos Editorial Del Hombre, Barcelona, 1987;
Laín Entralgo, P. – Historia de la Medicina, Editora Masson, Barcelona, 1998;
Lévi-Strauss, C. – ‘O Feiticeiro e sua Magia’ e ‘A Eficácia Simbólica” in Antropologia Estrutural, Biblioteca Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, 1975.
d) Beauchesne, H. – História da Psicopatologia, Martins Fontes, São Paulo, 1988;
Foucault, M. – Doença Mental e Psicologia, Biblioteca Tempo Universitário, Edições Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, 1975;
Foucault, M. – História da Loucura, Editora Perspectiva, , São Paulo, 1978;
Guedez, A. – Foucault, iniciação e debate, Melhoramentos, Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1977;
Kremer-Marietti, A. – Introdução ao Pensamento de Michel Foucault, Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1977;
Laín Entralgo, P. – Historia de la Medicina, Editora Masson, Barcelona, 1998;
Pessotti, I. – Os Nomes da Loucura, Editora 34, São Paulo, 1999.

e) Beauchesne, H. – História da Psicopatologia, Martins Fontes, São Paulo, 1988
Fedida, P. - ‘De uma psicopatologia Geral a uma psicopatologia fundamentoal. Nota sobre a noção de paradigma’ in Revista Latino-Americana de Psicopatologia Fundamental, vol I, nº 3, Editora Escuta, São Paulo, 1998 (publicado originalmente em Fédida, P. Crise et contre-transfert, PUF, Paris, 1992);
Garcia-Roza, L.A. – Freud e o inconsciente, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 1994;
Laín Entralgo, P. – Historia de la Medicina, Editora Masson, Barcelona, 1998;
Paim, I. – História da Psicopatologia, Editora Pedagógica e Universitária, São Paulo, 1993.

f) Beauchesne, H. – História da Psicopatologia, Martins Fontes, São Paulo, 1988;
Dalgalarrondo, P. - Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, Editora Artes Médicas, 2000;
Mezan, R. – Freud, a conquista do proibido, Ateliê Editorial, São Paulo, 2000;
Costa Pereira, M.E. – ‘Bleuler e a invenção da esquizofrenia’ in Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Vol. III no. 1, Editora Escuta, São Paulo, 2000;
Costa Pereira, M.E. – ‘A dor de não poder morrer. Sobre o ‘delírio das negações’ de Jules Cotard’ in Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Vol. I no. 4, Editora Escuta, São Paulo, 1998;
Costa Pereira, M.E. – ‘O ‘automatismo mental’ e a ‘erotomania’, segundo Clérambault’ in Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Vol. II no. 1, Editora Escuta, São Paulo, 1999;
Costa Pereira, M.E. – ‘Minkowski ou a psicopatologia como psicologia dos pathos humano’ in Revista Latino-Americana de Psicopatologia Fundamental, vol III, nº 4, Editora Escuta, São Paulo, 2000;
Costa Pereira, M.E. – ‘A introdução do conceito de ‘estados-limítrofes’ em psicanálise: o artigo de A. Stern sobre ‘the borderline group of neuroses’ ’ in Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Vol. II no. 2, Editora Escuta, São Paulo, 1999;
Costa Pereira, M.E. – ‘C’est toujours la même-chose: Charcot e a descrição do Grande Ataque Histérico’ in Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Vol. II no. 3, Editora Escuta, São Paulo, 1999;
Costa Pereira, M.E. – ‘De uma hereditariedade não-fatalista: o ‘endógeno’ e o Typus melancolicus, segundo Tellenbach’ in Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Vol. II no. 4, Editora Escuta, São Paulo, 1999;
Costa Pereira, M.E. – ‘Sobre os fundamentos da psicoterapia de base analítico-existencial segundo Ludwig Binswanger’ in Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Vol. IV no. 1, Editora Escuta, São Paulo, 2001;
Costa Pereira, M.E. – ‘Apresentação a ‘Da anorexia histérica’’ in Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Vol. I no. 3, Editora Escuta, São Paulo, 1998;
Costa Pereira, M.E. – ‘Kraepelin e a criação do conceito de ‘Demência Precoce’’ in Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Vol. IV no. 4, Editora Escuta, São Paulo, 2001;
Dalgalarrondo, P. e Galdini Raimundo Oda, A. M. – ‘A paranóia, segundo Juliano Moreira e Afranio Peixoto’ in Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Vol. IV, no. 2, Editora Escuta, São Paulo, 2001;
Galdini Raimundo Oda, A. M. – ‘Nina Rodrigues e A Loucura epidêmica de Canudos’ in Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Vol. III no. 2, Editora Escuta, São Paulo, 2000;
Garcia de Araújo, J. N. – ‘Erwin W. Straus (1891-1975)’ in Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Vol. III, no. 3, Editora Escuta, São Paulo, 2000;
Moreira, V. – ‘Psicopatologia, fenomenologia e cultura: a contribuição de Arthur Tatossian’ in Revista Latino-Americana de Psicopatologia Fundamental, vol IV, nº 3, Editora Escuta, São Paulo, 2001;
Winnicott, D.W. – ‘Classificação: existe uma contribuição psicanalítica à classificação psiquiátrica?’ in O Ambiente e os processos de maturação, Artes Médicas, Porto Alegre, 1990;

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ao ítem ‘f’: (textos clássicos da Psicopatologia ilustrativos das tendências e escolas estudadas):
- Binswanger, L. – ‘Sobre a Psicoterapia’ in Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Vol. IV nº. 1, Editora Escuta, São Paulo, 2001;
- Bleuler, E. ‘Demência precoce - O conceito da enfermidade’ in Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Vol. III nº. 1, Editora Escuta, São Paulo, 2000;
- Charcot, J.M. – ‘A grande histeria ou hístero-epilepsia’ in Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Vol. II no. 3, Editora Escuta, São Paulo, 1999;
- Cotard, J. ‘Do delírio do hipocondríaco em uma forma grave da melancolia ansiosa – 1880’ in Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Vol. I no. 4, Editora Escuta, São Paulo, 1998;
- De Clérambault, G.G. – ‘Os delírios passionais: erotomania, revindicação, ciúmes’ in Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Vol. II no. 1, Editora Escuta, São Paulo, 1999;
- Kraepelin, E. – ‘Introdução à psiquiatria clínica (1905) Terceira Lição: Demência Precoce’ in Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Vol. IV nº. 4, Editora Escuta, São Paulo, 2001;
- Laségue, C ‘ Da Anorexia histérica’ in Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Vol. I no. 3, Editora Escuta, São Paulo, 1998;
- Minkowski, E. – ‘Breves reflexões a respeito do sofrimento (aspecto pático da existência) in Revista Latino-Americana de Psicopatologia Fundamental, vol III, nº 4, Editora Escuta, São Paulo, 2000;
- - Moreira, J. e Peixoto, A. – ‘A paranóia e as síndromes paranóides’ in Revista Latino-Americana de Psicopatologia Fundamental, vol IV, nº 2, Editora Escuta, São Paulo, 2001;
- Rodrigues, N. – ‘A loucura epidêmica de Canudos, Antonio Conselheiro e os jagunços’ in Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Vol. III nº. 2, Editora Escuta, São Paulo, 2000;
- Stern, A. – ‘Investigação psicanalítica e terapia do grupo de neuroses limítrofes’ in Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Vol. II no. 2, Editora Escuta, São Paulo, 1999;
- Straus, E.W. – ‘Uma perspectiva existencial do tempo’, in Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Vol. III no. 3, Editora Escuta, São Paulo, 2000;
- Tatossian, A. – “Culturas e psiquiatria’ in Revista Latino-Americana de Psicopatologia Fundamental, vol IV, nº 3, Editora Escuta, São Paulo, 2001;
- Tellenbach, H. – ‘A endogenidade como origem da melancolia e do tipo melancólico’ in Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Vol. II no. 4, Editora Escuta, São Paulo, 1999;

DISCIPLINA 2: Semiologia e Psicopatologia Psiquiátrica
OBJETIVOS:
Apreender as principais funções psíquicas e seus distúrbios; desenvolver o raciocínio clínico que permita a delimitação das síndromes psicopatológicas e dos transtornos mentais; aprender a utilizar os manuais de critérios diagnósticos (CID-10 e DSM-IV); estabelecer relações entre os diagnósticos e os tratamentos psicofarmacológicos.

JUSTIFICATIVA:
A psicopatologia e a semiologia psiquiátrica são conhecimentos fundamentais da psiquiatria clínica e, como tal, são base de sustentação da formação do profissional de saúde mental. Saber observar, olhar e enxergar, ouvir, perguntar e interpretar permite o desenvolvimento do raciocínio clínico, condição essencial para se alcançar um diagnóstico e se propor tratamentos e intervenções do profissional da área de saúde mental.

CONTEÚDO:
Inicialmente pretende-se definir a psicopatologia psiquiátrica; apontar sua interface com outras áreas do conhecimento; e expor os princípios gerais do diagnóstico psiquiátrico. Para isto serão utilizados textos de introdução ao assunto. No segundo bloco será abordada a entrevista junto ao paciente, as funções psíquicas elementares e suas alterações. Finalmente, no terceiro bloco serão abordadas as síndromes psicopatológicas. Para isto, serão utilizados textos e trechos de filmes previamente selecionados que ilustrem alguns aspectos discutidos. Finalmente, a utilização dos manuais de critérios diagnósticos e os tratamentos psicofarmacológicos serão abordados a partir dos relatos de casos desenvolvidos pelos alunos durante o curso.

BLOCO I:
Definição de Psicopatologia Psiquiátrica
Princípios gerais do diagnóstico psiquiátrico

BLOCO II:
Entrevista com o paciente
A consciência e suas alterações
A atenção e suas alterações
A memória e suas alterações
A orientação e suas alterações
A sensopercepção e suas alterações
A afetividade e suas alterações
O pensamento e suas alterações
O juízo de realidade e suas alterações
A psicomotricidade e suas alterações
Funções psíquicas compostas

BLOCO III:
Síndromes psiquiátricas

BLOCO IV:
Utilização dos manuais de critérios diagnósticos e os tratamentos psicofarmacológicos

BIBLIOGRAFIA:
ALONSO FERNANDES, F. Fundamentos de la psiquiatria actual. Madrid,
Paz Montalvo, 1977, volume 1.

BERRIOS, G. E. The history of mental symptoms. Cambridge, Cambridge
University Press, 1996.

BLEULER, E. Tratado de psiquiatria. 10ª ed. Trad. castelhana de Alfredo
Guerra Miralles. Madrid, Espasa-Calpe, 1967.

CABALEIROS GOAS, M. Temas psiquiátricos. Madrid, Paz Montalvo, 1959.

DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos
Mentais, Porto Alegre, Artmed, 2000.

HIRSCH, S. R. & SHEPERD, M. Themes and variations in european
psychiatry. Bristol, John Wright & Sons, 1974.

JASPERS, K. Psicopatologia geral. Trad. brasileira Samuel Penna Reis. Rio
de Janeiro, Atheneu, 2000.

JOSEPH, R. Neuropsychiatry, Neuropsychology, and Clinical Neuroscience.
2ª ed. Baltimore, Williams & Wilkins, 1996.

KAPLAN, H. I. & SADOCK, B. J. Tratado de psiquiatria. 3ª ed. Porto
Alegre, Artmed, 1995.

KRAEPELIN, E. Clinical psychiatry. Fac-simile. Nova Iorque, Scholars’
Facsimiles & Reprints, 1981.

LUDWIG, A. M. Principles of Clinical Psychiatry. 2ª ed. Londres, Collier
Macmillan Publishers, 1987.

NOBRE DE MELO, A. L. Psiquiatria. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira,
1979.

PAIM, I. Curso de Psicopatologia. 11ª ed. São Paulo, Pedagógica e
Universitária, 1993.

PAIM, I. Estudos psiquiátricos. Campo Grande, Solivros, 1998.

SCHNEIDER, K. Psicopatologia clínica. São Paulo, Mestre Jou, 1976.

FILMES:

"A Excêntrica Família de Antonia"

" Melhor é Impossível"

" Ciúme - Inferno de Amor Possessivo"

"O Pescador de Ilusões"

"Mr. Jones"

"Tempo de Despertar"

"Máfia no divã"

DISCIPLINA 3: Psicopatologia Psicanalítica da Criança
OBJETIVOS:
Esta disciplina visa a oferecer uma compreensão da criança, enquanto ser em desenvolvimento, e dentro desta visão buscar um conhecimento das manifestações psicopatológicas na infância, num enfoque psicanalítico. Desta forma, buscar um embasamento que permita a compreensão e as decorrências técnicas desta na clínica infantil nos dias de hoje.

JUSTIFICATIVA:
O conhecimento da infância como período crítico e básico na estruturação do ser humano é fundamental num curso de especialização que se oferece como um espaço para conhecer e discutir as manifestações da psicopatologia. Particularmente, os pressupostos, observações e evidências advindas da Psicanálise se revestem de um caráter formador para profissionais que pretendem compreender e intervir nas condições de vida decorrentes da Psicopatologia em geral, e, em particular, da criança.

CONTEÚDO:
O programa da disciplina se desenvolve a partir do conhecimento das fases de desenvolvimento da criança, enfocando em especial os conflitos, angústias e conquistas de cada uma delas, seguindo uma leitura psicanalítica. A partir destes pressupostos, será realizado um estudo das manifestações psicopatológicas na infância, seguindo as fases de desenvolvimento e os quadros clínicos.
Serão utilizados textos fundamentais, de uma forma introdutória, de importantes autores que se dedicaram a este estudo, a começar pelo genial criador da Psicanálise, S. Freud. Em se tratando da criança, a disciplina deverá se fundamentar também em pressupostos da teoria kleiniana e sua contribuição para a compreensão das manifestações psicopatológicas na infância. A disciplina deverá ainda se apoiar na leitura de textos de Winnicott, autor que se dedicou sobremaneira à discussão dos princípios básicos que norteiam o desenvolvimento infantil, cuja compreensão é fundamental na apreensão da psicopatologia da criança.
Toda a disciplina envolverá a exposição e discussão de casos clínicos, com material trazido pelos participantes e/ou pela docente, de forma a ilustrar e discutir a teoria à luz da experiência prática, considerando que teoria e prática estão indissociavelmente unidas na Ciência Psicológica.

As aulas serão desenvolvidas em conformidade aos seguintes temas:

A- O Desenvolvimento segundo a teoria freudiana – As Séries Complementares.
1 – A Fase Oral –
2 – A Fase Anal –
3 – A Fase Fálica
4 – O Período da Latência
5 – Adolescência

B – Os Pressupostos da Teoria Kleiniana
1 – O Conceito de Fantasia Inconsciente
2 – As Posições – Esquizoparanóide e Depressiva

C – O Desenvolvimento Emocional Primitivo - Winnicott
D – As Neuroses na Infância
F – Psicoses Infantis

BIBLIOGRAFIA
Aberastury, A – A Criança e Seus Jogos, Porto Alegre, Artes Médicas, 1982.
Ajuriaguerra, J. - Manual de Psiquiatria Infantil, Rio de Janeiro, Atheneu, 1981.
Alvarez, A – Companhia Viva
Freud, S”, Conferências introdutórias sobre psicanálise, in Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud, Vol. XVI, Rio de Janeiro, Imago, 1996, pp. 281-292.
Freud, S. “Análise de uma fobia em um menino de cinco anos”, in Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud, Vol. X, Rio de Janeiro, Imago, pp. 13-158.
Freud, S. “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade” (A sexualidade infantil), in Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud, Vol. VII, Rio de Janeiro, Imago, 1996, pp. 163-189.
Freud. S . O Id e o Ego Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud, Vol. VII, Rio de Janeiro, Imago, 1996
Klein, M – Notas Sobre Mecanismos esquizóides in Progressos da Psicanálise, Rio de Janeiro Zahar Ed, 1982
Klein, M – Contribuições à Psicanálise , São Paulo, Mestre Jou, 1981
Segall, H. – Introdução à Obra de M. Klein , Rio de Janeiro Imago, 1975
Simon, R. – Introdução à Psicanálise : Melanie Klein, São Paulo, E.P.U , 1986
Soifer, R. – Psiquiatria Infantil Operativa, Porto Alegre, Artes Médicas, 1987
Tardivo, L.SLPC - A criança: Um Ser em Desenvolvimento in Anais da IV Jornada APOIAR, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2007 (disponível em http://leilatardivo.com.br)
WINNICOTT, D W. O Ambiente e os Processos de Maturação, Artes Médicas, 1990.
WINNICOTT, D. W. (1945). Da pediatria à psicanálise: obras escolhidas. Rio de Janeiro: Imago, 2000. (particularmente o Cap. XII: Desenvolvimento emocional primitivo, p. 218-232).

DISCIPLINA 4: Introdução à Psicofarmacologia
OBJETIVOS:
Familiarizar os alunos com os conceitos básicos de farmacologia e aspectos principais da farmacologia de psicofármacos, considerando suas repercussões terapêuticas. Trabalhar com casos clínicos que envolvam o tratamento com psicofármacos.

JUSTIFICATIVA:
O conhecimento dos fundamentos da psicofarmacologia é essencial para a compreensão de uma das modalidades mais importantes de tratamento dos transtornos mentais. O arsenal terapêutico que envolve os psicofármacos tem aumentado nos últimos anos, principalmente em função dos avanços nas neurociências. A disciplina de introdução à psicofarmacologia insere-se no curso de especialização em psicopatologia por fornecer os subsídios necessários para a compreensão dos recursos medicamentosos disponíveis para tratar os principais transtornos mentais.

CONTEÚDO:
O programa da disciplina compreende os seguintes tópicos:

Princípios gerais de farmacologia – Conceitos gerais de farmacocinética – absorção, distribuição, biotransformação, indução e inibição enzimática, excreção – farmacologia molecular – conceitos de receptor farmacológico e tipos de interação com droga-receptor; fenômenos de neuroadaptação – tolerância e dependência; interações medicamentosas; fatores que interferem na ação de fármacos.

Fundamentos de neurotransmissão – sinapse, neurotransmissão, plasticidade neuronal; principais neurotransmissores – distribuição anatômica das vias do neurotransmissor, características, funções, tipos de receptores, segundos mensageiros.

Mecanismos gerais da ação de psicofármacos – principais locais de ação pré-sináptica e pós-sináptica, mecanismos intracelulares; conseqüências da administração aguda e crônica.

Farmacologia dos Ansiolíticos e Hipnóticos – descrição clínica da ansiedade, bases biológicas da ansiedade, tipos de tratamentos medicamentosos, mecanismos de ação, efeitos colaterais, interação medicamentosa; descrição clínica da insônia, farmacologia dos medicamentos usados na insônia.

Farmacologia dos Antidepressivos – descrição clínica dos transtornos de humor, hipóteses biológicas dos transtornos afetivos; teorias da ação de antidepressivos; farmacologia dos antidepressivos clássicos (inibidores da MAO e antidepressivos tricíclicos); farmacologia dos inibidores seletivos de recaptação de noradrenalina e serotonina, farmacologia de outros antidepressivos.

Drogas Estabilizadoras do Humor – farmacologia do lítio; farmacologia dos anticonvulsivantes; outras drogas utilizadas no tratamento do transtorno bipolar.

Farmacologia dos Antipsicóticos – descrição clínica das psicoses; bases biológicas da esquizofrenia; mecanismos da ação dos antipsicóticos típicos, principais efeitos colaterais; mecanismos de ação dos antipsicóticos atípicos, principais efeitos colaterais.

Farmacodependência: bases biológicas da farmacodependência; mecanismos de adição; dependência rebote e abstinência; características das principais drogas de abuso; modelos integrados de dependência.

Métodos de Avaliação em Psicofarmacologia – modelos animais; ensaios clínicos em humanos – principais características do desenho experimental, instrumentos de avaliação, aspectos éticos.

Casos Clínicos – Discussão de casos clínicos que envolvem o tratamento com psicofármacos.

BIBLIOGRAFIA (em conformidade aos pontos programáticos da disciplina):

Gorenstein C., Marcourakis T. Princípios Gerais da Ação de Psicofármacos. Em: T.A. Cordás & R.A. Moreno (eds.): Condutas em Psiquiatria. Consulta Rápida. Armed Editora S.A, Editorial, Porto Alegre, p. 13-31, 2008.

Graeff F.G., Guimarães F.S. Fundamentos da Psicofarmacologia. Editora Atheneu, São Paulo, 2005.

Leonard, B. Fundamentos em Psicofarmacologia; Livraria e Editora Revinter Ltda, 2006

Oliveira I.R., Sena, E.P. Manual de Psicofarmacologia Clínica. 2ª. ed, Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2006.

Stahl S. - Psicofarmacologia - bases neurocientíficas e aplicações práticas. 2ª. ed. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2002.

Carga Horária:

120 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 75
 
Ministrantes: Clarice Gorenstein
Daniela Kurcgant
Leila Salomao de La Plata Cury Tardivo
Maria Lucia de Moraes Borges


 
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