31711 - Módulo: Atividade Extradisciplinar |
Período da turma: | 04/03/2010 a 15/12/2011
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Descrição: | 1. SEMINÁRIOS PSICANALÍTICOS
OBJETIVOS: Os seminários clínicos buscam constituir um espaço de reflexão permanente sobre a clínica psicoterápica, bem como um espaço de estudo da tradição e da história dessa clínica ao longo do seu primeiro século de existência. JUSTIFICATIVA: É imprescindível para um curso de psicopatologia a reflexão sobre casos clássicos que demonstrem os modelos teóricos e técnicos dos principais momentos e escolas em psicoterapia, com ênfase na história da psicanálise, pela sua riqueza conceitual e pelos limites psicopatológicos que esta disciplina está sempre a expandir. Estes relatos clínicos serão trabalhados em conjunto com a clínica contemporânea realizada pelos membros do curso. Além disso, o seminário estará atento também aos relatos das relações clínicas na sua vertente contra-transferencial, ou seja, o efeito psíquico do encontro com o paciente e com a teoria no psiquismo do próprio psicoterapeuta. CONTEÚDO: Casos clínicos a serem estudados: de Breuer: Srta. Anna O. (1881) de S. Freud: Katharina Srta. Elisabeth von R. Dora O pequeno Hans O homem dos ratos O homem dos lobos de Abraham: Breve Estudo do Desenvolvimento da Libido, Visto à Luz das Perturbações Mentais de Ferenczi: A pulsão de Morte das Crianças Mal Acolhida Confusão de Linguas entre a Criança e o Adulto Diário Clínico de Melanie Klein: Psicanálise da Criança capítulos 1,2,3 Richard de M.-A. Sechehaye: A Realização Simbólica, Diário de Uma Esquizofrênica de Françoise Dolto: Sensações Cenestésicas de Bem-Estar ou Mal-Estar Cura Psicanalítica com a ajuda da boneca flor No Jogo do Desejo, Dados Viciados e Cartas Marcadas de Maud Mannoni: Primeiras Entrevistas em Psicanálise de D.W. Winnicott: Apetite e perturbação emocional A observação de bebês em uma situação estabelecida A tolerância do sintoma na pediatria O ódio na contratransferência Consultas Terapêuticas em Psiquiatria infantil Piggle de W.R Bion: Estudos Psicanalíticos Revisitados Cogitações de M. Masud Khan: Hidden Selves Quando a Primavera Chegar Serão ainda considerados casos de autores pós-freudianos contemporâneos, tais como Greenson, LeGuen e Mezan. 2. SEMINÁRIOS PSIQUIÁTRICOS DIRETRIZES PROGRAMÁTICAS 1. Examinar, do ponto de vista epistemológico, as regras que nortearam a construção das categorias psicopatológicas desde a sua constituição primeira como ciência. 2. Capacitar o aluno a identificar as principais funções psíquicas e seus distúrbios, desenvolvendo o raciocínio clínico que permita o agrupamento dos sintomas na delimitação das síndromes psicopatológicas. 3. Familiarizar os alunos com os conceitos básicos de farmacologia e aspectos principais da farmacologia de psicofármacos, considerando suas repercussões terapêuticas. 4. Capacitar os alunos à avaliação crítica das duas principais classificações de doenças mentais da atualidade, a Classificação Internacional de Doenças 10a. Edição (CID 10) e o Manual Diagnóstico e Estatístico - 4a. Edição (DSM IV). 5. Apresentar os principais conceitos da genética e debater sobre a sua influência nas ciências da saúde e em particular na psiquiatria. 6. Discutir os principais aspectos relacionados à interface entre a infecção pelo HIV e o uso de drogas, familiarizando o aluno com as pesquisas psiquiátricas mais recentes no campo da AIDS em sua relação com a dependência química. 3. CONFERÊNCIAS TEMÁTICAS DE PSICOPATOLOGIA E CULTURA OBJETIVOS: O objetivo da série de conferências é oferecer a oportunidade tanto de um refinamento como de um questionamento do conceito de psicopatologia por meio do intercâmbio com pensadores de outras disciplinas que se remetem a este tema. JUSTIFICATIVA: A pluralidade de visões das disciplinas a partir das quais dar-se-á o discurso dos conferencistas permitirá contextualizar, geográfica e historicamente, a construção do conhecimento psicopatológico. CONTEÚDO: O programa das conferências temáticas incluirá a abordagem dos seguintes tópicos: 1- Psicopatologia e Antropologia 2- Psicopatologia e História 3- Psicopatologia e Arte: literatura, teatro, cinema e artes visuais 4- Psicopatologia e Filosofia 5- Psicopatologia e Religião 4. CONFERÊNCIAS DE PSICOPATOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA OBJETIVOS: As Conferências de Psicopatologia e Saúde Pública buscam constituir um espaço de reflexão permanente sobre as questões envolvidas na concepção e na implementação das políticas públicas de saúde mental mobilizadas pelo movimento da reforma psiquiátrica brasileira e, de modo geral, pelos programas, pesquisas e dispositivos voltados à promoção dos cuidados psicossociais demandados pelos cidadãos a partir do seu direito constitucional à saúde. JUSTIFICATIVA É imprescindível para um curso de psicopatologia e saúde pública estabelecer uma campo de expressão e debate dos modos de articulação entre as políticas públicas de saúde mental, a epidemiologia e as vertentes da psicopatologia especialmente abrangidas pela psiquiatria, psicofarmacologia e psicanálise, assim como, de modo geral, pelos saberes, pelas instituições, pelos profissionais e pelos cidadãos envolvidos na promoção socialmente significativa da saúde mental. CONTEÚDO: 1. Visibilizar pesquisas qualitativas e quantitativas na área da Prevenção e Redução de Danos e do Levantamento e Diagnóstico de populações em situação de risco psicossocial, especialmente crianças e adolescentes. 2. Dar relevância aos trabalhos multiprofissionais, conforme a diretriz enunciada no Relatório Final da III Conferência Nacional de Saúde Mental ocorrida em Brasília de 11 a 15 de dezembro de 2001:“Enfatizar a importância de as equipes de Saúde Mental trabalharem a potencialização da subjetividade e o resgate da afetividade na relação entre as pessoas portadoras de transtornos mentais e os familiares, através de oficinas com participação conjunta.” 3. Acompanhar as ações que visam tornar realidade a Lei Nacional da Reforma Psiquiátrica (Lei nº 10.216/01), de modo a garantir, nas três esferas de Governo, que as políticas de Saúde Mental sigam os princípios do SUS de atenção integral, acesso universal e gratuito, eqüidade, participação e controle social. Neste sentido, evidenciar e debater as providências, princípios e desafios envolvidos em: a) mapear a rede assistencial de cada município, levantando dados sobre acessibilidade, perfil epidemiológico, organização urbana e características sócio-demográficas e culturais; b) levantar os recursos de trabalho, moradia, saúde e educação para a montagem de uma rede substitutiva ao modelo asilar; c) articular os Centros e os Núcleos de Atenção Psicossocial (CAPs e NAPs) a recursos descentralizados tais como hospitais-dia, oficinas terapêuticas, centros de convivência, leitos psiquiátricos em hospitais gerais, centros de saúde, serviços de atenção à criança e ao adolescente, serviços residenciais terapêuticos e outros modos de cuidado domiciliar; d) promover a articulação de redes de serviço voltadas ao atendimento das urgências psiquiátricas, bem como de núcleos de atenção à população usuária de álcool e outras drogas; e) procurar instituir ou restituir a capacidade expressiva e artística, mediante equipes interprofissionais que trabalhem com criação literária, teatro, música, artes plásticas, dança, artesanato; f) promover, oferecer e participar de programas de geração de trabalho e renda cooperativada. |
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Carga Horária: |
90 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 75 | ||||
Ministrantes: |
Alberto Olavo Advincula Reis |
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