26672 - Milagre, Mistério, Enigma: da Literatura à Psicanálise |
Período da turma: | 02/03/2009 a 02/03/2011
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Descrição: | OBJETIVOS: Esta disciplina procurará abordar as relações entre Psicanálise e Literatura, ao enfocar os vínculos da criação freudiana com uma produção literária determinada, própria à metade do século XIX, denominada ‘Literatura Fantástica’. Procurará compreender o momento inicial do movimento de criação do pensamento psicanalítico, considerando as condições de possibilidade de sua montagem, naquilo que ele compartilha, desde sua origem, com a literatura. Procurará, ainda, demonstrar que a nova subjetividade moderna erigida pelo pensamento psicanalítico, que implica uma interioridade inédita do humano, a realidade-psíquica, surge num movimento de superação das ‘teorias da alma’, propostas por diversos autores do gênero fantástico. JUSTIFICATIVA: Abordar a obra freudiana por intermédio de uma linhagem literária, contextualizando-a em seu universo espiritual, não é sem conseqüências. Permite que se interrogue o viés restritivo e cientificista da disciplina e que se ressalte o vértice criador da psicanálise, estreitando o parentesco que esta mantém com a criação artística. Permite, igualmente, que se ressalte o caráter ficcional, criador de realidades, inerente ao saber psicanalítico. CONTEÚDO: O programa da disciplina se desenvolve a partir de quatro eixos: a teoria freudiana, a historiografia geral e psicanalítica em particular, a crítica literária e a narrativa literária do gênero fantástico. O objetivo da disciplina é permitir a visualização do processo de criação de uma nova teoria da alma e, portanto, de uma nova subjetividade, com a criação de um novo lócus, a realidade-psíquica e o inconsciente freudiano, a outra cena da consciência. Para consolidar nosso alvo serão lidos e discutidos textos que permitam o conhecimento do contexto cultural e literário no qual foi criada a teoria psicanalítica, com vistas ao discernimento de três diferentes gêneros literários que, no interior do movimento literário ocidental, se sucederam: o Gênero Maravilhoso, o Gênero Fantástico e o Gênero Estranho. Utiliza-se a denominação e a classificação estrutural de Gênero Literário, estabelecida pelo esteta Tzvetan Todorov, em sua obra Introdução à Literatura Fantástica. A partir desta conceituação, aliando, ainda, o conhecimento historiográfico, passaremos a nos debruçar sobre os textos literários de Edgar Allan Poe, Robert Louis Stevenson, Machado de Assis, Guy de Maupassant, representantes maiores da linhagem fantástica, na tentativa de compreender uma mudança de entendimento da subjetividade humana. A obra de Freud será por fim utilizada para que se possa compreender a função da psicanálise na criação de uma nova interioridade para o humano, numa tentativa de substituir o mistério do fantástico pelo enigma psicanalítico. O programa da disciplina tem como pauta os seguintes pontos programáticos: A. Apresentação do Programa e a substituição do milagre pelo mistério. Leitura e discussão do conto ‘O Gato Preto’ de Edgar Allan Poe: o Gênio da Perversidade. B. Historiografia e Historiografia Psicanalítica: Freud e Charcot, Histeria e Fantástico. C. Tzvetan Todorov e Roger Caillois: A Crítica Literária e os Três Gêneros Literários. D. Robert Louis Stevenson. O Médico e o Monstro: o bem e o mal. E. Machado de Assis. ‘O Espelho’ e ‘O Alienista’: a alma interna e a alma externa. F. Guy de Maupassant. ‘O Horla’, ‘Le Fantastique’ e ‘Carta de um Louco’: a alma vampirizada. G. Sigmund Freud. Psicanálise, Literatura, Mistério e Enigma. O Estranho, Neurose Demoníaca, Psicanálise e Telepatia: a alma dividida. BIBLIOGRAFIA (em conformidade aos pontos programáticos da disciplina): A. Apresentação do Programa e a substituição do milagre pelo mistério: ‘O Gato Preto’ de Edgar Allan Poe: o Gênio da Perversidade. a.1. Poe, E. A., ‘O Gato Preto’(1843), in Contos de Terror, Mistério e Morte, Rio de janeiro, Ed. Nova Fronteira, 1981. a.2. Kon, N. M., ‘De Poe a Freud – O Gato Preto’, in Bartucci, G. (org.), Psicanálise, Literatura e Estéticas de Subjetivação, Rio de Janeiro, Imago, 2001. B. Historiografia e Historiografia Psicanalítica: Freud e Charcot, Histeria e Fantástico. b.1. Roudinesco, E., História da Psicanálise na França, A batalha dos Cem Anos, Vol. I, Rio de Janeiro, Jorge Zahar ed., 1989. b.2. Perrot, M. (org.), História da Vida Privada, Da Revolução Francesa à Primeira Guerra, coleção dirigida por Ariès, P. e Duby, G., São Paulo, Cia. das Letras, 1991. C. Tzvetan Todorov e Roger Caillois: A Crítica Literária e os Três Gêneros Literários. c.1. Todorov, T., Introdução à Literatura Fantástica, São Paulo, Ed. Perspectiva, 1975. c.2. Caillois, R., ‘De la Féerie a la Science-Fiction’, in Anthologie du Fantastique, Paris, Gallimard, 1966. D. Robert Louis Stevenson. O Médico e o Monstro: o bem e o mal. d.1 Stevenson, R. L., Jekyll e Hyde (The Strange Case of Doctor Jekyll and Mister Hyde, 1886), Rio de Janeiro, Newton Compton Brasil, 1992. H. E. Machado de Assis. ‘O Espelho’ e ‘O Alienista’: a alma interna e a alma externa. e.1. ‘O Alienista’ (1882), in Machado de Assis Contos/ Uma Antologia, São Paulo, Cia. das Letras, 1998. Seleção, introdução e notas de Gledson, J. e.2 ‘O Espelho’, Esboço de uma Nova Teoria da Alma’ (1882), in Machado de Assis Contos/ Uma Antologia, São Paulo, Cia. das Letras, 1998. Seleção, introdução e notas de Gledson, J. I. F. Guy de Maupassant. ‘O Horla’, ‘Le Fantastique’ e ‘Carta de um Louco’: a alma vampirizada. f.1. ‘O Horla’, primeira versão (1886), in Guy de Maupassant, Contos Fantásticos. O Horla e Outras Histórias, Porto Alegre, L&PM., 1997. f.2. ‘O Horla’, segunda versão (1887), in Guy de Maupassant, Contos Fantásticos. O Horla e Outras Histórias, Porto Alegre, L&PM., 1997. f.3 ‘Le Fantastique’ (1883), Maupassant, Choses et autres, França, Lê Livre de Poche, 1993. f.4. ‘Carta de um Louco’ (1885), in Guy de Maupassant, Contos Fantásticos. O Horla e Outras Histórias, Porto Alegre, L&PM., 1997. J. Sigmund Freud: Psicanálise, Literatura, Mistério e Enigma. O Estranho, Neurose Demoníaca, Psicanálise e Telepatia: a alma dividida. g.1 Correspondência de Amor e outras Cartas (1873-1939), edição preparada por Freud, E. L., Rio de Janeiro, Nova fronteira S. A., 1982. g.2 ‘Escritores Criativos e Devaneio’ (1908[1907]) ]), Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Rio de Janeiro, Imago, 1976, Vol. IX. g.3 ‘O Estranho’(1919), Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Rio de Janeiro, Imago, 1976, Vol. XVII g.4 ‘Psicanálise e Telepatia’ (1941[1921]), Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Rio de Janeiro, Imago, 1976, Vol. XVIII. g.5 ‘Uma Neurose Demoníaca do Século XVII’ (1923 [1922]), Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Rio de Janeiro, Imago, 1976, Vol. XIX. |
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Carga Horária: |
15 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Noemi Moritz Kon |
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