26669 - Propostas Atuais para o Tratamento das Psicoses |
Período da turma: | 02/03/2009 a 02/03/2011
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Descrição: | OBJETIVOS: Expor diversas modalidades de tratamento que têm sido propostas por diferentes instituições nos últimos 12 anos, dentro do campo da saúde mental em São Paulo, no atendimento a adultos, crianças e adolescentes. Precedendo as exposições das diversas práticas, será discutido em um primeiro momento o modo pelo qual se constituiu, desde os anos 1950, uma tradição comum a todos esses tratamentos. JUSTIFICATIVA: A reunião de diversas propostas de tratamento que vêm sendo experimentadas atualmente no campo da saúde mental e o mapeamento daquilo que há de comum ou de exclusivo em cada uma das propostas, permite reconhecer – através das intervenções clínicas - uma concepção de tratamento das psicoses que se orienta por problematizar a produção dos modos de relação entre os indivíduos na realidade do mundo, visibilizando em cada modalidade terapêutica aspectos de exclusão, de reclusão, de adaptação ou de composição das possibilidades de existir e agir. Tais procedimentos, em consonância com os objetivos do curso, favorecem o pensamento crítico a respeito das estratégias para lidar com a problemática psicótica nos adultos, nos adolescentes e nas crianças. CONTEÚDO: As referências teórico-práticas da disciplina serão a Psicanálise, o Movimento Institucionalista e a Reforma Psiquiátrica. As aulas consistirão em apresentações teóricas ou em relatos de experiências institucionais realizadas por profissionais convidados, ambos servindo para informar e deflagrar discussões com o conjunto dos alunos. O programa da disciplina será ministrado em dois blocos temáticos. Primeiramente, serão abordadas as formas para a Reforma Psiquiátrica; num segundo momento, serão tematizados os relatos de experiências feitos por trabalhadores de diferentes instituições de tratamento das psicoses. PRIMEIRO BLOCO TEMÁTICO - AS FORMAS PARA A REFORMA PSIQUIÁTRICA Partindo de experimentações feitas desde os anos 1940 no interior dos hospitais psiquiátricos e das descobertas psicofarmacológicas a partir dos anos 1950, na Europa e nos Estados Unidos da América, um paradigma para tratar os estados psicóticos foi aplicado - primeiramente nos adultos e depois nas crianças e nos adolescentes. A constituição desse paradigma produziu efeitos na América Latina a partir dos anos 1960. Desse movimento surgiu, no Brasil, desde o final dos anos 1970, as novas estratégias de tratamento propostas pelos profissionais da saúde mental. SEGUNDO BLOCO TEMÁTICO - OS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS FEITOS POR TRABALHADORES DE DIFERENTES INSTITUIÇÕES DE TRATAMENTO DAS PSICOSES O relato de experiências que vêm sendo realizadas na cidade de São Paulo expõe a diversidade de intervenções propostas junto a pacientes psicóticos e neuróticos graves, sejam eles adultos, adolescentes ou crianças. Freqüentemente situadas no âmbito dos programas da rede pública de saúde mental, essas experiências terapêuticas serão examinadas em diversos contextos institucionais: hospitais-dia, Centros de Atenção Psicossocial, centros de convivência, residências terapêuticas, oficinas terapêuticas e grupos artístico-terapêuticos (teatro, pintura, literatura, dança, música). Nos referidos marcos clínico-institucionais, serão abordados o acompanhamento terapêutico, a inclusão escolar, o trabalho com as famílias, assim como a especificidade do atendimento às crianças e aos adolescentes psicóticos. Bibliografia Geral (em conformidade aos pontos programáticos da disciplina): Julien, Philippe, As psicoses - Um estudo sobre a paranóia comum, Rio de Janeiro: Editora Companhia de Freud, 1999. Revista Internacional da História da Psicanálise, número 1, Rio de Janeiro: Imago Editora, 1990. Oury, Jean, Il, donc, Paris: Union Générale d'Éditons, 1978. Basaglia, Franco, A instituição negada - Relato de um hospital psiquiátrico, Rio de Janeiro: Editora Graal, 1995. Lancetti, Antonio (org.), SaúdeLoucura, vol. 4, São Paulo: Editora Hucitec, 1994. Bezerra Jr., Benilton e Amarante, Paulo (org.), Psiquiatria sem hospício - Contribuições ao estudo da reforma psiquiátrica, Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1992. Castel, Robert, La gestion de los riesgos - De la anti-psiquiatria al post-análisis, Barcelona: Editorial Anagrama, 1984. Langer, Marie (org.), Questionamos - A Psicanálise e suas instituições, Petrópolis: Editora Vozes, 1973. Pichon-Rivière, Enrique, El proceso grupal - Del psicoanálisis a la psicología social, 3 vol., Buenos Aires: Editora Nueva Visión, 1983. Cytrynowicz, Mônica, Criança - Enfance - Uma trajetória de psiquiatria infantil, São Paulo: Editora Narrativa Um, 2002. |
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Carga Horária: |
15 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Mauricio de Carvalho Porto |
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