Atividade

26666 - Psicopatologia e Técnica Psicanalítica II-Pós-Freudianos.

Período da turma: 02/03/2009 a 02/03/2011

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Descrição: OBJETIVOS:
Reconhecer o desdobramento teórico e clínico da psicanálise dita "clássica" - de fundamentação e horizontes conceituais derivados da metapsicologia freudiana - em um de seus principais vetores históricos, que vai de Melanie Klein a Wilfred Bion e Donald Winnicott. Esta é uma das principais linhagens de pesquisa psicanalítica do psiquismo infantil, do psiquismo do bebê e das produções de desenvolvimento ou psicopatológicas que podem advir da relação mãe-bebê.

JUSTIFICATIVA:
A psicanálise é uma disciplina viva, cujo objeto - a alma humana estruturada desde o inconsciente sexual infantil - está permanentemente a ser re-descrito, de acordo com novos parâmetros epistemológicos e novos problemas da clínica e da ordem cultural. Neste processo de trabalho incessante do conceito e da experiência, repousa o método psicanalítico, que lança e recolhe tal movimento. Conhecer um desdobramento clínico histórico da disciplina não apenas avança o conhecimento numa direção linear, mas também o desenvolve em profundidade epistemológica, tornando mais clara a sua natureza.

CONTEÚDO:
O programa da disciplina desenvolve-se através de um estudo dos momentos decisivos da psicanálise de matriz freudiana que levaram ao desdobrar do pensamento particular de Winnicott e Bion, bem como de uma fundamentação de alguns dos problemas principais deste novo quadro clínico-teórico que se abre para a clínica psicanalítica contemporânea.

O programa da disciplina tem como pauta os seguintes pontos programáticos:
A. Freud: Os Dois Princípios do Funcionamento Mental
B. Freud: Além do Princípio do Prazer
C. Freud: O Jogo do Bebê: o Fort-dá
D. Melanie Klein: Ansiedades Originárias e Clínica de Crianças
E. Bion: Ataque às Ligações, Relendo Freud e Klein
F. Bion: Problemas de Notação e Abstração, Rumo à Clínica da Psicose
G. Bion: Função alfa, Elementos beta e O
H. Winnicott: Origens Freudianas: o bebê pulsional
I. Winnicott: Origens Kleinianas: o bebê e as fantasias originais
J. Winnicott: Objetos e Fenômenos Transicionais
K. Winnicott: Psicose e Cuidados Maternos
L. Winnicott: Clínica do Self

BIBLIOGRAFIA (em conformidade aos pontos programáticos da disciplina):

Bion, W - Estudos Psicanalíticos Revisitados, Imago, Rio de Janeiro, 1994.

O Aprender com a Experiência, Imago, Rio de Janeiro, 1991.

Freud, S. - "Formulações sobre os Dois Princípios do Funcionamento Mental" (1911), em Edição Standard Brasileira das Obras Completas, Vol. XII , Imago, Rio de Janeiro, 1990.

Além do Princípio do Prazer (1920), Standard Brasileira, Vol XVIII , Imago Rio de Janeiro, 1990.

Klein, M. - "Notas Sobre Alguns Mecanismos Esquizóides", Obras completas II, Imago, Rio de Janeiro, 1996.

Winnicott - Da Pediatria à Psicanálise, Francisco Alves, Rio de Janeiro, 1988

O Brincar e a Realidade¸ Imago, Rio de Janeiro, 1975

O Ambiente e os Processos de Maturação, Artes Médicas, Porto Alegre, 1990.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Alberto Olavo Advincula Reis
Tales Afonso Muxfeldt Ab' Saber


 
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