Atividade

26663 - O DSM IV e o CID 10 frente ao ser em desenvolvimento

Período da turma: 02/03/2009 a 02/03/2011

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: OBJETIVOS
Capacitar os alunos à avaliação crítica das duas principais classificações de doenças mentais da atualidade, a Classificação Internacional de Doenças 10a. Edição (CID 10) e o Manual Diagnóstico e Estatístico - 4a. Edição (DSM IV).

JUSTIFICATIVA
Partindo da “revolução” das classificações nosográficas desencadeada pelo DSM III em 1980, começamos a entender os fundamentos e as bases do diagnóstico psiquiátrico atual assim como se encontram expressas na Classificação Internacional de Doenças 10a. Edição (CID 10) e no Manual Diagnóstico e Estatístico - 4a. Edição (DSM IV). Serão examinadas mudanças no campo da psiquiatria que estiveram ligadas igualmente as reconceptualizações ocorridas na nosologia e na psicopatologia, como exemplificam os trabalhos de Pinel, Kraeppelin, Bleuler, Janet e Freud. Desse modo, estaremos capacitando os alunos a proceder a um exame crítico das virtudes e defeitos das principais classificações psiquiátricas vigentes.

CONTEÚDO
O programa da disciplina se desenvolve em torno do problema da diagnose psiquiátrica e psicológica, tomando como referenciais teóricos a psicanálise e as neurociências. A dicotomia básica será entre uma cientificidade que leva em conta a subjetividade e uma outra que se ocupa de resultados universalizáveis. Iniciamos por uma introdução histórica, seguida por uma discussão sobre as divergências entre os pontos de vista da nosologia e da psicopatologia, os fundamentos do diagnóstico multidimensional e, finalmente, passamos a examinar as principais categorias diagnósticas contidas nos manuais diagnósticos do CID 10 e DSM IV.

BIBLIOGRAFIA (em conformidade aos pontos programáticos da disciplina):

1. Introdução histórica ao problema da diagnose

1.1 Pichot, P. - Um século de história da psiquiatria. Paris, Roger Dacosta, 1983, pg. 18-32.
1.2 Porter, R. - Uma história social da loucura. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2a.ed, 1991, pg.15-37.

2. Nosologia versus Psicopatologia

2.1 Berlinck, M. T. - Além da neurose: a psicopatologia em cem anos da psicanálise. In: Psicopatologia Fundamental, São Paulo, Escuta, 2000, pg. 323-40.
2.2 Pereira, M. E. C. - A paixão nos tempos do DSM: sobre o recorte operacional do campo da psicopatologia. In: Ciência, Pesquisa, Representação e Realidade em Psicanálise. São Paulo, Educ/Casa do Psicólogo, 2000, pg.119-52.

3. Fundamentos do diagnóstico multidimensional

3.1 Leme Lopes, J. - As dimensões do diagnóstico e o diagnóstico pluridimensional dinâmico. In: As dimensões do diagnóstico psiquiátrico. Rio de Janeiro, Agir, 1954, pg.111-33.
3.2 Feigl, H. - The “Orthodox” View of Theories: Remarks in Defense as well as Critique. In: Minnesota Studies in the Philosophy of Science, vol. 4, Minneapolis, University of Minnesota Press, 1970, pg. 3-15.

4. Estudo das principais entidades nosológicas dos manuais de psicopatologia

4.1 Associação Psiquiátrica Americana – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. (DSM IV) Porto Alegre, Artes Médicas, 4a. ed., 1994.
4.2 Organização Mundial da Saúde – Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID 10. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993.
4.3 Dalgalarrondo, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Artes Médicas, 2000.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Evelyn Kuczynski
Homero Pinto Vallada Filho


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP