Atividade

26662 - Introdução à Psicopatologia Pré e Peri-Natal

Período da turma: 02/03/2009 a 02/03/2011

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Descrição: OBJETIVOS:
1. O estudo do desenvolvimento primitivo do ser humano, anterior ao nascimento, partindo da premissa de que a fase embrionária fetal é de decisiva importância para a futura condição física e psíquica na vida pós-natal.

2. Procurar identificar e esclarecer os componentes etiológicos primários que estão na patogenia da psicose infantil e autismo.

3. Relacionar essas descobertas com o que se revela na clínica psicanalítica, no atendimento de pacientes seriamente perturbados que, em momentos de intenso sofrimento psíquico, regridem a funcionamentos próprios do psiquismo fetal.

JUSTIFICATIVA:
O nascimento não significa que a vida orgânica esteja iniciando, mas prosseguindo em continuidade com a vida embrionária fetal. Ao nascer, a qualidade do corpo que o bebê desenvolveu durante a essa etapa, sua condição de saúde e vitalidade serão fundamentais para que ele possa assumir a totalidade das suas funções. Quando algo não andou bem durante essas fases, verificam-se conseqüências orgânicas das mais variadas intensidades. Equiparando-se o acima exposto à parte mental, inferimos que ocorre o mesmo, estabelecendo-se aí os alicerces da psicose.
Com os atuais avanços das ciências médicas e tecnológicas, muita luz tem sido lançada sobre os mistérios da vida fetal. Graças a ultrassonografia fetal, agora sabemos muito mais a respeito do seu desenvolvimento. Temos, hoje, a oportunidade de ver o que ocorre no útero sem interferir no desenvolvimento normal do bebê; isso tem posto em evidência a existência de um psiquismo no feto; já existem pesquisas evidenciando a sofisticação da sua percepção, da sua capacidade motora, assim como a crescente complexidade do seu aparato mental.

CONTEÚDO:
- Projeções em vídeo de imagens ultrassonográficas de fetos nas diferentes etapas da gestação.

- Estudo sobre a evolução do pensamento humano a respeito da vida intra-uterina.
A) Estudos pré-científicos
B) Pensamentos científicos: contribuições da etologia; contribuições dos psicanalistas - Freud, Rank, Klein, Rascovsky, Aray, Kanner, Bion, Balint, Winnicott, Mahler, Tustin, Meltzer e Piontelli.
C) Contribuições da ultrassonografia: Apresentação de casos.

- Etiologia e patogenia das psicoses infantis e autismo, através de abordagem multidisciplinar.

Toda a programação será desenvolvida com a participação dos alunos em discussão de casos, procurando estabelecer a relação entre a teoria e a clínica, assim como abertura para a busca de medidas preventivas de saúde mental e para questionamentos sobre a eficiência das técnicas psicoterápicas.

BIBLIOGRAFIA (em conformidade aos pontos programáticos da disciplina):

BALINT M: A Falha Básica: aspectos terapêuticos da regressão. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993.

FREUD S: A interpretação dos Sonhos. Edição Standard Brasileira. Vol. 4/5, Rio de Janeiro, Imago, 1972.

FREUD S: Psicopatologia da Vida Cotidiana. Edição Standard Brasileira, vol 6, Rio de Janeiro, Imago, 1972.

FREUD S.: Psicoanálisis: cinco conferências pronunciadas en la Clark University, USA. Obras Completas, vol. 2. Madrid, Biblioteca Nueva, 1981.

FREUD S.: Totem e Tabu. Ed. Standard Brasileira, vol .13, Rio de Janeiro, Imago, 1974.

FREUD S.: Lo Siniestro. Obras completas, vol. 3. Madrid, Biblioteca Nueva, 1981.

FREUD S.: O ego e o id. Ed. Standard Brasileira, vol. 19. Rio de Janeiro, Imago, 1976.

FREUD S.: O Futuro de uma Ilusão. O Mal-estar na Civilização e Outros Trabalhos. Ed. Standard Brasileira, vol. 21. Rio de Janeiro, Imago, 1974.

FREUD S.: Novas Conferências Introdutórias sobre Psicanálise. Ed. Standard Brasileiras, vol. 22. Rio de Janeiro, Imago, 1973.

FREUD S.: Além do Princípio do Prazer. Ed. Standard Brasileira, vol. 18. Rio de Janeiro, Imago, 1920, pp. 50 e 55.

FREUD S.: Inibição, Sintoma e Angústia. Ed. Standard Brasileira, vol. 14. Rio de Janeiro, Imago, 1926, pp. 94-5.

FREUD S.: El Yo y el Ello. Obras completas, vol. IX. B. Aires, Santiago Rueda, 1953, pp. 203-4.

FREUD S.: Metapsicologia. Lo Inconsciente. Obras completas, vol. IX. B. Aires, Santiago Rueda, 1953, p. 156.

KLEIN M, HEIMANN P, ISAACS S & RIVIERE J: Os Progressos da Psicanálise. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1952.

MAZET P & STOLERU S: Manual de Psicopatologia do recém-nascido. Porto Alegre, Artes Médicas, 1990.

MAZET P & LEBOVICI S: Autismo e Psicoses da Criança. Porto Alegre, Artes Médicas, 1991.

PIONTELOLLI A: De Feto a Criança. Um estudo observacional e psicanalítico. Rio de Janeiro, Imago, 1995.

RASCOVSKY A, RASCOVSKY M, ARAY J, KALINA E, KIZER M & SZPILKA J: Niveles Profundos del Psiquismo. Buenos Aires, Editorial Sudamericana, 1971.

SOUZA DIAS T.G.: Considerações sobre o Psiquismo do Feto. 2ª ed., São Paulo, Escuta, 1999.

TUSTIN F: Autismo e Psicose Infantil. Rio de Janeiro, Imago, 1975 .

TUSTIN F: Estados Autísticos em Crianças. Rio de Janeiro, Imago, 1984.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Therezinha Gomes de Souza Dias


 
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