26662 - Introdução à Psicopatologia Pré e Peri-Natal |
Período da turma: | 02/03/2009 a 02/03/2011
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Descrição: | OBJETIVOS: 1. O estudo do desenvolvimento primitivo do ser humano, anterior ao nascimento, partindo da premissa de que a fase embrionária fetal é de decisiva importância para a futura condição física e psíquica na vida pós-natal. 2. Procurar identificar e esclarecer os componentes etiológicos primários que estão na patogenia da psicose infantil e autismo. 3. Relacionar essas descobertas com o que se revela na clínica psicanalítica, no atendimento de pacientes seriamente perturbados que, em momentos de intenso sofrimento psíquico, regridem a funcionamentos próprios do psiquismo fetal. JUSTIFICATIVA: O nascimento não significa que a vida orgânica esteja iniciando, mas prosseguindo em continuidade com a vida embrionária fetal. Ao nascer, a qualidade do corpo que o bebê desenvolveu durante a essa etapa, sua condição de saúde e vitalidade serão fundamentais para que ele possa assumir a totalidade das suas funções. Quando algo não andou bem durante essas fases, verificam-se conseqüências orgânicas das mais variadas intensidades. Equiparando-se o acima exposto à parte mental, inferimos que ocorre o mesmo, estabelecendo-se aí os alicerces da psicose. Com os atuais avanços das ciências médicas e tecnológicas, muita luz tem sido lançada sobre os mistérios da vida fetal. Graças a ultrassonografia fetal, agora sabemos muito mais a respeito do seu desenvolvimento. Temos, hoje, a oportunidade de ver o que ocorre no útero sem interferir no desenvolvimento normal do bebê; isso tem posto em evidência a existência de um psiquismo no feto; já existem pesquisas evidenciando a sofisticação da sua percepção, da sua capacidade motora, assim como a crescente complexidade do seu aparato mental. CONTEÚDO: - Projeções em vídeo de imagens ultrassonográficas de fetos nas diferentes etapas da gestação. - Estudo sobre a evolução do pensamento humano a respeito da vida intra-uterina. A) Estudos pré-científicos B) Pensamentos científicos: contribuições da etologia; contribuições dos psicanalistas - Freud, Rank, Klein, Rascovsky, Aray, Kanner, Bion, Balint, Winnicott, Mahler, Tustin, Meltzer e Piontelli. C) Contribuições da ultrassonografia: Apresentação de casos. - Etiologia e patogenia das psicoses infantis e autismo, através de abordagem multidisciplinar. Toda a programação será desenvolvida com a participação dos alunos em discussão de casos, procurando estabelecer a relação entre a teoria e a clínica, assim como abertura para a busca de medidas preventivas de saúde mental e para questionamentos sobre a eficiência das técnicas psicoterápicas. BIBLIOGRAFIA (em conformidade aos pontos programáticos da disciplina): BALINT M: A Falha Básica: aspectos terapêuticos da regressão. Porto Alegre, Artes Médicas, 1993. FREUD S: A interpretação dos Sonhos. Edição Standard Brasileira. Vol. 4/5, Rio de Janeiro, Imago, 1972. FREUD S: Psicopatologia da Vida Cotidiana. Edição Standard Brasileira, vol 6, Rio de Janeiro, Imago, 1972. FREUD S.: Psicoanálisis: cinco conferências pronunciadas en la Clark University, USA. Obras Completas, vol. 2. Madrid, Biblioteca Nueva, 1981. FREUD S.: Totem e Tabu. Ed. Standard Brasileira, vol .13, Rio de Janeiro, Imago, 1974. FREUD S.: Lo Siniestro. Obras completas, vol. 3. Madrid, Biblioteca Nueva, 1981. FREUD S.: O ego e o id. Ed. Standard Brasileira, vol. 19. Rio de Janeiro, Imago, 1976. FREUD S.: O Futuro de uma Ilusão. O Mal-estar na Civilização e Outros Trabalhos. Ed. Standard Brasileira, vol. 21. Rio de Janeiro, Imago, 1974. FREUD S.: Novas Conferências Introdutórias sobre Psicanálise. Ed. Standard Brasileiras, vol. 22. Rio de Janeiro, Imago, 1973. FREUD S.: Além do Princípio do Prazer. Ed. Standard Brasileira, vol. 18. Rio de Janeiro, Imago, 1920, pp. 50 e 55. FREUD S.: Inibição, Sintoma e Angústia. Ed. Standard Brasileira, vol. 14. Rio de Janeiro, Imago, 1926, pp. 94-5. FREUD S.: El Yo y el Ello. Obras completas, vol. IX. B. Aires, Santiago Rueda, 1953, pp. 203-4. FREUD S.: Metapsicologia. Lo Inconsciente. Obras completas, vol. IX. B. Aires, Santiago Rueda, 1953, p. 156. KLEIN M, HEIMANN P, ISAACS S & RIVIERE J: Os Progressos da Psicanálise. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1952. MAZET P & STOLERU S: Manual de Psicopatologia do recém-nascido. Porto Alegre, Artes Médicas, 1990. MAZET P & LEBOVICI S: Autismo e Psicoses da Criança. Porto Alegre, Artes Médicas, 1991. PIONTELOLLI A: De Feto a Criança. Um estudo observacional e psicanalítico. Rio de Janeiro, Imago, 1995. RASCOVSKY A, RASCOVSKY M, ARAY J, KALINA E, KIZER M & SZPILKA J: Niveles Profundos del Psiquismo. Buenos Aires, Editorial Sudamericana, 1971. SOUZA DIAS T.G.: Considerações sobre o Psiquismo do Feto. 2ª ed., São Paulo, Escuta, 1999. TUSTIN F: Autismo e Psicose Infantil. Rio de Janeiro, Imago, 1975 . TUSTIN F: Estados Autísticos em Crianças. Rio de Janeiro, Imago, 1984. |
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Carga Horária: |
20 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Therezinha Gomes de Souza Dias |
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