Atividade

26661 - Psicopatologia e Técnica Psicanalítica I - Freud

Período da turma: 02/03/2009 a 02/03/2011

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Descrição: OBJETIVOS:
Trabalhando essencialmente com o texto freudiano, esta disciplina visa oferecer uma introdução aos conceitos fundamentais da teoria psicanalítica com vistas a permitir uma compreensão da psicanálise como teoria psicopatológica, além de situar os alunos quanto à gênese e constituição da técnica psicanalítica, demonstrando, na obra de Freud, a relação necessária entre experiência clínica, investigação científica e reflexão e produção teóricas.

JUSTIFICATIVA:
Considerando a importância da psicanálise na história do pensamento e das ciências em geral, especialmente no campo da psicopatologia, considerando que a dimensão das contribuições psicanalíticas para este campo científico só pode ser alcançada a partir do conhecimento de seu arcabouço teórico-clínico fundamental e, por fim, considerando que a melhor e mais clara introdução ao campo psicanalítico é exatamente a obra de seu fundador, acreditamos que um percurso através dos escritos de Freud é essencial para qualquer estudioso da área, sendo, portanto, indispensável em um curso de formação em psicopatologia.

CONTEÚDO:
a) a noção de inconsciente: sua gênese e desenvolvimento em Freud; discussão das noções fundamentais conexas de processo primário e secundário, condensação e deslocamento;

b) o aparelho psíquico e seu funcionamento: a 1ª e a 2ª tópicas freudianas; a questão do conflito psíquico como imanente à constituição do psiquismo; os conceitos de defesa e recalque; a pulsão e as teorias pulsionais ao longo da obra freudiana;

c) o lugar e a importância da sexualidade na constituição da mente humana: um breve percurso através das questões edípicas;

d) Freud psicopatólogo: brevíssimo panorama da semiologia e nosografia freudianas:
d1) a concepção de neurose de transferência: histeria, neurose obsessiva e fobia (histeria de angústia);
d2) a melancolia e a depressão: a noção de trabalho psíquico tendo o trabalho do luto como paradigma;
d3) as psicoses e as perversões em uma perspectiva psicanalítica;

e) conceitos fundamentais da técnica psicanalítica; transferência e resistência.

BIBLIOGRAFIA (em conformidade aos pontos programáticos da disciplina):

Esta matéria terá como bibliografia básica as obras completas de Sigmund Freud, das quais destacaremos, em função dos pontos programáticos, alguns textos essenciais, que serão trabalhados no todo ou em parte e não obrigatoriamente na ordem aqui apresentada:

a e b) A Interpretação dos Sonhos (1900)
Formulações sobre os dois princípios do funcionamento mental (1911)
O inconsciente (1915)
Suplemento metapsicológico à teoria dos sonhos (1915)
Uma nota sobre o bloco mágico (1925)
O Ego e o Id (1923)
Além do Princípio do Prazer (1920)
Pulsões e suas Vicissitudes (1915)
Sobre o narcisismo: uma introdução (1914)
Psicologia de grupo e a análise do ego (1921)
Repressão (1915)
Inibições, sintoma e angústia (1926)
Conferências Introdutórias à Psicanálise – nº XXV – A angústia (1917)
Esboço de Psicanálise (1940)
A divisão do ego no processo de defesa (1940)

c) Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905)
Sobre as teorias sexuais das crianças (1908)
Totem e Tabu (1913)
A organização genital infantil: uma interpolação na teoria da sexualidade (1923)
A dissolução do complexo de Édipo (1924)
Algumas conseqüências psíquicas da distinção anatômica entre os sexos (1924)
Sobre a feminilidade (1931)
A feminilidade (1933)
Conferências Introdutórias à Psicanálise – nº XX – A vida sexual dos seres humanos (1917)

d) As neuropsicoses de defesa (1894)
Obsessões e Fobias (1895)
Estudos sobre a Histeria (1895)
Novos Comentários sobre as neuropsicoses de defesa (1896)
O ‘pequeno Hans’: análise de um fobia em uma menino de cinco anos (1909)
O ‘homem dos Ratos’: notas sobre um caso de neurose obsessiva (1909)
O caso Dora: fragmento da análise de um caso de histeria (1905)
Um caso de paranóia que contraria a teoria psicanalítica da doença (1915)
O ‘homem dos Lobos’: História de uma neurose infantil (1918)
Luto e melancolia (1917)
A disposição à neurose obsessiva. Uma contribuição ao problema da escolha da neurose (1913)
Caráter e erotismo anal (1908)
Uma criança é espancada: uma contribuição ao estudo da origem das perversões sexuais (1919)
O problema econômico do masoquismo (1924)
Neurose e Psicose ((1924)
A perda da realidade na neurose e na psicose (1924)
O Fetichismo (1927)
Novas Conferências Introdutórias à Psicanálise nº XXXII – Ansiedade e Vida instintual (1933)
A psicogênese de um caso de homossexualidade numa mulher (1920)
O ‘caso Schreber’: notas psicanalíticas sobre um relato autobiográfico de um caso de paranóia (dementia paranoides) (1911)

e) O método psicanalítico de Freud (1904)
Sobre a psicoterapia (1905)
A Dinâmica da Transferência (1912)
Sobre o início do tratamento (1913)
Recordar, repetir e elaborar (1914)
Observações sobre o amor transferencial (1915)
Conferências Introdutórias à Psicanálise nº XXVII – Transferência (1917)
Conferências Introdutórias à Psicanálise nº XIX – Resistência e Repressão (1917)
As resistências à Psicanálise (1925)

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

Calderoni, M.L.M.B. ‘As várias formas de resistir à perda, ou de como é difícil o trabalho do luto’, resenha do livro Depressão de Pierre Fédida, Percurso nº 24, São Paulo, 2000;
Calderoni, M.L.M.B. ‘Algumas questões e observações referentes à constituição da sexualidade feminina, um percurso na obra freudiana’, inédito, 1994;
Calderoni, M.L.M.B – ‘Luto e melancolia ou luto ou melancolia?’, inédito, 1995;
Garcia-Roza, L.A – Freud e o inconsciente, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 1984;
Gay, P – Freud, uma vida para nosso tempo, Companhia das Letras, São Paulo, 1988; Laplanche, J – A Angústia, Martins Fontes, São Paulo, 1987;
Laplanche, J – Vida e Morte em Psicanálise, Artes Médicas, 1985;
Mezan, R. - A trama dos conceitos, Editora Perspectiva, São Paulo, 1987;
Mezan, R - Freud, pensador da cultura, Brasiliense, São Paulo, 1985;
Robert, M – A Revolução Psicanalítica, Editora Perspectiva, São Paulo, 1991.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Audrey Setton Lopes de Souza
Enrique Isaac Mandelbaum


 
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