Atividade

26659 - Psicopatologia Psicanalítica da criança

Período da turma: 02/03/2009 a 02/03/2011

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Descrição: OBJETIVOS:
Esta disciplina visa a oferecer uma compreensão da criança, enquanto ser em desenvolvimento, e dentro desta visão buscar um conhecimento das manifestações psicopatológicas na infância, num enfoque psicanalítico. Desta forma, buscar um embasamento que permita a compreensão e as decorrências técnicas desta na clínica infantil nos dias de hoje.

JUSTIFICATIVA:
O conhecimento da infância como período crítico e básico na estruturação do ser humano é fundamental num curso de especialização que se oferece como um espaço para conhecer e discutir as manifestações da psicopatologia. Particularmente, os pressupostos, observações e evidências advindas da Psicanálise se revestem de um caráter formador para profissionais que pretendem compreender e intervir nas condições de vida decorrentes da Psicopatologia em geral, e, em particular, da criança.

CONTEÚDO:
O programa da disciplina se desenvolve a partir do conhecimento das fases de desenvolvimento da criança, enfocando em especial os conflitos, angústias e conquistas de cada uma delas, seguindo uma leitura psicanalítica. A partir destes pressupostos, será realizado um estudo das manifestações psicopatológicas na infância, seguindo as fases de desenvolvimento e os quadros clínicos.
Serão utilizados textos fundamentais de importantes autores que se dedicaram a este estudo, a começar pelo genial criador da Psicanálise, S. Freud. Em se tratando da criança, a disciplina deverá se fundamentar também em pressupostos da teoria kleiniana e sua contribuição para a compreensão das manifestações psicopatológicas na infância. A disciplina deverá ainda se apoiar na leitura de textos de Winnicott, autor que se dedicou sobremaneira à discussão dos princípios básicos que norteiam o desenvolvimento infantil, cuja compreensão é fundamental na apreensão da psicopatologia da criança.
Toda a disciplina envolverá a exposição e discussão de casos clínicos, com material trazido pelos participantes e/ou pela docente, de forma a ilustrar e discutir a teoria à luz da experiência prática, considerando que teoria e prática estão indissociavelmente unidas na Ciência Psicológica.

As aulas serão desenvolvidas em conformidade aos seguintes temas:

A- O Desenvolvimento segundo a teoria freudiana – As Séries Complementares.
1 – A Fase Oral – a Dependência
2 – A Fase Anal – A Posse
3 – A Fase Fálica
4 – O Período da Latência
5 – Adolescência

B – Os Pressupostos da Teoria Kleiniana
1 – O Conceito de Fantasia Inconsciente
2 – As Posições – Esquizoparanóide e Depressiva

C – O Desenvolvimento Emocional Primitivo - Winnicott
D – As Neuroses na Infância
1 – Neurose Obsessivo-Compulsiva
2 – Fobias
3 – Histerias
4 – Manifestações psicossomáticas na infância

E – Depressão na Infância
F – Psicoses Infantis – Autismo

BIBLIOGRAFIA

Aberastury, A – A Criança e Seus Jogos, Porto Alegre, Artes M’;edicas, 1982
Ajuriaguerra, J. - Manual de Psiquiatria Ifantil, Rio de Janeiro, Atheneu, 1981.
Alvarez, A – Companhia Viva
Freud, S”, Conferências introdutórias sobre psicanálise, in Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud, Vol. XVI, Rio de Janeiro, Imago, 1996, pp. 281-292.
Freud, S. “Análise de uma fobia em um menino de cinco anos”, in Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud, Vol. X, Rio de Janeiro, Imago, pp. 13-158.
Freud, S. “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade” (A sexualidade infantil), in Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud, Vol. VII, Rio de Janeiro, Imago, 1996, pp. 163-189.
Freud. S . O Id e o Ego Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud, Vol. VII, Rio de Janeiro, Imago, 1996
Klein, M – Psicanálise da criança, São Paulo, Mestre Jou, 1981
Klein, M – Notas Sobre Mecanismos esquizóides in Progressos da Psicanálise, Rio de Janeiro Zahar Ed, 1982
Klein, M – Contribuições à Psicanálise , São Paulo, Mestre Jou, 1981
Segall, H. – Introdução à Obra de M. Klein , Rio de Janeiro Imago, 1975
Simon, R. – Introdução à Psicanálise : Melanie Klein, São Paulo, E.P.U , 1986
Soifer, R. – Psiquiatria Infantil Operativa, Porto Alegre, Artes Médicas, 1987
WINNICOTT, D. W. O Ambiente e os Processos de Maturação, Artes Médicas, 1990.
WINNICOTT, D. W. (1945). Da pediatria à psicanálise: obras escolhidas. Rio de Janeiro: Imago, 2000. (particularmente o Cap. XII: Desenvolvimento emocional primitivo, p. 218-232).

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Leila Salomao de La Plata Cury Tardivo


 
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