26659 - Psicopatologia Psicanalítica da criança |
Período da turma: | 02/03/2009 a 02/03/2011
|
||||
|
|||||
Descrição: | OBJETIVOS: Esta disciplina visa a oferecer uma compreensão da criança, enquanto ser em desenvolvimento, e dentro desta visão buscar um conhecimento das manifestações psicopatológicas na infância, num enfoque psicanalítico. Desta forma, buscar um embasamento que permita a compreensão e as decorrências técnicas desta na clínica infantil nos dias de hoje. JUSTIFICATIVA: O conhecimento da infância como período crítico e básico na estruturação do ser humano é fundamental num curso de especialização que se oferece como um espaço para conhecer e discutir as manifestações da psicopatologia. Particularmente, os pressupostos, observações e evidências advindas da Psicanálise se revestem de um caráter formador para profissionais que pretendem compreender e intervir nas condições de vida decorrentes da Psicopatologia em geral, e, em particular, da criança. CONTEÚDO: O programa da disciplina se desenvolve a partir do conhecimento das fases de desenvolvimento da criança, enfocando em especial os conflitos, angústias e conquistas de cada uma delas, seguindo uma leitura psicanalítica. A partir destes pressupostos, será realizado um estudo das manifestações psicopatológicas na infância, seguindo as fases de desenvolvimento e os quadros clínicos. Serão utilizados textos fundamentais de importantes autores que se dedicaram a este estudo, a começar pelo genial criador da Psicanálise, S. Freud. Em se tratando da criança, a disciplina deverá se fundamentar também em pressupostos da teoria kleiniana e sua contribuição para a compreensão das manifestações psicopatológicas na infância. A disciplina deverá ainda se apoiar na leitura de textos de Winnicott, autor que se dedicou sobremaneira à discussão dos princípios básicos que norteiam o desenvolvimento infantil, cuja compreensão é fundamental na apreensão da psicopatologia da criança. Toda a disciplina envolverá a exposição e discussão de casos clínicos, com material trazido pelos participantes e/ou pela docente, de forma a ilustrar e discutir a teoria à luz da experiência prática, considerando que teoria e prática estão indissociavelmente unidas na Ciência Psicológica. As aulas serão desenvolvidas em conformidade aos seguintes temas: A- O Desenvolvimento segundo a teoria freudiana – As Séries Complementares. 1 – A Fase Oral – a Dependência 2 – A Fase Anal – A Posse 3 – A Fase Fálica 4 – O Período da Latência 5 – Adolescência B – Os Pressupostos da Teoria Kleiniana 1 – O Conceito de Fantasia Inconsciente 2 – As Posições – Esquizoparanóide e Depressiva C – O Desenvolvimento Emocional Primitivo - Winnicott D – As Neuroses na Infância 1 – Neurose Obsessivo-Compulsiva 2 – Fobias 3 – Histerias 4 – Manifestações psicossomáticas na infância E – Depressão na Infância F – Psicoses Infantis – Autismo BIBLIOGRAFIA Aberastury, A – A Criança e Seus Jogos, Porto Alegre, Artes M’;edicas, 1982 Ajuriaguerra, J. - Manual de Psiquiatria Ifantil, Rio de Janeiro, Atheneu, 1981. Alvarez, A – Companhia Viva Freud, S”, Conferências introdutórias sobre psicanálise, in Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud, Vol. XVI, Rio de Janeiro, Imago, 1996, pp. 281-292. Freud, S. “Análise de uma fobia em um menino de cinco anos”, in Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud, Vol. X, Rio de Janeiro, Imago, pp. 13-158. Freud, S. “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade” (A sexualidade infantil), in Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud, Vol. VII, Rio de Janeiro, Imago, 1996, pp. 163-189. Freud. S . O Id e o Ego Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud, Vol. VII, Rio de Janeiro, Imago, 1996 Klein, M – Psicanálise da criança, São Paulo, Mestre Jou, 1981 Klein, M – Notas Sobre Mecanismos esquizóides in Progressos da Psicanálise, Rio de Janeiro Zahar Ed, 1982 Klein, M – Contribuições à Psicanálise , São Paulo, Mestre Jou, 1981 Segall, H. – Introdução à Obra de M. Klein , Rio de Janeiro Imago, 1975 Simon, R. – Introdução à Psicanálise : Melanie Klein, São Paulo, E.P.U , 1986 Soifer, R. – Psiquiatria Infantil Operativa, Porto Alegre, Artes Médicas, 1987 WINNICOTT, D. W. O Ambiente e os Processos de Maturação, Artes Médicas, 1990. WINNICOTT, D. W. (1945). Da pediatria à psicanálise: obras escolhidas. Rio de Janeiro: Imago, 2000. (particularmente o Cap. XII: Desenvolvimento emocional primitivo, p. 218-232). |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Leila Salomao de La Plata Cury Tardivo |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |