18712 - Curadoria e Educação em Museus de Arte: Metodologias e Práticas |
Período da turma: | a
|
||||
|
|||||
Descrição: | Programa: Práticas curatoriais e educativas: interações Práticas curatoriais 1: questões metodológicas Práticas curatoriais 2: conceituação e projeto Práticas curatoriais 3: seleção de artistas e obras Práticas curatoriais 4: curadoria => expografia Práticas educativas 1: questões metodológicas Práticas educativas 2: conceituação e projeto Práticas educativas 3: ações educativas para públicos especiais Práticas educativas 4: ações educativas para públicos de massa A exposição como forma de produção de conhecimento Objetivos: A disciplina visa abordar metodologias de pesquisa aplicadas nas áreas de curadoria e educação. As aulas serão voltadas para a discussão de questões teórico-práticas específicas que surgem durante o processo de concepção e montagem de uma exposição de arte contemporânea. Justificativa: A concepção e montagem de uma exposição de arte contemporânea requer a articulação de conhecimentos teóricos, técnicos e práticos das mais diversas áreas. Essa disciplina contará com a colaboração de todos os docentes do MAC-USP, responsáveis pelas disciplinas minsitradas ao longo do Curso de Especialização, de modo a subsidiar os alunos na preparação da monografia final do Curso de Especialização. Metodologia: Leitura de textos Discussões dirigidas Avaliação: Participação em aula Exercícios práticos Duração: um semestre. _________________________________________ Bibliografia: FERREIRA, Glória (org.). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. GUY, Brett. Brasil experimental - arte/vida: proposições e paradoxos. Rio de Janeiro: Contracapa, KARP, Ivan & LAVINE, Steven (org). Exhibiting cultures: the poetics and politics of museum display. Washington: Smithsonian, 1991. KLUSER, Bernd (ed). L’art de l’exposition - Une documentation sur trente expositions exemplaires du XXe siècle. Paris: Editions du Regard, 1998. MACDONALD, Sharon. Companion to museum studies. Blackwell,, 2005. MACLEOD, Suzanne (ed.). Reshaping museum space. London: Routledge, 2005. MACSHINE, Kynaston. The museum as muse. New York: MoMA, , MARSTINE, Jeanne. New museum, theory and practice. Blackwell, 2005. SEVERINO, Joaquim Antônio. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2004. VANDERLINDEN, Barbara (ed.). The manifesta decade: debates on contemporary art exibitions and Biennials in Post-war Europe. Cambridge: MIT Press,, 2005. =================================================== |
||||
Carga Horária: |
45 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 33 | ||||
Ministrantes: |
Ana Gonçalves Magalhães Carmen Sylvia Guimaraes Aranha Helouise Lima Costa Katia Canton Monteiro |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |