18709 - Pesquisa e Curadoria em Museus de Arte |
Período da turma: | a
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Descrição: | Programa: 1. A importância da pesquisa na construção do conhecimento 2. Pesquisa e curadoria 3. Fundamentos teóricos na curadoria da exposição de arte 4. História e crítica de arte: relações interdisciplinares na curadoria de exposições 5. Exposição e transdisciplinaridade com as ciências humanas 6. Novos conceitos de exposição, novas cenografias 7. Exposições temáticas 8. Exposições com perfil civilizatório 9. Exposições monográficas 10. Exposições de arte contemporânea: o curador e o artista 11. Curadoria em museus x curadoria em bienais 12. Curadoria e suas relações com o mercado de arte Objetivos: A disciplina se propõe a discutir a curadoria em museus de arte, projetando uma reflexão sobre sua articulação com as disciplinas humanísticas. Pretende, igualmente, por em foco, algumas das modalidades de curadoria que vem sendo identificadas em museus de arte, na atualidade. Justificativa: A compreensão do perfil do trabalho do curador e seu papel como agente no sistema da arte devem ser tema de estudo no contexto atual dos museus de arte. As articulações interdisciplinares ou transdisciplinares no universo da pesquisa são suportes fundamentais na construção das exposições de arte e devem ser mais amplamente debatidas na mediação da arte exercida pelo curador. Metodologia: Aulas expositivas Seminários Visita a exposições de arte Avaliação: Trabalho escrito articulado com a realização de seminários. Relatórios críticos de visitas a exposições. Duração: um semestre. _________________________________________ Bibliografia: BLANCO, M. D. J. Los Museos de Arte Contemporáneos. In: SERRALLER, F.C. (org.). Los Espectáculos del Arte. Barcelona, Tusquets, 1993. BELCHER, M. Organización y Diseño de Exposiciones. Gijón, Espanha, Trea SL, 1994 BOURDIEU, P. e DARBEL, A. L’Amour de l’art. Paris, Les Éditions de Minuit, 1969. COURDEC, S. L’Exposition comme oeuvre. In. DÉOTTE, J. L. e HUYGHE, P. D. Le Jeu de l’exposition. Paris, L’Harmattan, 1998. DAVALLON, J. L’Exposition à l’oeuvre. Paris / Montreal, L’Harmattan, 1999. DEBORD, G. La Sociedad del Espectáculo. Valencia, Pre-Textos, 1999. DÉOTTE, J. L. e HUYGHE, P. D. Le Jeu de l’Exposition. Paris, L’Harmattan, 1998. ECO, U. Opera Aperta : Forma e Indeterminazione nelle Poetiche Contemporanee. Milano, Bompiani, 1962. __________. I Limiti dell’Interpretazione. Milano, Bompiani, 1990. FERGUSON, B. The Exhibition Rhetorics, Material Speech and Utter Sense. In: GREENBERG, R. et al. org.). Thinking about Exhibition. London / New York, Routledge, 1996. GREENBERG, R. et al. org.). Thinking about Exhibition. London / New York, Routledge, 1996. =================================================== |
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Carga Horária: |
45 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 33 | ||||
Ministrantes: |
Ana Gonçalves Magalhães Helouise Lima Costa |
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