Atividade

18705 - Educação em Museus de Arte

Período da turma: a

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Programa:

1. Patrimônio Intangível como veículo para a ação educacional e cultural
2. Cultura na modernidade e contemporaneidade
3. História da Filosofia da Educação
4. História da Educação Brasileira: influências e processos
5. Educação para o futuro
6. Educação e museu de arte: recursos metodológicos
7. Educação e museu de arte: recursos metodológicos da inclusão sócio-cultural
8. Robert Ott, Parsons, Abigail Housen
9. Divisão de Educação – MAC USP: propostas teórico-práticas
10. A fenomenologia do olhar: recursos básicos
11. Exercícios do olhar e a construção da prática
12. Materiais didático-visuais de apoio para processos educacionais

Objetivos: A disciplina visa oferecer um panorama dos processos educativos vigentes na atualidade correlacionados aos horizontes das artes plásticas, abarcando metodologias de ações educacionais em museus de arte.

Justificativa: As motivações que orientam os educadores de museus estão baseadas em filosofias educacionais e em questões específicas das artes plásticas, aplicados ao ensino da arte nestes espaços culturais. Partindo desses pressupostos, a disciplina procura situar os principais conceitos que possibilitam entrelaçamentos desse pensar para a sistematização de metodologias que embasem as ações educativas em museus de arte.

Metodologia:
Aulas expositivas
Visitas a exposições e/ou instituições

Avaliação:
Seminários
Trabalho final

Duração: um semestre.
_________________________________________

Bibliografia:

ARANHA, C. S. G. “Percursos visuais no acervo do MAC USP”. São Paulo: MAC-USP, 1999/2005. Internet: http://www.macvirtual.usp.br .“Exercícios do Olhar no MAC USP”.
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Editora Moderna, 1989.
CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas. Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo, EDUSP, 1997.
COELHO, Teixeira. Dicionário Crítico de Política Cultural. São Paulo: FAPESP / Iluminuras,1999.
DEBORD, Guy. A Sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra (Coleção Leitura), 1996.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000.
MERLEAU-PONTY, M. O Olho e o Espírito. São Paulo: Cosac & Naify, 2004. 1980.
Papirus, 1990.
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez Editora, 2000.
ORTIZ, Renato. Um outro território: ensaios sobre a mundialização. São Paulo: Olho d’Água, 2000.


===================================================

Carga Horária:

45 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 33
 
Ministrantes: Carmen Sylvia Guimaraes Aranha


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP