18705 - Educação em Museus de Arte |
Período da turma: | a
|
||||
|
|||||
Descrição: | Programa: 1. Patrimônio Intangível como veículo para a ação educacional e cultural 2. Cultura na modernidade e contemporaneidade 3. História da Filosofia da Educação 4. História da Educação Brasileira: influências e processos 5. Educação para o futuro 6. Educação e museu de arte: recursos metodológicos 7. Educação e museu de arte: recursos metodológicos da inclusão sócio-cultural 8. Robert Ott, Parsons, Abigail Housen 9. Divisão de Educação – MAC USP: propostas teórico-práticas 10. A fenomenologia do olhar: recursos básicos 11. Exercícios do olhar e a construção da prática 12. Materiais didático-visuais de apoio para processos educacionais Objetivos: A disciplina visa oferecer um panorama dos processos educativos vigentes na atualidade correlacionados aos horizontes das artes plásticas, abarcando metodologias de ações educacionais em museus de arte. Justificativa: As motivações que orientam os educadores de museus estão baseadas em filosofias educacionais e em questões específicas das artes plásticas, aplicados ao ensino da arte nestes espaços culturais. Partindo desses pressupostos, a disciplina procura situar os principais conceitos que possibilitam entrelaçamentos desse pensar para a sistematização de metodologias que embasem as ações educativas em museus de arte. Metodologia: Aulas expositivas Visitas a exposições e/ou instituições Avaliação: Seminários Trabalho final Duração: um semestre. _________________________________________ Bibliografia: ARANHA, C. S. G. “Percursos visuais no acervo do MAC USP”. São Paulo: MAC-USP, 1999/2005. Internet: http://www.macvirtual.usp.br .“Exercícios do Olhar no MAC USP”. ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Editora Moderna, 1989. CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas. Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo, EDUSP, 1997. COELHO, Teixeira. Dicionário Crítico de Política Cultural. São Paulo: FAPESP / Iluminuras,1999. DEBORD, Guy. A Sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra (Coleção Leitura), 1996. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000. MERLEAU-PONTY, M. O Olho e o Espírito. São Paulo: Cosac & Naify, 2004. 1980. Papirus, 1990. MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez Editora, 2000. ORTIZ, Renato. Um outro território: ensaios sobre a mundialização. São Paulo: Olho d’Água, 2000. =================================================== |
||||
Carga Horária: |
45 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 33 | ||||
Ministrantes: |
Carmen Sylvia Guimaraes Aranha |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |