Atividade

16686 - Turismo, Hospitalidade e Gerenciamento

Período da turma: a

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivo Específico
Identificar o panorama e a perspectiva do mercado de turismo com ênfase em turismo de saúde, definir conceitos de hospitalidade e modelos de gerenciamento e operação em Hotelaria Hospitalar.

Ementa: Conteúdo
•Mercado do turismo: mundial, nacional e de saúde;
•Hospitalidade como dádiva, filosofia e ferramenta de marketing;
•Modelos gerenciais em Hotelaria Hospitalar: organograma sugerido, gerenciamento pelas diretrizes e gerenciamento de rotinas;
•Interfaces com demais setores dentro das Unidades Hospitalares;
•Planejamento, plano de ação e monitoramento de resultados e melhoria contínua dos processos, fluxos e rotinas;

Estratégia
Aulas expositivo-dialogadas; leituras especializadas.
Recursos
Audiovisuais como data show, lousa ou retro projetor.

Avaliação
A partir da assiduidade, participação e debates desenvolvidos em sala de aula.
Bibliografia

Básica:

15.BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2001.
16.BOEGER, Marcelo A. Gestão em hotelaria hospitalar. São Paulo: Atlas, 2003.
17.CÂNDIDO, Índio; MORAES, Ornélio Dias de; VIEIRA, Helena Vieira de. Hotelaria Hospitalar: um novo conceito no atendimento ao cliente da saúde. Caxias do Sul: Educs, 2005.
18.DIAS, Celia Maria de M. Hospitalidade: Reflexões e Perspectivas. São Paulo: Manole, 2002.
19.TARABOULSI, Fadi A. Administração de Hotelaria Hospitalar. São Paulo: Atlas, 2003.

Complementar:

1.COBRA, Marcos. Marketing de Turismo. São Paulo: Marcos Cobra, 2001.
2.GOUIRAND, Pierre. L’accueil Hotêlier. France: BPI,1994.
3.MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. São Paulo: Edusp, 1974.
4.SERSON, Fernando. Hotelaria: a busca da excelência. São Paulo: Marcos Cobra, 1999.

Carga Horária:

8 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Mario Carlos Beni


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP