| 137723 - Leitura e redação de artigos científicos |
| Período da turma: | 24/02/2026 a 24/03/2026
|
||||
|
|
|||||
| Descrição: | Objetivos:
Ao final da disciplina, o(a) aluno(a) deverá ser capaz de selecionar textos acadêmicos, identificar suas subdivisões e efetuar leitura crítica de seus principais elementos. Também espera-se que ao final da disciplina o(a) aluno(a) seja capaz de organizar referências bibliográficas e de redigir as seguintes seções de um texto acadêmico: resumo, introdução e objetivo. Justificativa: A leitura de textos acadêmicos é relevante para o aperfeiçoamento constante de treinadores(as). Nesse sentido, selecionar e conduzir leitura crítica de textos dessa natureza é importante para a formação desse(a) profissional. Adicionalmente, a presente disciplina visa proporcionar aspectos básicos da escrita acadêmica, sendo preparatória para outras disciplinas que contribuirão para que o(a) aluno(a) tenha elementos para a elaboração da monografia. Ementa: Estrutura de artigo científico; Formato geral de sessões, parágrafos e frases; Estilo de redação: princípios de objetividade, clareza, precisão terminológica e parcimônia; Resumos; Introdução; Método; Resultados; Discussão; Referências bibliográficas. Forma de Avaliação: Apresentação de tarefas envolvendo seleção e análise crítica de artigos científicos sobre o judô; elaboração de texto - introdução, objetivo e referências - envolvendo tema potencial para a monografia. Bibliografia: BENOS, D.J. et al. How to review a paper. Advances in Physiology Education, v.27, p.47-52, 2003. GOPEN, G.; SWAN, J.The science of scientific writing. Scientific American, November, 1990. HYLAND, K.; TSE, P. Metadiscourse in academic writing: A reappraisal. Applied Linguistics, v.25/2, p.156-177, 2004. LAKATOS, E.M.; MARCONO, M.A. (1986). Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1986. MICHEL, M.H. Metodologia e pesquisa científica em ciências. São Paulo: Atlas, 2005. REY, L. Planejar e redigir trabalhos científicos. São Paulo: Edgard Blucher, 1987. SAN FRANCISCO EDIT, newsletters. http://www.sfedit.net/newsletters.htm VOLPATO, G. Pérolas da redação acadêmica. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. VOLPATO, G. Bases teóricas para redação científica. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2007. WILLIAMS, J.M. Style: ten lessons in clarity and grace. New York: Longman, 2000. WADDINGTON, C.H. Instrumental para o pensamento. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1979. |
||||
| Carga Horária: |
20 horas |
||||
| Tipo: | Obrigatória | ||||
| Vagas oferecidas: | 100 | ||||
| Ministrantes: |
Luis Augusto Teixeira |
|
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |