Atividade

137723 - Leitura e redação de artigos científicos

Período da turma: 24/02/2026 a 24/03/2026

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivos:
Ao final da disciplina, o(a) aluno(a) deverá ser capaz de selecionar textos acadêmicos, identificar suas subdivisões e efetuar leitura crítica de seus principais elementos. Também espera-se que ao final da disciplina o(a) aluno(a) seja capaz de organizar referências bibliográficas e de redigir as seguintes seções de um texto acadêmico: resumo, introdução e objetivo.

Justificativa:
A leitura de textos acadêmicos é relevante para o aperfeiçoamento constante de treinadores(as). Nesse sentido, selecionar e conduzir leitura crítica de textos dessa natureza é importante para a formação desse(a) profissional. Adicionalmente, a presente disciplina visa proporcionar aspectos básicos da escrita acadêmica, sendo preparatória para outras disciplinas que contribuirão para que o(a) aluno(a) tenha elementos para a elaboração da monografia.

Ementa:
Estrutura de artigo científico; Formato geral de sessões, parágrafos e frases; Estilo de redação: princípios de objetividade, clareza, precisão terminológica e parcimônia; Resumos; Introdução; Método; Resultados; Discussão; Referências bibliográficas.

Forma de Avaliação:
Apresentação de tarefas envolvendo seleção e análise crítica de artigos científicos sobre o judô; elaboração de texto - introdução, objetivo e referências - envolvendo tema potencial para a monografia.

Bibliografia:
BENOS, D.J. et al. How to review a paper. Advances in Physiology Education, v.27, p.47-52, 2003.
GOPEN, G.; SWAN, J.The science of scientific writing. Scientific American, November, 1990.
HYLAND, K.; TSE, P. Metadiscourse in academic writing: A reappraisal. Applied Linguistics, v.25/2, p.156-177, 2004.
LAKATOS, E.M.; MARCONO, M.A. (1986). Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1986.
MICHEL, M.H. Metodologia e pesquisa científica em ciências. São Paulo: Atlas, 2005.
REY, L. Planejar e redigir trabalhos científicos. São Paulo: Edgard Blucher, 1987.
SAN FRANCISCO EDIT, newsletters. http://www.sfedit.net/newsletters.htm
VOLPATO, G. Pérolas da redação acadêmica. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
VOLPATO, G. Bases teóricas para redação científica. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2007.
WILLIAMS, J.M. Style: ten lessons in clarity and grace. New York: Longman, 2000.
WADDINGTON, C.H. Instrumental para o pensamento. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1979.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Luis Augusto Teixeira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP