Atividade

136210 - Módulo: Mercado e Cultura Inclusiva

Período da turma: 13/10/2026 a 27/04/2027

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Descrição: Desafios, dificuldades e barreiras da diversidade e inclusão
Conscientização e Educação, Cultura Organizacional, Pessoa com deficiência e o mundo do trabalho, Políticas e Práticas Internas, Desenvolvimento de Liderança, Sustentabilidade e a Inclusão, Legislação e Política, Impacto da Diversidade e Inclusão no âmbito Organizacional, Estudos de caso.

Bibliografia
CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. e DA SILVA, Roberto. Metodologia
Científica. 6ª edição. Editora Pearson – 2012.
CHIAVENATO, Idalberto. A iniciação à Administração de Recursos
Humanos. 4ª edição. Editora Manole – 2010.
CORRER, R. Deficiência e inclusão social: construindo uma nova
comunidade. Bauru: EDUSC, 2003.
IVONE, Maria F. L. A pessoa com deficiência e o direito ao trabalho. 2009.
Dissertação (Mestrado em Direito). Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo, São Paulo, 2009.
PEDROSA Raissa G. T. Inserção de pessoas com deficiência no mercado
de trabalho: relações entre significado do trabalho e percepção de suporte
social e organizacional. 2013. Dissertação (mestrado em Psicologia
organizacional). Universidade federal de São João Del-Reis, São João DelReis, 2013.

Mercado de trabalho e recrutamento
Importância da educação inclusiva no ambiente corporativo, desafios e barreiras enfrentados, papel do RH, desafios e obstáculos, estratégias efetivas de implementação da educação inclusiva, benefícios da diversidade, Impacto social e econômico da diversidade, estratégias de gestão da diversidade nas organizações, estudos de casos.

Bibliografia
CLEGG, Stewart R.; HARDY, Cynthia; NORD, Walter R. Handbook de estudos organizacionais. 1. ed. – 4. Reimpr. – São Paulo: Atlas, 2007.
HANASHIRO, Darcy M. M.; TEIXEIRA, Maria Luiza M.; ZACCARELLI, Laura M. Gestão do fator humano: uma visão baseada em stakeholders. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

Formação de profissionais
Contexto histórico, fundamentos da educação inclusiva, tendências educacionais e práticas inclusivas, Problematização da Escola como Espaço de Inclusão/Exclusão Social, políticas públicas sobre educação inclusiva, implicação das políticas no contexto escolar, política atual de formação de professores e profissionais do mercado, a prática reflexiva na formação docente, planejamento e avaliação educacional na perspectiva da inclusão, estudos de caso.

Bibliografia
DEMERVAL. S. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Rev. Bras. Educ. vol.14, n.40, Rio de Janeiro, jan./abr. 2009.
ENGUITA, M. F. Educar em Tempos Incertos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
FELDMANN, M. G. (Org.). Formação de Professores e escola na contemporaneidade. São Paulo: Editora Senac, São Paulo, 2009.
LUCK, H. Concepções e Processos Democráticos de Gestão Educacional. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2006.
MAZZOTA, M. J. S. Educação no Brasil: História e Políticas Públicas. São Paulo: Cortez Editora, 1996.
MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista Científica e curriculum, v.1, n. 1, 2005.

Treinamentos empresarial inclusivo
Definição e importância da diversidade no ambiente corporativo, papel estratégico da liderança na promoção da inclusão, sensibilização e engajamento dos colaboradores para a importância da inclusão, técnicas de escuta ativa e desenvolvimento de empatia, promoção de uma cultura de confiança e lealdade, competências de liderança inclusiva e gestão de diversidade, fomento de uma cultura inclusiva para impulsionar a inovação, estudos de caso.

Bibliografia
CLEGG, Stewart R.; HARDY, Cynthia; NORD, Walter R. Handbook de estudos organizacionais. 1. ed. – 4. Reimpr. – São Paulo: Atlas, 2007.
HANASHIRO, Darcy M. M.; TEIXEIRA, Maria Luiza M.; ZACCARELLI, Laura M. Gestão do fator humano: uma visão baseada em stakeholders. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

Gestão de carreira
Promoção de uma Cultura Inclusiva, valorização da diversidade e desempenho organizacional, liderança inclusiva na prática, desenvolvimento pessoal e profissional, como superar desafios pessoais e culturais para o gerenciamento de carreira, desenvolvimento de competências, equilíbrio e bem-estar, liderança e colaboração, Indicadores chave de desempenho (KPIs) para avaliar o progresso em fundamentos de diversidade, equidade e inclusão.

Bibliografia
CLEGG, Stewart R.; HARDY, Cynthia; NORD, Walter R. Handbook de estudos organizacionais. 1. ed. – 4. Reimpr. – São Paulo: Atlas, 2007.
HANASHIRO, Darcy M. M.; TEIXEIRA, Maria Luiza M.; ZACCARELLI, Laura M. Gestão do fator humano: uma visão baseada em stakeholders. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

Cultura inclusiva
Apresentar a discussão a respeito da educação inclusiva e da educação especial, contextualizando seus fundamentos e políticas; discutir o papel do gestor na implementação da cultura inclusiva, inclusão da pessoa com deficiência no ambiente de trabalho/escola de maneira efetiva, apresentar e discutir sobre forma de equidade na educação; refletir ações mais plurais e inclusivas, análise de retorno sobre investimento de iniciativas de diversidade e inclusão, estudos de caso.

Bibliografia
CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. e DA SILVA, Roberto. Metodologia
Científica. 6ª edição. Editora Pearson – 2012.
CHIAVENATO, Idalberto. A iniciação à Administração de Recursos
Humanos. 4ª edição. Editora Manole – 2010.
CORRER, R. Deficiência e inclusão social: construindo uma nova
comunidade. Bauru: EDUSC, 2003.
IVONE, Maria F. L. A pessoa com deficiência e o direito ao trabalho. 2009.
Dissertação (Mestrado em Direito). Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo, São Paulo, 2009.
PEDROSA Raissa G. T. Inserção de pessoas com deficiência no mercado
de trabalho: relações entre significado do trabalho e percepção de suporte
social e organizacional. 2013. Dissertação (mestrado em Psicologia
organizacional). Universidade federal de São João Del-Reis, São João DelReis, 2013.

Inclusão e pluralidade nas equipes de trabalho
As dimensões da diversidade, equidade e inclusão, grupos vulneráveis e interseccionalidades, equidade de gênero, raça e etnia, pessoa com deficiência e acessibilidades, engajamento da liderança na inclusão, saúde mental em grupos vulneráveis, modelo de governança para os programas de diversidade, equidade e inclusão e práticas organizacionais, estudos de caso.

Bibliografia
DELORS, J. Educação um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2a edição, 1999. Relatório para a UNESCO da Comissão internacional sobre educação para o século XXI.
RANSON, S. The new learning for inclusion and capability: towards community
governance in the education action zones. OCDE, 2001. Siqueira, M. M. M. (2008, Ed.). Medidas do Comportamento Organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed.

Gestão de projetos inclusivos
Compreender os conceitos inerentes à gestão de projetos; identificar estratégias e metodologias de planejamento e monitoramento de projetos; e, desenvolver habilidades de planejamento e execução de projetos.
Fleury, M. T. L. (2000). Gerenciando a diversidade cultural: experiências de empresas Brasileiras. Revista de Administração de Empresas, 40, 18–25.

Gênero e sexualidade
Gênero, corpo e sexualidade, sexualidade e educação, gênero e sexualidade como experiência e aprendizado, sexualidade na vida humana, educar na diversidade, recursos didáticos para a educação na diversidade, estudos de caso.

Bibliografia
FOUCAULT, M. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1977.
GAGNON, J. Uma interpretação do desejo: ensaios sobre o estudo da sexualidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2006. (p. 111-209 e 403-24).
GROSSI, M. P. Gênero, Sexualidade e Reprodução: A constituição dos estudos sobre gênero, sexualidade e reprodução no Brasil. In C. B. Martins e L. F. D. Duarte. Horizontes das ciências sociais no Brasil: antropologia. São Paulo: Anpocs., 2010, p. 293-340.
LAQUEUR, T. “Da linguagem e da carne”. In: ______. Inventando o sexo: corpo e gênero dos gregos a Freud. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001, p. 13-40.
SCOTT, J. W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.20, n.2, p. 71-99, 1995.

Saúde mental
O homem e suas relações. A construção da dimensão pessoal do enfermeiro: autoestima e auto-imagem. Instrumentos básicos do cuidar: comunicação, observação, criatividade, concepções do trabalho em grupo/equipe, relacionamento interpessoal. Bases das intervenções de saúde mental na prática em saúde.

Bibliografia
BENJAMIN, A. A entrevista de ajuda. São Paulo: Martins Fontes, 1994. 2 CIANCIARULLO, T.I. Instrumentos básicos para o cuidar - um desafio para a qualidade de assistência. São Paulo: Atheneu, 1996.
MALDONADO, MT; CANELLA, P. Recursos de relacionamento para profissionais de saúde. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores, 2003.
MIRANDA, C. F. Atendendo o paciente. Perguntas e respostas para o profissional de saúde. Belo Horizonte, Crescer, 1996.
MIRANDA, C. F. M.; MIRANDA, M. L. Construindo a relação de ajuda. 10 Ed. Belo Horizonte, Crescer, 1996.
RODRIGUES, A. R. F. Enfermagem Psiquiátrica: saúde mental - prevenção e intervenção. São Paulo. EPU, 1996.

Etarismo
Conceitos, Características e diferenças entre as gerações, Etarismo e relações intergeracionais na sociedade contemporânea, Educação e Sensibilização contra o Etarismo, Intervenções e políticas públicas, Estratégias para um melhor convívio entre gerações nas empresas, Estudos de caso.

Bibliografia
Alves, M. V. C., & Pereira, M. E. (2011). Percepção do comportamento agressivo quando relacionado a diferentes faixas etárias. Interação em Psicologia, 15(2).
Silva, E. A. D., & França, L. H. D. F. P. (2015). Violência contra idosos na cidade do Rio de Janeiro. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 15(1), 155-177.
Koch Filho, H. R., de Azevedo Koch, L. F., Koch, H. R., Koch, M. F. N., Diniewicz, F. A., & Diniz, R. A. (2010). Envelhecimento Humano e Ancianismo. Revista Portal de Divulgação, (2).
Couto, M. C. P., Koller, S. H., Novo, R., & Soares, P. S. (2009). Avaliação de discriminação contra idosos em contexto brasileiro–ageismo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 25, 509-518.
França, L. H. F. P., Silva, A. M. T. B., & Barreto, M. S. L. (2010). Programas intergeracionais: quão relevantes eles podem ser para a sociedade brasileira. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 13(3), 519-532. 7.

Diversidade cultural
Educação e Cultura, Cultura e Diversidade, A convivência com as diferenças, Contexto da Legislação e Políticas Educacionais, Políticas Públicas em defesa da pluralidade cultural, Estudos de caso.

Bibliografia
GHIRALDELLI JR, Paulo. O corpo: filosofia e educação. São Paulo: editora Atica, 2008. KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães (Org.). Diálogos com a diversidade: desafios da formação de educadores na contemporaneidade. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. 26. ed.São Paulo: Cortez, 2011.

Tópicos Especiais
Serão abordados temas contemporâneos na área de Educação Inclusiva e Diversidade.

Carga Horária:

113 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1000
 
Ministrantes: Adriana Cristina Ferreira Caldana
Fátima Cador Jinnyat
Jaime Caetano de Almeida
Luci Regina Muzzeti
Marcelo Afonso Ribeiro
Maria Célia Pereira Lima Hernandes
Rogerio Ceravolo Calia
Rosebelly Nunes Marques


 
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