| 135868 - MÓDULO - ESTRATÉGIA DE MARKETING |
| Período da turma: | 03/11/2026 a 11/05/2027
|
||||
|
|
|||||
| Descrição: | Inovação Colaborativa e Cocriação de Valor
Fundamentos de inovação colaborativa. Métodos e ferramentas de cocriação de valor. Estratégias para gestão de inovação aberta. Práticas de colaboração entre empresas e stakeholders. Casos de sucesso em inovação colaborativa. Avaliação do impacto da cocriação no desempenho empresarial. DataEdge: Inteligência e Pesquisa para o Marketing Introdução à pesquisa de marketing. Técnicas avançadas de coleta e análise de dados. Utilização de big data em estratégias de marketing. Métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa. Aplicações práticas de inteligência de mercado. Gestão de Projetos Ágeis e Lean Thinking Princípios do Lean Thinking e Agile. Métodos ágeis de gestão de projetos, como Scrum e Kanban. Adaptação dos métodos ágeis no marketing. Ferramentas de produtividade e eficiência em projetos. Estudos de caso em projetos de marketing. Copywriting e Storytelling: Estratégias para Marketing de Conteúdo Fundamentos de copywriting e storytelling. Técnicas de escrita persuasiva. Estruturação de histórias para engajar e converter. Aplicação em diferentes formatos de conteúdo. Análise de casos de sucesso no marketing de conteúdo. Marketing para Gerações e Microsegmentação Marketing Intergeracional e Microsegmentação. Definição e identificação de gerações de consumidores (Exploração das características distintivas das diversas gerações de consumidores - Baby Boomers, Geração X, Millennials, Geração Z e a emergente Geração Alpha). Estratégias de marketing segmentado. Utilização de dados demográficos para microsegmentação. Técnicas Avançadas de Segmentação de Mercado. Adaptação de campanhas para diferentes nichos. Estudo de comportamento de consumo intergeracional. Comportamento do Consumidor B2C e B2B Fundamentos do comportamento do consumidor B2C e B2B. Diferenças e semelhanças nos processos de decisão de compra. Influência de fatores culturais, sociais e pessoais. Estratégias de marketing adaptadas para B2C e B2B. Análise de casos reais. Economia Comportamental e Decisões do Consumidor Introdução à economia comportamental. Princípios psicológicos que influenciam as decisões de consumo. Nudges e arquitetura de escolhas. Aplicações práticas em marketing e publicidade. Estudos de caso de intervenções comportamentais eficazes. Marketing de Causas e ESG Conceitos fundamentais de ESG (Ambiental, Social e Governança). Marketing de causas e sua importância. Estratégias para engajamento e fidelização através do marketing social. Desenvolvimento de campanhas focadas em sustentabilidade e responsabilidade social. Branding Estratégico 4.0: Conexão, Reputação e Resiliência Fundamentos de branding no contexto digital. Estratégias para construção de marca resiliente. Gestão da reputação online e offline. Técnicas para fortalecer a conexão emocional com o público. Medição do impacto de ações de branding. Business Intelligence e Analytics com Data Science Introdução ao business intelligence e data science. Ferramentas e técnicas de análise de dados. Aplicações de analytics no marketing. Visualização de dados para tomada de decisão. Casos práticos de sucesso em empresas. Tópicos especiais em marketing Nessa disciplina serão abordados temas contemporâneos na área de Marketing. Referências bibliográficas do módulo AAKER, David A. Marcas - Brand Equity: Gerenciando o valor da marca. São Paulo: Negócio Editora, 1998. ADLER, Roy. Storytelling: Histórias que deixam marcas. Porto Alegre: Bookman, 2015. ARIELY, Dan. Previsivelmente Irracional. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. BLACKWELL, Roger D.; MINIARD, Paul W.; ENGEL, James F. Comportamento do Consumidor. 9. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. CHESBROUGH, Henry. Inovação Aberta: Como criar e lucrar com a tecnologia. Rio de Janeiro: Campus, 2012. DAVENPORT, Thomas H. Analytics em Ação: Estratégias para obter vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 2015. DAVENPORT, Thomas H.; HARRIS, Jeanne G. Competindo com Big Data e Analytics: Estratégias de sucesso para obter insights e valor dos seus dados. Rio de Janeiro: Campus, 2017. ELKINGTON, John. Canibais com Garfo e Faca. São Paulo: M.Books do Brasil, 2012. GODIN, Seth. Todos os Marketeiros são Contadores de Histórias. São Paulo: Portfolio-Penguin, 2009. HUTT, Michael D.; SPEH, Thomas W. Marketing B2B: Gestão de Relacionamentos Industriais. São Paulo: Cengage Learning, 2010. KAHNEMAN, Daniel. Rápido e Devagar: Duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. KAPFERER, Jean-Noël. A Marca: Capital da Empresa. Porto Alegre: Bookman, 2003. KELLER, Kevin Lane. Gestão Estratégica de Marcas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. KOTLER, Philip. Marketing 4.0: Do tradicional ao digital. São Paulo: Sextante, 2017. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012. LEFFINGWELL, Dean. Escalando o Scrum com SAFe: Dominando a Framework Ágil Escalável. São Paulo: Bookman, 2016. LUSTOSA, Leonardo; LEITE, Jonatas. Business Intelligence: Conceitos e Aplicações. São Paulo: Atlas, 2014. MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: Uma orientação aplicada. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. MASSEY, Bryan. Copywriting Persuasivo: Como Escrever Textos que Vendem. São Paulo: Rock Content, 2018. MCKINSEY, James. Microsegmentação, Marketing e Micromarketing. Rio de Janeiro: Campus, 2020. PORTER, Michael E.; KRAMER, Mark R. Estratégia e Sociedade: O elo entre vantagem competitiva e responsabilidade corporativa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. PRAHALAD, C.K.; RAMASWAMY, Venkat. Cocriação de Valor: Como fornecer experiências únicas com o cliente. São Paulo: Elsevier, 2014. PROVOST, Foster; FAWCETT, Tom. Data Science para Negócios. Porto Alegre: Bookman, 2016. SCHIFFMAN, Leon G.; KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do Consumidor. 10. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. SOLOMON, Michael R. O Comportamento do Consumidor: Comprando, Possuindo e Sendo. 11. ed. Porto Alegre: Bookman, 2016. SUTHERLAND, Jeff; SUTHERLAND, JJ. Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. Rio de Janeiro: Leya, 2014. THALER, Richard H.; SUNSTEIN, Cass R. Nudge: O empurrão para a escolha certa. São Paulo: Record, 2009. TIDD, Joe; BESSANT, John. Gestão da Inovação. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. VISCONTI, Gianfranco. Marketing de Causas: Estratégias para a construção de marcas e sociedades melhores. São Paulo: Atlas, 2018. WOMACK, James P.; JONES, Daniel T. A Mentalidade Enxuta nas Empresas: Elimine o desperdício e crie riqueza. Rio de Janeiro: Campus, 1998. Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. *Disciplinas e ementas sujeitas a alteração. |
||||
| Carga Horária: |
113 horas |
||||
| Tipo: | Obrigatória | ||||
| Vagas oferecidas: | 1200 | ||||
| Ministrantes: |
Antonio Cesar Amaru Maximiano Caetano Haberli Junior Eduardo Eugenio Spers Fabrizzio Amabile Topper Flavio Augusto Muniz Jose Mauro da Costa Hernandez Luciane Meneguin Ortega Vidal Luiz Paulo Lopes Favero Marcia Auriani Otávio Bandeira de Lamônica Freire Pedro Carvalho de Mello |
|
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |