Atividade

135269 - Bilinguismo, Linguagem e Cognição: práticas avaliativas e intervenção educacional

Período da turma: 04/08/2025 a 27/12/2026

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Os estudos das relações entre cognição e língua são de extrema importância para a compreensão do processamento da linguagem em si. O impacto da aquisição adequada de língua e desenvolvimento de linguagem no desenvolvimento cognitivo tem sido foco de pesquisadores de diversas áreas no mundo. Os resultados das pesquisas publicadas a partir de análises deste tipo promovem benéficas contribuições práticas para pessoas acometidas por distúrbios que causam alterações no processamento da linguagem, pois instrumentalizam a prática profissional de diversas áreas de interface com os estudos da linguagem além de promover discussões e esclarecimentos a respeito do próprio funcionamento da língua. A relevância de conceitos da Linguística e das Ciências Cognitivas para o incremento das práticas educacionais na Educação de Surdos e a necessidade de identificação e proposição de estratégias didáticas fundamentadas em evidências científicas. O curso propõe uma discussão inicial sobre os temas principais que envolve o processamento da linguagem e as habilidades cognitivas que o influenciam mais diretamente, aplicando esses conceitos às práticas profissionais desses professores.

Programa:

Módulo 1: bases teóricas e alinhamento conceitual (60 horas)
1. Os níveis de análise linguística
2. Modelos de Processamento da Linguagem
3. Aquisição de Língua típica e atípica
4. Efeitos da modalidade de língua no processamento da linguagem
5. As habilidades cognitivas e o processamento da linguagem
6. Avaliação de linguagem e de funções cognitivas

Módulo 2: Aprofundamento e aplicação (60 horas)
1. Distúrbios do desenvolvimento da linguagem e distúrbios adquiridos
2. A natureza do Distúrbio Específico de Linguagem
3. Dislexia
4. Aspectos linguísticos das Línguas de Sinais
5. Alterações no nível fonológico
6. Alterações no nível lexical
7. Alterações no nível sintático
8. Alterações no nível da mensagem

Módulo 3: Investigação científica e produção de ferramentas de avaliação e intervenção (65 horas)
1.Metodologia Científica
2. Estágio Supervisionado
3. Elaboração de estudo monográfico

Bibliografia:
Ratner, NB; Gleason, JB; Narasimhan, B. An introduction to psycholinguistics: what do language users know? In: Ratner, JB;Ratner, NB (eds.). Psycholinguistics. Harcourt Brace College Publishers. Fort Worth. 199
McCarthy, RA; Warrington, EK. Cognitive Neuropsychology, a clinical introduction. Academic Press. San Diego. 1990.
Levelt, WJM; Schriefers, H. Stages of lexical access, In: Kempen, GAM (ed.) Natural Language Generation. Dordrecht: Martinus Nijhoff. 1987.
Reeves, LM; Hirsh-Pasek, K; Golinkoff, R. Words and meaning: from priomitives to complex organization, In: Ratner, JB;Ratner, NB (eds.). Psycholinguistics. Harcourt Brace College Publishers. Fort Worth. 1998.
Garret, MF. Sentence Processing. In: Osherson, DN; Lasnick, H. An Invitation to Cognitive Science, vol1: Language. Cambridge, Mass.: The MIT Press. 1990. MacSweeney, M. Cognition and Deafness, In: Gregory, S et al. (ed.) Issues in Deaf Education. David Fulton Publishers. London. 1998.
Atkinson, J; Marshal, J; Woll, B; Tracker, A. Testing comprehension abilities in users of Brithish Sign Language following CVA. Brain Lang. 2005; 94 (2): 233-248
Quadros, RM; Karnopp, LB. Língua de Sinais Brasileira – Estudos Linguísticos. ArtMed:Porto Alegre. 2004.
Grodzinsky, Y. Theoretical perspectives on language deficits. Cambridge MA: MIT Press. 1990.
Caplan, D; Waters, G. Verbal working memory and sentence comprehension. Behaviour and Brain Sciences, 22. 1999: 77-94.
Emmorey, K; Wilson, M. The puzzle of working memory for sign language. Trends in Cognitive Sciences, v.8. No.12. 2004.
Woll, B; Morgan, G. Language impairments in the development of sign: Do they reside in a specific modality or are they modality-independent deficits? Bilingualism-Language and Cognition. 15. 2012.
Cormier, K; Adam, R; Rowley, K; Woll, B; Atkinson, J. The British Sign Language Sentence Reproduction Test: Exploring age-of-acquisition effects in British deaf adults. Experimental studies in sign language research: Sign language workshop at the Annual Meeting of the German Linguistics Society (DGfS). Frankfurt am Main, Germany. 2012. Mason, K; Rowley, K; Marshall, CR; Atkinson, JR; Herman, R; Woll, B; Morgan, G. Identifying specific language impairment in deaf children acquiring British Sign Language: Implications for theory and practice. British Journal of Developmental Psychology 28, 2010: 33-49.
Mayberry, R. First Language Acquisition After Childhood Differs from Second Language Acquisition: The Case of American Sign Language. Journal of Speech and Hearing Research. 36. Dezembro. 1993.

Carga Horária:

185 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Felipe Venâncio Barbosa
Lídia da Silva
Maria Cecília de Moura
Sabine Antonialli Arena Vergamini
Sylvia Lia Grespan Neves


 
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