Atividade

135063 - Mediação das Artes Cênicas para Profissionais do setor de Educação.

Período da turma: 15/08/2025 a 17/10/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Programa:

1. O que as imagens querem de nós: uma introdução ao trabalho do fotográfo Joan Fontcuberta.
2. Leitura e a apreciação de três espetáculos.
3. O impulso que nos move e o engenho da didática.
4. Modalidades de compartilhamento da apreciação da cena.
5. Mediação artística no ensino fundamental e médio.

Ementa:

Pretende-se abrir perspectivas de leitura e apreciação de espetáculos teatrais a partir de modalidades de compartilhamento da recepção. O que se tem em vista é que os participantes reflitam sobre a proposição de processo similares junto a crianças e jovens na escola pública.

Bibliografia:

ALMEIDA, R. de. Cinema, Imaginário e Educação: os fundamentos educativos do Cinema. São Paulo: FEUSP, 2024.

DESGRANGES, F. Pedagogia do Teatro: Provocação e dialogismo. São Paulo : Editora Hucitec, 2020.

FREIRE, N. Contribuições de Paulo Freire para a pedagogia crítica: “Educação emancipatória: a influência de Paulo Freire na cidadania global” ou “A influência de Paulo Freire na educação para a autonomia e a libertação”. Revista Electrónica Teoría de La Educación. Educación y cultura em la Sociedad de la Información. v. 10, n. 3, nov. 2009. Disponível em: . Acesso em: nov. 2014.

KERLAN, A. A experiência estética, uma Nova Conquista Democrática. Revista Brasileira Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p.266-286, maio/ago. 2015,

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

PUPO, Maria Lúcia de S.B. Para alimentar o desejo de teatro. São Paulo: Hucitec, 2015.

___ . “Luzes sobre o Espectador: artistas e docentes em ação”. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v.5, nº 2, p.330-355, maio/ago.2015. Disponível em : http://www.seer.ufrgs.br/presenca.

___ . “Diálogos sobre a cena, diáloos com a cena” in Desgranges, Flávio, Giuliana (orgs.). O ato do espectador. Perspectivas artísticas e pedagógicas. São Paulo: Hucitec, 2017, p. 297-315.

___ . Tornar-se espectador: primeiras experiências. In: Pupo, Maria e Veloso, Verônica. (Org.). Pedagogia das Artes Cênicas: múltiplos olhares. 7ed. São Paulo: ECA-USP, 2022, v. 7, p. 129-147.

SOARES, Mei Hua. Práticas de Leitura no Teatro de Grupo: aproximações com a escola. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Linguagem e Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2014.

SITES:
https://webzine.theatronduepuntozero.it/chiara-guidi-lanalfabetismo-didattico-della-bellezza/
https://www.liminateatri.it/la-parola-la-fatica-lunita-la-scuola-di-chiara-guidi-di-carlo-lei/

https://www.doppiozero.com/il-metodo-errante-di-chiara-guidi

https://www.societas.es/opera/corsi-di-aggiornamento-per-insegnanti-di-ogni-ordine-e-grado/

https://www.edizionisete.org/libri/p/interrogare-e-leggere-la-domanda-e-la-lettura-come-forme-irrisolvibili-di-conoscenza

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Deisy Christine Mazzini


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP