135000 - Educação Infantil em foco |
Período da turma: | 11/08/2025 a 17/11/2025
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Descrição: | Programa do curso
Educação Infantil em foco Coordenação: Profª Maria Letícia Nascimento Apoio acadêmico e organização: Marina Capusso e Anna Razvickas Equipe docente responsável: Angélica Furtado de Almeida, Jader Janer Moreira Lopes, Marcia Aparecida Gobbi, Maria Letícia Nascimento, Mille Caroline Rodrigues Fernandes, Patrícia Dias Prado, Sylvie Klein e Vania Carvalho de Araujo. Público-Alvo Professoras/es e gestoras/es que atuam em escolas de educação infantil. Número de vagas: 45 (haverá lista de espera) Se houver necessidade de sorteio, será dada prioridade às/aos profissionais das escolas que estabelecem parceria nos estágios curriculares por meio do Programa de Formação de Professores da FEUSP. Objetivo Objetivo Geral: Oferecer um espaço de diálogo entre a universidade e a escola básica e de troca de experiências entre as profissionais de educação, a partir da exposição e discussão de temas relacionados à educação infantil. Objetivos específicos: Apresentar a discussão acadêmica sobre assuntos pertinentes à educação infantil. Estabelecer diálogo entre a produção acadêmica na área de educação infantil e o cotidiano do trabalho desenvolvido pelas profissionais da educação básica nas unidades educacionais. Proporcionar um espaço de aprendizagem e troca de experiências entre as profissionais da educação básica que atuam na educação infantil. Ementa Geral: O curso aborda diferentes temas relativos à área da educação infantil, em seus aspectos teóricos e metodológicos, com vistas a oferecer instrumentos conceituais e oportunidades de reflexões coletivas a professores(as) e gestores(as) de educação infantil. Metodologia Problematização das temáticas a partir de questões geradoras e de leituras prévias; exposição e exemplificação dos conceitos; sistematização da aprendizagem por meio de ferramentas/estratégias interativas, discussão e trabalhos em grupos. As aulas expositivas serão entrelaçadas por momentos de troca de experiências, de modo a dar destaque para as práticas já consolidadas em algumas unidades escolares e que podem levar a reflexões críticas acerca do trabalho docente. Critérios de aprovação Serão aprovados(as) aqueles(as) que tiverem presença mínima de 75% da carga horária total do curso e entregarem o trabalho final. Trabalho final: composto por atividades realizadas durante o curso. Carga horária total: 20 horas aula síncronas + 20 horas de atividades assíncronas. Período: de 11/08/2025 a 17/11/2025, às segundas-feiras, das 19h30 às 22h, aulas quinzenais. Cronograma: 11 e 25 de agosto 8 e 22 de setembro 06 e 20 de outubro 03 e 17 de novembro Programa (sujeito a modificações) Aula 1: Introdução ao curso - Professora Maria Letícia e Educadoras FEUSP Carga horária: 2h30 Datas: 11/08/2025 Conteúdo: Apresentação das participantes e introdução ao curso: concepções de infância. Num panorama tão diverso quanto desigual como o que vivemos, qual é a educação infantil que queremos? Aquela que reconhece as crianças no presente, como sujeitos produtores de cultura, ou a que projeta as crianças no futuro? Que reconhece a educação como direito ou que a vê como mero serviço? Essas questões, presentes no cotidiano da educação infantil, nos provocam a discutir e refletir sobre concepções de infância. Aula 2: Educação pública e direito - Professora Sylvie Klein Carga horária: 2h30 Datas: 25/08/2025 Conteúdo: A criança como sujeito de direitos. Políticas de Educação Infantil e suas dicotomias e tensões. A urgência de uma educação infantil como instituição que garanta os direitos das crianças. Aula 3: Educação Infantil: apontamentos para uma educação integral - Professora Vania Carvalho de Araujo Carga horária: 2h30 Datas: 08/09/2025 Conteúdo: Desafios e perspectivas da Educação Integral na Educação Infantil; Educação Infantil em tempo integral: “mérito da necessidade” ou direito?; Educação Infantil: uma responsabilidade pública compartilhada. Aula 4: Múltiplas linguagens - Professora Patrícia Dias Prado Carga horária: 2h30 Datas: 22/09/2025 Conteúdo: discutir, refletir e vivenciar as múltiplas linguagens na Educação Infantil como forma de expressividade, comunicação e construção de conhecimentos de crianças e profissionais docentes, para além da linguagem verbal, enfatizando as linguagens dançantes e brincantes, no sentido de construir uma Pedagogia dos movimentos, gestualidades e corporalidades como manifestações estéticas, inventivas, investigativas e artísticas, além de fundamentos educativos das creches e pré-escolas. Aula 5: Registro e Documentação - Professora Angélica Furtado de Almeida Carga horária: 2h30 Datas: 06/10/2025 Conteúdo: Registro: papel na formação docente e na prática pedagógica. Documentação Pedagógica: historicizando e comunicando percursos. Processo de ação-reflexão-ação como instrumento formativo. Instrumentos de registro e ações para a documentação pedagógica. Aula 6: Relações étnico-raciais e educação antirracista - Professora Mille Caroline Rodrigues Fernandes Carga horária: 2h30 Datas: 20/10/2025 Conteúdo: Tendo como base um conjunto de ferramentas-conceitos e aspectos de história e cultura das populações afro-brasileira e indígenas, objetiva-se a consecução dos dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei 9.394/2016, art. 26, 26-A e 79-B) na promoção de uma educação antirracista que compreenda as cosmopercepções e seus marcos civilizatórios tanto indígenas, quanto africanos e afrodiaspóricos, respeitando as diversidades étnicas e raciais, com vistas a superação de todas as formas de discriminação e preconceitos. Aula 7: Territórios escolares - Professor Jader Janer Moreira Lopes Carga horária: 2h30 Datas: 03/11/2025 Conteúdo: A vivência especial de bebês e crianças. O desenvolvimento humano e a topogênese. Autorias e lógicas espaciais infantis. A espacialização da vida nos territórios escolares. O espaço como documento do coletivo social. Aula 8: Crianças visíveis e lugares públicos - Professora Marcia Aparecida Gobbi Carga horária: 2h30 Datas: 17/11/2025 Conteúdo: Apresentação de questões concernentes à visibilidade e o suposto invisível das crianças em espaços públicos. A partir de reflexões sobre o declínio do espaço público e da interação social será discutida a valorização e as possibilidades de vida em comum em espaços urbanos. Serão propostas a produção de pensamentos versando sobre a defesa de ruas vivas, usos mistos, espaços ativos na contramão de políticas públicas e práticas excludentes na via da lógica do capital e do consumo. E a infância? Referências Aula 1: NASCIMENTO, M.L.B.P. Crianças pequenas e a produção de culturas infantis. In GOBBI, M.; NASCIMENTO, M.L.B.P.N. Educação e diversidade cultural: desafios para os estudos da infância e da formação docente. São Paulo: Junqueira & Marin, 2012, p,68-88. SARMENTO, M. J. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In PINTO, M.; SARMENTO, M. As crianças: contextos e identidades. Braga: Centro de Estudos da Criança/ Universidade do Minho, 1997, p.9-30. Aula 2: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília: MEC/SEB. 6ª ed., 2009 MONÇÃO, Maria Aparecida Guedes; GODOY, Priscila Lopes de. Desafios para a efetivação da oferta de Educação Infantil com qualidade: avanços e retrocessos nas políticas e na legislação educacional. In: MONÇÃO, Maria Aparecida Guedes; BARBOSA, Luciane Muniz Ribeiro (Org.). Políticas Públicas de Educação Infantil: diálogos com o legado de Fúlvia Rosemberg. São Carlos: Pedro & João, 2021. p. 33-66. PARO, Vitor. A escola pública que queremos. In: PARO, V. Educação como exercício do poder. São Paulo: Cortez, 2008. ROSEMBERG, Fúlvia. Políticas Públicas e Qualidade da educação infantil. In: ARTES, Amelia; UNBEHAUN, Sandra. Escritos de Fúlvia Rosemberg. São Paulo: Cortez, 2015. Aula 3: ARAÚJO, Vania Carvalho de; AUER, Franceila; NEVES, Kalinca Costa Pinto das. Educação infantil em tempo integral: “mérito da necessidade” ou direito? EccoS – Revista Científica, São Paulo,n. 50, p. 1-16, jul./set. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21224https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/14015. ARAÚJO, Vania Carvalho de; AUER, Franceila. Por um horizonte público na educação das crianças. Childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 18, nov. 2022, pp. 01- 25. ARAÚJO, Vania Carvalho de; AUER, Franceila; TAQUINI, Rennati. Política de educação infantil em tempo integral: notas sobre a percepção das famílias. Jornal de Políticas Educacionais, v.15, n. 4, p. 1-22, 2021. ARAÚJO, Vania Carvalho de. A impermeabilidade das “políticas” destinadas às crianças: por uma necessária ressemantização do direito. Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 405-412,set./dez. 2017 BARBOSA, Maria Carmen Silveira; RICHTER, Sandra Regina Simonis; DELGADO, Ana Cristina Coll. EDUCAÇÃO INFANTIL: TEMPO INTEGRAL OU EDUCAÇÃO INTEGRAL?. Educ. Rev., Belo Horizonte , v. 31, n. 4, p. 95-119, dez. 2015 Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- CORSINO, Patricia (Org.). Educação infantil: cotidiano e políticas. Campinas, SP. Autores Associados, 2009. Aula 4: GOETTEMS, Milene B.; PRADO, Patrícia D. Processos criativos em dança na educação infantil e metodologias participativas de pesquisa com crianças. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 33, p. 312–332, 2021. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p312-332 SAYÃO, Deborah T. Cabeças e corpos, adultos e crianças: cadê o movimento e quem separou tudo isso? Revista Eletrônica de Educação. São Carlos/SP: UFSCar, v.2, n.2, p.92-105, nov. 2008. https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/20/20 SILVA, Andréa F.; PRADO, Patrícia D. "Fazia uma dança que nem sabia fazer": arte, docência e pesquisa com crianças. Linhas Críticas, n. 29, UnB, 2023. https://doi.org/10.26512/lc29202350403 Aula 5: MERLI, Angélica de A. O registro como instrumento de reflexão na formação docente: pesquisa-intervenção em escola municipal de Educação Infantil. Dissertação (Mestrado) – Universidade Nove de Julho – UNINOVE, São Paulo, 2015. Disponível em: https://bibliotecatede.uninove.br/bitstream/tede/992/2/Angelica%20de%20Almei da%20Merli.pdf. Acesso em 03/06/2025. FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. São Paulo: Paz e Terra, 2009. Aula 6: CAVALLEIRO, Eliane (org.). Educação Anti-racista: Caminhos abertos pela lei federal n°10.639/2003. Coleção Educação para todos. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana CONSELHEIROS: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (Relatora), Carlos Roberto Jamil Cury, Francisca Novantino Pinto de Ângelo e Marília Ancona-Lopez PROCESSO N.º: 23001.000215/2002-96 PARECER N.º: CNE/CP 003/2004. FERNANDES, Mille Caroline Rodrigues. O Ensino de História e Cultura Afro- brasileira e Africana: articulações e contribuições de Práticas Antirracistas a partir do Projeto Makalé. In: MEIRELES, M. M. de; FERNANDES, Mille Caroline Rodrigues (org.). Educação, Diversidade e Diferenças: olhares (des)colonizados e territorialidades múltiplas. Curitiba, PR: CRV, 2015. GOMES. Nilma Lino. Indagações sobre o currículo: diversidade e currículo. In: BEAUCHAMP, Sandra D. P.; NASCIMENTO, Aricélia R. do. Coleção Indagações sobre o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. GOMES, Nilma Lino. Movimento Negro e Educação: Ressignificando e politizando a raça. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, p. 727-744, jul.-set. 2012. GOMES, Nilma Lino. Educação e Relações Raciais: refletindo sobre algumas estratégias de atuação. IN: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o Racismo na escola. 2ª edição revisada. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. p. 143-154. NOGUERA, Renato; BARRETO, Marcos. Infancialização, ubuntu e teko porã: elementos gerais para educação e ética afroperspectivistas. Childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 14, n. 31, set.-dez. 2018, p. 625-644. OLIVEIRA, Fabiana de; ABRAMOWICZ, Anete. Infância, raça e "paparicação". Educação em Revista, v. 26, n. 2, p. 209-226, 2010. OLIVEIRA, Rosenilton Silva de. Educação para a diversidade racial no contexto brasileiro: o contexto das leis 10639/2003 e 11645/2008. Argumentos, v. 15, n. 1, jan/jun (2018). SANTOS, Patricia, C.; OLIVEIRA, Rosenilton. Intolerância religiosa: um desafio para o ensino de História na Educação Básica. In: RODRIGUES, O.; ARAUJO, P. Racismos, Intolerâncias e Ativismos.CLAEC. DOI: https://doi.org/10.23899/9786589284246.5 Aula 7: LOPES, Jader Janer M. Geografia da infância, justiça existencial e amorosidade espacial. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–13, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.12405. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12405. LOPES, Jader Janer M.; DE PAULA, Sara Rodrigues V. Órfãos de espaço. Revista Instrumento. v. 24 n. 2 (2022): Dossiê: Geografias das Infâncias – espacializações da vida de bebês e crianças Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/37030 LOPES, J. J. M.; FERNANDES, M. L. B. O guardador de fósseis e a pequena criança: territórios de infâncias e o determinismo da teoria. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/ view/20115 LOPES, Jader Janer M. GEOGRAFIA DA INFÂNCIA, JUSTIÇA EXISTENCIAL E AMOROSIDADE ESPACIAL. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–13, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.12405. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12405. Aula 8: CARERI, Francesco. Apontamentos sobre o lugar da hospitalidade. In. CARERI, Francesco. Caminhar, parar, hospedar-se. São Paulo: Olhares, 2025. CARLOS, Ana Fani Alessandri. Uma leitura sobre a cidade. O Espaço Urbano: Novos Escritos sobre a Cidade. São Paulo: FFLCH, 2007, 123p. KOWARICK, L. A lógica da desordem, In: A espoliação urbana. Paz e Terra. Rio de Janeiro: 1993 SARR, Felwine. Habitar a própria casa; Lançar-se ao mar aberto; Afrotopos; Cidades africanas, configurações dos possíveis.IN; Afrotopia. São Paulo: N-1, 2019 |
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Carga Horária: |
40 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 45 | ||||
Ministrantes: |
Jader Janer Moreira Lopes Marcia Aparecida Gobbi Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento Mille Caroline Rodrigues Fernandes Patricia Dias Prado Sylvie Bonifacio Klein Vania Carvalho de Araujo |
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