| 134931 - Módulo I – Fundamentos de Administração |
| Período da turma: | 16/05/2026 a 22/08/2026
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| Descrição: | 1.Aula Inaugural - Dinâmica de Integração/Motivação
I. OBJETIVO: Apresentar conteúdo de todo o curso de especialização, recepcionar os alunos e oferecer informações sobre a caracterização do curso. Integrar os elementos da nova turma, desenvolvendo suas relações interpessoais, favorecendo desta forma o processo de aprendizagem durante o curso. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: • Canais de comunicação. • Importância da dimensão cognitiva e afetiva no processo de aprendizagem. • Gestão pessoal do fenômeno stress no trabalho. • Grupos de trabalho / grupos sociais / pressão nos grupos. III. BIBLIOGRAFIA: BATEMAN, T. S.; SNELL, S. A. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998. BOOG, G. Manual de Treinamento e Desenvolvimento. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 1999. cap. 17 e 18. LIMONGI, A. C. Stress e Trabalho. São Paulo: Atlas, 1997. 2. Pilares da Sustentabilidade: Dimensões Social, Ambiental e Econômica I. OBJETIVO: Apresentar os conceitos básicos da sustentabilidade, sob o aspecto social, ambiental e econômico. Discutir sobre o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Apresentar modelos de gestão com estratégias voltadas para a sustentabilidade. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: • Conceito de Sustentabilidade: Triple Botton Line e ESG; • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS: Agenda 2030; • Conceitos e Princípios da Responsabilidade Social Corporativa; • Princípios de Governança Corporativa; • Os modelos “shareholder” e “stakeholder”; • Conceitos básicos de Meio Ambiente; • Estratégia empresarial e gestão ambiental; • Ecoeficiência e Economia Circular; • Desenvolvimento Regional Sustentável: relação entre desenvolvimento e degradação; • Indicadores de Sustentabilidade. III. BIBLIOGRAFIA: AMARANTE, J. G. M. C. C.; DERETTI, S.; SILVA, E. D. Governança Corporativa e Responsabilidade Social Corporativa: uma revisão sistemática dessa relação. Revista de Ciências da Administração, v. 17, n. 43, p. 123-140, dez. 2015. VIEIRA, Allan Sarmento et al. Gestão Ambiental: Uma visão Multidisciplinar. Cajazeiras: Editora Real, 2015. WEETMAN, Catherine. Economia Circular: Conceitos e estratégias para fazer negócios de forma inteligente, sustentável e lucrativa. São Paulo: Autêntica Business, 2019. 3. Administração estratégica: gestão da competitividade I. OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de análise crítica dos ambientes interno e externo de uma organização para identificar fontes de vantagem competitiva e oportunidades de mercado. A disciplina tem como objetivo fornecer ferramentas como o sistema VRIO e o Modelo das 5 Forças, além de explorar estratégias empresariais, tanto no nível corporativo (através da Matriz de Ansoff) quanto no nível de negócios, capacitando os alunos a aplicarem esses conhecimentos na formulação de estratégias eficazes, por meio da análise de casos práticos. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: • Análise do ambiente interno para vantagem competitiva: o sistema VRIO • Análise do ambiente externo: Modelo 5 forças de ameaças de ambientais • Análise do ambiente externo: oportunidades • Estratégias empresariais: nível corporativo – Matriz de Ansoff • Estratégias empresariais: nível de negócio • Estudo de caso III. BIBLIOGRAFIA: BARNEY, J. B.; HESTERLY, W. S. Administração estratégica e vantagem competitiva: conceitos e casos. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2017. CERTO, S. C., PETER, J. P. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. 3ª ed. São Paulo: Pearson, 2010. HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração estratégica. São Paulo: Thomson Learning, 2008. HITT, M. A., IRELAND, R. D., & HOSKISSON, R. E. Administração Estratégica: Competitividade E Globalização: Conceitos (Tradução da 12a Edição Norte-Americana.) Cengage Learning, 2019. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane; CHERNEV, Alexander. Administração de marketing. 16. ed. Porto Alegre, RS: Grupo A, 2024. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 20 fev. 2024. 4. Gestão Financeira I. OBJETIVO: Propiciar aos alunos base teórica e prática no uso das técnicas modernas de Administração Financeira, visando auxiliar no processo da tomada de decisão em Administração Empresarial, através da apresentação de conceitos, técnicas e ferramentas básicas de gestão do capital de giro, gestão de ativos e passivos circulantes da empresa, inserção em ambientes de risco e sob processo de internacionalização da economia e gestão Financeira de Longo Prazo. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: • Visão geral da administração do capital de giro. • Administração de tesouraria. • Administração de crédito. • Administração de estoques. • Métodos de dimensionamento do capital de giro. • Financiamento de curto prazo. • Gestão Financeira de Longo Prazo. • Visão de investimentos e financiamentos empresariais. III. BIBLIOGRAFIA: ASSAF NETO, A. Administração do Capital de Giro. 3. ed. São Paulo. Atlas, 2002. ASSAF NETO, A. Finanças corporativas e Valor. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007. FORTUNA, E. Mercados Financeiros: Produtos e Serviços. Editora Qualitymark. São Paulo, 1997. GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2004. MATIAS, A. B. (Coord.). Finanças Corporativas de Curto Prazo. Volume 1: A gestão do valor do capital de giro. São Paulo: Atlas, 2007. MATIAS, A. B. (Coord.). Finanças Corporativas de longo prazo. Volume 2: Criação de valor com sustentabilidade financeira. São Paulo: Atlas, 2007. ROSS, S. A.; WESTERFIELD, R. W.; JAFFE, J. F. Administração Financeira: Finance. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 5. Gestão de Produção, Operações e Processos I. OBJETIVO: Fornecer uma visão geral, integrada e estratégica de produção e operações, das responsabilidades que são atribuídas aos gerentes de produção e das diversas ferramentas disponíveis para o desempenho desta função. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: • Conceitos e evolução da Administração da Produção e Operação. • Medidas de produtividade. • Planejamento da Capacidade. • Localização da Empresa. • Projeto de Processos de Produtos e Serviços. • Arranjo Físico de Instalações. • Sistemas de Planejamento e Controle de Produção. • Estratégia de Produção. • Estratégias de Desenvolvimento de Produtos e Serviços. • Previsão de Demanda. • Planejamento Agregado. • Controle de Qualidade. • Noções de Logística e Cadeia de Suprimentos. • Gestão por processos. • EKD- Enterprise Knowledge Management. • Notação de Business Process Management –BPMN. • Alinhamento Estratégico entre negócios e TI. III. BIBLIOGRAFIA: ALBUQUERQUE, A., ROCHA., P. Sincronismo Organizacional – como alinhar a estratégia, os processos e as pessoas. São Paulo: Saraiva, 2007. BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2001. BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística Empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2001. CHASE, R. B.; JACOBS, F. R.; AQUILANO, N. J. Administração da produção para a vantagem competitiva. 10. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. DAVIS, M. M.; AQUILANO, N. J.; CHASE, R. B. Fundamentos da administração da produção. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. 598 p. DE SORDI, J. O. Gestão Por processos: uma abordagem da moderna administração. Saraiva, 2008. FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de Serviços: Operações, estratégias e tecnologia da informação. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. PAIM, R. et al. Gestão por processos: pensar, agir e aprender. Porto Alegre, Bookman, 2009. MOREIRA, D. A. Administração da Produção e Operações. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008. RITZMAN, L. P.; KRAJEWSKI, L. J.; MALHOTRA, M. Administração da Produção e Operações. 8. ed. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2009. SLACK, N.; JOHNSTON, R.; CHAMBERS, S. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 6. Gestão da Inovação, Tecnologia e Sistemas de Informação I. OBJETIVO: Fornecer aos alunos ferramentas e recursos para uso de uma competência inovadora e criativa nas organizações, para a criação de diferenciais competitivos, transmitindo uma visão gerencial da tecnologia, dos sistemas de informação e suas implicações para gestão sustentável das empresas. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: • Inovação técnica, tecnológica e administrativa. • A função tecnológica na empresa. • Fontes de inovação para a empresa. • Gestão da informação tecnológica. • Gestão Tecnológica. • Auditoria tecnológica e Segurança da Informação. • Tendências dos sistemas de informações e vantagem competitiva. • Sistemas baseados em tecnologia Internet. • Sistemas integrados de gestão. • Tecnologias de Business Inteligence – BI aplicado ao negócio. • Outsourcing – Desenvolvimento e Operação do ambiente de TI. III. BIBLIOGRAFIA: BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009. COLANGELO, Lúcio Filho. Implantação de Sistemas ERP (Enterprise Resources Planning): Um Enfoque de Longo Prazo. São Paulo: Atlas, 2001. KRUGLIANSKAS, I. Tornando a pequena e média em presa competitiva: com o inovar e sobreviver em mercados globalizados. São Paulo: IEGE, 1996. O’BRIEN, J. A. Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2006. RESENDE, D. A.; ABREU, A. F. Tecnologia da Informação: Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008. TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. 7. Gestão de Marketing I. OBJETIVO: Expor o aluno aos principais conceitos e técnicas utilizados pelo Marketing, desde os conceitos básicos, planejamento, comportamento dos consumidores, principais decisões de marketing ligadas a produtos, preços, canais de distribuição e estratégias de promoção, possibilitando uma visão das interrelações sistêmicas entre o Marketing e as demais funções da organização. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: • Conceitos básicos de Marketing • Mercados e elementos centrais de abordagem estratégica a estes mercados • Composto de marketing: produtos, preços, canais de distribuição e estratégias de promoção. • Interrelações sistêmicas do Marketing e as demais funções presentes nas organizações • Endomarketing e employer branding • Tendências em marketing • Marketing “verde”. III. BIBLIOGRAFIA: DEMO, G.; PONTES, V. Marketing de Relacionamento (CRM): Estado da Arte e Estudos de Casos. São Paulo: Atlas, 2008. DIAS, R. Marketing Ambiental - Ética, responsabilidade social e competitividade nos negócios. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014. Hawkins, D. L., Best, R. J., & Mothersbaugh, D. (2021). Comportamento do consumidor. 13ª ed. GEN Atlas. Kotler, P., Keller, K. L. & Chernev, A. (2024). Administração de Marketing. 15ª ed. Pearson. Kotler, P. (2017). Marketing 4.0: Do tradicional ao digital. 1ª ed. Editora Sextante. LAS CASAS, A. L. Plano de Marketing para Micro e Pequena Em presa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007. MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: Um a orientação Aplicada. 4. ed. São Paulo: Bookman, 2006. SHETH, J.; MITTAL, B.; NEWMAN, B. I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001. 8. Marketing Digital para Organizações Sustentáveis I. OBJETIVO: Discutir o papel e o impacto das mídias sociais no contexto corporativo, destacando como essas plataformas podem ser utilizadas para promover a responsabilidade social empresarial. Explorar estratégias de comunicação e engajamento com stakeholders, incluindo consumidores, fornecedores e colaboradores, visando fortalecer a conscientização sobre questões ambientais e sociais relevantes, e incentivando a adoção de práticas sustentáveis II. JUSTIFICATIVA: O ambiente de negócios está em constante evolução, e as organizações sustentáveis precisam inovar constantemente para se manterem competitivas. O marketing digital oferece oportunidades de inovação em estratégias de comunicação e engajamento com os clientes, permitindo que as organizações se destaquem em um mercado cada vez mais consciente. Ademais, por meio do marketing digital, as organizações podem engajar stakeholders sobre questões ambientais e sociais relevantes, educando-os sobre práticas sustentáveis e incentivando a mudança de comportamento. Isso fortalece a conscientização e o compromisso com a sustentabilidade, tanto interna quanto externamente III. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: • A era digital nas empresas: o novo caminho do consumidor • Redes sociais e comunicação com os clientes: marketing inclusivo, marketing social e horizontal • Marketing omnichannel • Desenvolvimento de um planejamento estratégico digital: o Canvas de Digital Marketing • Planejamento de palavras-chave • Definição de personas. • Sites institucionais, blogs, APPs e fanpages. • Criação de conteúdo. • Depoimento e storytelling. •. • • Podcasts e suas aplicações. • Conteúdo orgânico e conteúdo pago (Estratégias SEO e SEM). • Principais métricas de marketing digital • Email marketing e ferramentas de automação. • Gestão de redes sociais. IV. BIBLIOGRAFIA: ALVIS, M. C. Marketing digital baseado em dados. Curitiba: Intersaberes, 2021 CABRAL, Hector Felipe. Estratégias de marketing digital. 1. ed. São Paulo: Contentus, 2020. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 30 dez. 2023. CÂMARA, Marco Túlio. Gestão de conteúdo em mídias sociais. e-Book. São Paulo: Editora Senac, 2021. CORMAN, Jeremy. DIGITAL MARKETING CANVAS. Disponível em: https://portuguese.digitalmarketingcanvas.co/#dmcportuguesa KOTLER, Philip. Marketing 4.0 do tradicional ao digital. 2021. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson, 2019. KUCHLA, Juliana T. Mídias Sociais para pequenos negócios. Um passo a passo para você divulgar hoje mesmo o seu negócio nas redes sociais. ROCHA, Marcos Donizete Aparecido; TREVISAN, Nanci Maziero. Marketing nas mídias sociais. São Paulo: Saraiva, 2020. 9. Direito e Relações de Trabalho I. OBJETIVO: Transmitir conhecimentos específicos sobre o Direito Individual e Coletivo do Trabalho. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: • História e formação do direito do trabalho. • Da relação de trabalho. • Da relação de emprego. • Do contrato de trabalho. • Da duração do trabalho. • Salário. • Extinção do contrato de trabalho. • Direito coletivo do trabalho. III. BIBLIOGRAFIA: ARAUJO, Francisco Rossal de; COIMBRA, Rodrigo. Direito do trabalho. 2. ed. São Paulo: LTr Editora, 2021. FRANCO FILHO, Georgenor de Souza. Curso de Direito do Trabalho. 6. ed. São Paulo: LTr Editora, 2020. NEGRAO, Theotonio; GOUVÊA, José Roberto Ferreira; BONDIOLI, Luis Guilherme Aidar; FONSECA, João Francisco Naves da. Código de Processo Civil e legislação processual em vigor. 53. ed. São Paulo: SaraivaJur, 2022. |
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| Carga Horária: |
72 horas |
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| Tipo: | Obrigatória | ||||
| Vagas oferecidas: | 45 | ||||
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Claudio de Souza Miranda Irene Kazumi Miura Marcio Mattos Borges de Oliveira Marina Toledo Lourenção Rocha Orlando Nastri Neto Rafael Altafin Galli |
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