134860 - Transforme dados e indicadores econômicos em insights |
Data da turma: | 21/07/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | O olhar atento para o consumidor, o atendimento às suas necessidades, o pós-venda incansável, passaram a ser métricas de sucesso para qualquer segmento de mercado seja, a produção e comercialização de um bem e/ou de um serviço. A jornada de consumo foi totalmente repaginada e o consumidor, mais ativo e reativo. Sendo assim, o acompanhamento do cenário econômico, a elaboração de análises de mercado bem como, a compreensão de indicadores tornou-se uma premissa importante para avaliar a performance, pontos a melhorar ou inovar, a competitividade empresarial e a mitigação de riscos na tomada de decisões.
Objetivos: Desenvolver o pensamento estratégico voltado à Economia, auxiliando a criação de insights e tomada de decisões nos mais diversos segmentos. Programação: • O processo da Tomada de decisão: Necessidades, Demanda e Consumo: Conceituação, ferramentas de análise e suporte • Utilização de indicadores e compreensão dos mesmos • Análise Estratégica, Ferramentas de análise de mercado e exemplificação com estudos de caso. Bibliografia: - Costa, Fernando Nogueira. Métodos de Análise Econômica.Contexto, 2018. - Ferreira, Marcelo. Manual Básico de Análise econômica. Intersaberes, 2019. - Francischini, Andresa S. N. e Francischini, Paulino G. Indicadores de desempenho. Alta books, 2017. - Mori, Rogerio. Guia de indicadores econômicos brasileiros. Alta Cult, 2024. - Pereira, Joaquim I. R.. Análise de conjuntura econômicos. Intersaberes, 2020. |
||||
Carga Horária: |
4 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Cristiane Mancini |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |