134858 - Entre Luzes e Raízes: a Fotoetnografia como Ferramenta de (Re)existência |
Período da turma: | 28/07/2025 a 30/07/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Módulo 1: Introdução à fotoetnografia e seus fundamentos
• Definição de fotoetnografia: história e princípios metodológicos • Diferenças entre fotojornalismo, fotografia documental e fotoetnografia • Relevância da imagem no processo de pesquisa etnográfica • Exemplos de projetos fotoetnográficos impactantes • Definição de povos originários e tradicionais • História e resistência: os desafios contemporâneos enfrentados por esses povos • O papel da imagem na luta pela visibilidade e representação Módulo 2: Linguagem visual: o que é e como se constrói? • Fundamentos da linguagem visual na comunicação • Elementos da linguagem visual: planos, enquadramento, foco, movimento, ângulo, cor, texturas, luz, composição, expressões e gestos comunicam cultura • Fotografia participativa: como envolver a comunidade no processo? • Como a linguagem visual pode ser usada para expressar realidades culturais e sociais Módulo 3: Estética e ética, representação e sensibilidade cultural na fotoetnografia • Correlação entre ética e estética (olhar decolonial) na produção de imagens de povos originários e tradicionais • Sensibilidade cultural: limites e responsabilidades do fotógrafo/pesquisador • Princípios para uma representação respeitosa e justa nas imagens • Abordagem e parâmetros de ferramentas de edição, como Snapseed e Lightroom Módulo 4: Técnicas de fotografia para fotoetnografia • Equipamentos e técnicas recomendadas para capturar imagens em campo • Como preparar uma sessão fotográfica para pesquisa etnográfica • Análise de projetos e exposições fotográficas que abordam povos originários e tradicionais • Discussão sobre impacto social e político das imagens produzidas • Reflexões sobre as metodologias usadas nesses projetos Referências: ACHUTTI, L. E. R. Fotoetnografia da Biblioteca Jardim. Porto Alegre: Editora da UFRGS: Tomo Editorial, 2004. ACHUTTI, L. E. R. Fotoetnografia: um estudo de antropologia visual sobre cotidiano, lixo e trabalho. Porto Alegre: Tomo Editorial, 1997. ACHUTTI, L. E. R., HASSEN, Caderno de campo digital - antropologia em novas mídias. Horiz. antropol. v.10, n.21, Porto Alegre jan./jun. 2004. Acesso em 05/10/2024. BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre fotografia. RJ: Nova Fronteira, 2012. |
||||
Carga Horária: |
12 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Carlos Eduardo de Castro |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |