Atividade

134807 - As doenças significadas pelos doentes: experiências, agências e ativismos

Período da turma: 04/08/2025 a 08/08/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: EMENTA DO CURSO:

O curso será composto por 5 encontros virtuais que serão realizados por meio da ferramenta GoogleMeets, em chamada de vídeo síncrona. Cada aula será dividida em duas partes, sendo a primeira delas teórica, com a ministração de aula expositiva sobre o tema proposto para o encontro e a segunda com debate participativo sobre os temas abordados. Com isso em vista, serão ministradas as seguintes aulas:

Aula 1:
- As doenças como fenômeno sócio-histórico e a importância dessa compreensão para o combate às iniquidades em saúde.
- As pessoas doentes disputando e produzindo significados para as doenças.

Aula 2:
- Epidemia de hiv/aids: o conhecimento médico socialmente situado e a doença narrada pelos doentes.

Aula 3:
- Os doentes co-construindo o enquadramento da doença. Exemplos da fibromialgia e da síndrome pós-pólio com a participação da profa. Dra. Danielle Fialho.

Aula 4:
- Ativismos da aids no Brasil. O caso da ong Paravida no Pará e a religiosidade ativista na Paraíba com a participação do prof. Me. Paulo Henrique Santos e prof. Me. Fernando Domingos.

Aula 5:
- Debate mediado pela profa. Eliza Vianna sobre os conteúdos apresentados durante o curso.
- Avaliação: elaboração de estratégias de acolhimento ao doente; combate à sorofobia e diálogo sobre crenças e valores na construção coletiva do diagnóstico e na experiência do adoecimento.

BIBLIOGRAFIA:

AGUIAR JÚNIOR, F. D.. Movimento aids na Paraíba: respostas coletivas, abertura política, e direitos conquistados (1985-2000). In: Elias Ferreira Veras; Joana Maria Pedro; Benito Bisso Schimdt.. (Org.). (Re)Existências LGBTQI+ e feminismo na ditadura civil-militar e na Redemocratização do Brasil. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2023, v. 1, p. 527-550.

EPSTEIN, Steven. The construction of lay expertise: AIDS activism and the forging of credibility in the reform of clinical trials. Science, technology, & human values, v. 20, n. 4, p. 408-437, 1995.

HARDING, Sandra. Objetividade mais forte para ciências exercidas a partir de baixo de Sandra Harding. Em Construção: arquivos de epistemologia histórica e estudos de ciência, n. 5, 2019.

MOTA, André; SCHRAIBER, Lilia Blima. Medicina sob as lentes da História: reflexões teórico-metodológicas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, p. 1085-1094, 2014.

NASCIMENTO, Dilene Raimundo do; VIANNA, Eliza da Silva; MORAES, Monica Cristina de; SILVA, Danielle Souza Fialho da. O indivíduo, a sociedade e a doença: contexto, representação social e alguns debates na história das doenças. Khronos, São Paulo, Brasil, n. 6, p. 17, 2018.

ROSENBERG, Charles E. The tyranny of diagnosis: specific entities and individual experience. The Milbank Quarterly, v. 80, n. 2, p. 237-260, 2002.

SANTOS, Paulo Henrique Souza dos. A resposta à AIDS na construção do SUS em Belém do Pará: o caso da ONG Paravidda (1992-2003). 2022. 169 f. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) - Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2022.

SILVA, Danielle Souza Fialho da. Narrativas sobre a Síndrome Pós-pólio em associações de pacientes do Brasil e da Espanha nos meios digitais. Caminhos da História, Montes Claros, v. 26, n. 2, p. 136-152, 2021.

VIANNA, Eliza da Silva. “O médico não acreditou que eu tivesse contaminada”: gênero e relação médico-paciente na experiência da Aids. Revista NUPEM, v. 13, n. 29, p. 93-110, 2021.

VIANNA, Eliza da Silva. Aids por elas: experiências soropositivas de mulheres nos anos 1990. 2018. 234 f. Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2018.

VIANNA, Eliza da Silva. " Alguma coisa aconteceu comigo": a experiência soropositiva nas obras de Caio Fernando Abreu e Hervé Guibert (1988-1996). Diálogos, 2022.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: André Mota
Eliza da Silva Vianna


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP