Atividade

134793 - Entre Literatura, Animes e o J-Pop: As representações de Dazai, Ranpo e Sôseki na Cultura Pop

Período da turma: 14/07/2025 a 24/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Aula 01: Homenagem, Plágio, Adaptação ou Apropriação: Como definir a intermidialidade?
Aula 02: Dazai Osamu e suas representações na Cultura Pop
Aula 03: Edogawa Ranpo e seu impacto no gênero thriller, investigativo e policial.
Aula 04: Natsume Sôseki, influências e reverberações atuais de suas obras.

Referências Bibliográficas:

ANSATSU KYÔSHITSU. Direção: KISHI Seiji. Estúdio: Lerche. 2015.
AOI BUNGAKU SERIES. Direção: MORIO Asaka. Estúdio: Madhouse. 2009.
BIBLIA KOSHODÔ NO JIKEN TECHÔ. Fuji TV, 2013. Série
BROTTMAN, M.; Bakhtin and Popular Culture. New Literary History. New Literary History 23(3):765, 1993. < Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/270309806_Bakhtin_and_Popular_Culture >
BROWN, C.S.; Music and Literature, A Comparison of the Arts. Athens: University of Georgia Press, 1948. <Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1768393>
BUNGOU STRAY DOGS. Direção: IGARASHI Takuya. Estúdio: Bones. 2016.
CARVALHAL, T. Intertextualidade: diálogos possíveis. 4ª ed. São Paulo: Ática, 2003.
CERVELLI, F. Ima Deshô: the Vacuum of Immediacy in Contemporary Japanese Literature and Popular Culture. Tese de Doutorado em Filosofia. Universidade de Oxford, 2017. <Disponível em: https://ora.ox.ac.uk/objects/uuid:521d5f5e-d34d-454a- b622 a0454783cf80 >
DAZAI, O. Joseito. In: Dazai Osamu tanpenshû . Edição: Shueisha Bunko. Tóquio: Shueisha, 2021. ISBN 978-4-08-751697-4.
______ Ningen shikkaku. Edição: Bungei Shunju. Tóquio: Bungeishunju, 2017. ISBN 978-4-16-790743-4.
_______ Hashire Merosu. In: Dazai Osamu tanpenshû. Edição: Shueisha Bunko. Tóquio: Shueisha, 2021. ISBN 978-4-08- 751697-4.
_______ Shayô. Edição: Shincho Bunko. Tóquio: Shinchosha, 2020. ISBN 978-4-10-101018-0.
EDOGAWA, R. Ranpo kessakusen. Edição: Kobunsha Bunko . Tóquio: Kobunsha, 2021. ISBN 978-4-334-79256-1.
FLÜLÖP, M. Culture Shock and the Birth of the Modern Japanese novel: Natsume Soseki In: Berg, W., Éigeartaigh, A. (eds)
Exploring Transculturalism. VS Verlag für Sozialwissenschaften. 2010 Disponível em:https://doi.org/10.1007/978-3-531-
92440-3_5 Acesso em: 19/10/2024
GEKKAN SHÔJO NOZAKI-KUN. Direção: YAMAZAKI Mitsue. Estúdio: Doga Kobo. 2014. Série
GINTAMA. Direção: TAKAMATSU, Shinji. Estúdio: Sunrise. 2006.
HOSHINO, Y. Bungô to Arukemisuto. Tóquio: Kadokawa, 2016.
HOWE, A. Murder Most Modern: Detective Fiction and Japanese Culture. Jefferson Vol. 27, Iss. 2, (Fall 2009): 113-115.
HUTCHEON, L. A Theory of Adaptation. New York: Routledge, 2006.
HYOUKA. Direção: TAKEMOTO, Yasuhiro. Estúdio: Kyoto Animation. 2012.
ISHIDA, S. Tôkyô kushû. Tóquio: Shueisha, 2011–2014. 14 vols.
KAWANA, K.K.; Ficção e realidade nas obras de Dazai Osamu. Estudos Japoneses, n. 33, p. 35-44, 2013. <Disponível em:https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i33p35-44>
KAWANA, S. Undercover agents of modernity: Sleuthing *city, colony, and body in Japanese detective fiction. University of Pennsylvania Dissertations & Theses,  2003. 3095898.
KUROTOKAGE. Fuji TV, 2015. Filme.
LOVE LIVE! SUNSHINE!! Direção: SAKAI, Kazuo. Estúdio: Sunrise. 2016. Série
MITSUI, T. et al; Popular Music Intercultural Interpretations. International Association for the Study of Popular Music and Kanazawa University Press. 1998.
NATSUME YÛJIN-CHÔ. Direção: OMORI, Takahiro. Estúdio: Brain's Base. 2008. Série
NATSUME SÔSEKI NO TSUMA. Direção: MIYAKE, Mitsuyuki. NHK. 2016. Série
NATSUME, S. Botchan. Edição: Iwanami Bunko. Tóquio: Iwanami Shoten, 2019. ISBN 978-4-00-310122-3.
____________. Kokoro. Edição: Shincho Bunko. Tóquio: Shinchosha, 2013. ISBN 978-4-10-101013-5.
___________. Wagahai wa neko de aru. Edição: Kadokawa Bunko. Tóquio: Kadokawa, 2020. 3 vols. ISBN 978-4-04-109101-
4.
NOMURA, M. Bungaku shôjo. Tóquio: Enterbrain, 2006. 8 vols.
OURAN HIGH SCHOOL HOST CLUB. Direção: IGARASHI Takuya. Estúdio: Bones. 2006.
RAMPO KITAN: GAME OF LAPLACE. Direção: KISHI, Seiji. Estúdio: Lerche. 2015.
SAKAMICHI NO APOLLON. Direção: WATANABE, Shinichirou. Estúdio: MAPPA. 2012.
SAYONARA ZETSUBÔ SENSEI. Direção: SHINBO, Akiyuki. Estúdio: Shaft. 2007.
SHILOH, I. Adaptation, Intertextuality, and the Endless Deferral of Meaning: Memento. M/C Journal, 10(2). 2007.
SHINREI TANTEI YAKUMO. Direção: YAMAMOTO Kiyoshi. Estúdio: Bee Train. 2010.
STEINBERG, M.; Anime’s Media Mix: Franchising Toys and Characters in Japan. Minneapolis, MN: University of Minnesota Press. 2012.
TRICKSTER. Direção: MUKAI, Masahiro. Estúdio: TMS Entertainment. 2016.
TSUKI GA KIREI. Direção: KISHI, Seiji. Estúdio: Feel. 2017.
YU, C.; Japanese Anime Idol Music in the Media Mix: A Case Study of the Love Live Idols. Dissertação de Mestrado em Música. Universidade da California, San Diego, 2021. <Disponível em: https://escholarship.org/uc/item/2m63z7dr>

Carga Horária:

8 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Caroline Sakamoto Yonamine


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP