134793 - Entre Literatura, Animes e o J-Pop: As representações de Dazai, Ranpo e Sôseki na Cultura Pop |
Período da turma: | 14/07/2025 a 24/07/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Aula 01: Homenagem, Plágio, Adaptação ou Apropriação: Como definir a intermidialidade?
Aula 02: Dazai Osamu e suas representações na Cultura Pop Aula 03: Edogawa Ranpo e seu impacto no gênero thriller, investigativo e policial. Aula 04: Natsume Sôseki, influências e reverberações atuais de suas obras. Referências Bibliográficas: ANSATSU KYÔSHITSU. Direção: KISHI Seiji. Estúdio: Lerche. 2015. AOI BUNGAKU SERIES. Direção: MORIO Asaka. Estúdio: Madhouse. 2009. BIBLIA KOSHODÔ NO JIKEN TECHÔ. Fuji TV, 2013. Série BROTTMAN, M.; Bakhtin and Popular Culture. New Literary History. New Literary History 23(3):765, 1993. < Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/270309806_Bakhtin_and_Popular_Culture > BROWN, C.S.; Music and Literature, A Comparison of the Arts. Athens: University of Georgia Press, 1948. <Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1768393> BUNGOU STRAY DOGS. Direção: IGARASHI Takuya. Estúdio: Bones. 2016. CARVALHAL, T. Intertextualidade: diálogos possíveis. 4ª ed. São Paulo: Ática, 2003. CERVELLI, F. Ima Deshô: the Vacuum of Immediacy in Contemporary Japanese Literature and Popular Culture. Tese de Doutorado em Filosofia. Universidade de Oxford, 2017. <Disponível em: https://ora.ox.ac.uk/objects/uuid:521d5f5e-d34d-454a- b622 a0454783cf80 > DAZAI, O. Joseito. In: Dazai Osamu tanpenshû . Edição: Shueisha Bunko. Tóquio: Shueisha, 2021. ISBN 978-4-08-751697-4. ______ Ningen shikkaku. Edição: Bungei Shunju. Tóquio: Bungeishunju, 2017. ISBN 978-4-16-790743-4. _______ Hashire Merosu. In: Dazai Osamu tanpenshû. Edição: Shueisha Bunko. Tóquio: Shueisha, 2021. ISBN 978-4-08- 751697-4. _______ Shayô. Edição: Shincho Bunko. Tóquio: Shinchosha, 2020. ISBN 978-4-10-101018-0. EDOGAWA, R. Ranpo kessakusen. Edição: Kobunsha Bunko . Tóquio: Kobunsha, 2021. ISBN 978-4-334-79256-1. FLÜLÖP, M. Culture Shock and the Birth of the Modern Japanese novel: Natsume Soseki In: Berg, W., Éigeartaigh, A. (eds) Exploring Transculturalism. VS Verlag für Sozialwissenschaften. 2010 Disponível em:https://doi.org/10.1007/978-3-531- 92440-3_5 Acesso em: 19/10/2024 GEKKAN SHÔJO NOZAKI-KUN. Direção: YAMAZAKI Mitsue. Estúdio: Doga Kobo. 2014. Série GINTAMA. Direção: TAKAMATSU, Shinji. Estúdio: Sunrise. 2006. HOSHINO, Y. Bungô to Arukemisuto. Tóquio: Kadokawa, 2016. HOWE, A. Murder Most Modern: Detective Fiction and Japanese Culture. Jefferson Vol. 27, Iss. 2, (Fall 2009): 113-115. HUTCHEON, L. A Theory of Adaptation. New York: Routledge, 2006. HYOUKA. Direção: TAKEMOTO, Yasuhiro. Estúdio: Kyoto Animation. 2012. ISHIDA, S. Tôkyô kushû. Tóquio: Shueisha, 2011–2014. 14 vols. KAWANA, K.K.; Ficção e realidade nas obras de Dazai Osamu. Estudos Japoneses, n. 33, p. 35-44, 2013. <Disponível em:https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i33p35-44> KAWANA, S. Undercover agents of modernity: Sleuthing *city, colony, and body in Japanese detective fiction. University of Pennsylvania Dissertations & Theses, 2003. 3095898. KUROTOKAGE. Fuji TV, 2015. Filme. LOVE LIVE! SUNSHINE!! Direção: SAKAI, Kazuo. Estúdio: Sunrise. 2016. Série MITSUI, T. et al; Popular Music Intercultural Interpretations. International Association for the Study of Popular Music and Kanazawa University Press. 1998. NATSUME YÛJIN-CHÔ. Direção: OMORI, Takahiro. Estúdio: Brain's Base. 2008. Série NATSUME SÔSEKI NO TSUMA. Direção: MIYAKE, Mitsuyuki. NHK. 2016. Série NATSUME, S. Botchan. Edição: Iwanami Bunko. Tóquio: Iwanami Shoten, 2019. ISBN 978-4-00-310122-3. ____________. Kokoro. Edição: Shincho Bunko. Tóquio: Shinchosha, 2013. ISBN 978-4-10-101013-5. ___________. Wagahai wa neko de aru. Edição: Kadokawa Bunko. Tóquio: Kadokawa, 2020. 3 vols. ISBN 978-4-04-109101- 4. NOMURA, M. Bungaku shôjo. Tóquio: Enterbrain, 2006. 8 vols. OURAN HIGH SCHOOL HOST CLUB. Direção: IGARASHI Takuya. Estúdio: Bones. 2006. RAMPO KITAN: GAME OF LAPLACE. Direção: KISHI, Seiji. Estúdio: Lerche. 2015. SAKAMICHI NO APOLLON. Direção: WATANABE, Shinichirou. Estúdio: MAPPA. 2012. SAYONARA ZETSUBÔ SENSEI. Direção: SHINBO, Akiyuki. Estúdio: Shaft. 2007. SHILOH, I. Adaptation, Intertextuality, and the Endless Deferral of Meaning: Memento. M/C Journal, 10(2). 2007. SHINREI TANTEI YAKUMO. Direção: YAMAMOTO Kiyoshi. Estúdio: Bee Train. 2010. STEINBERG, M.; Anime’s Media Mix: Franchising Toys and Characters in Japan. Minneapolis, MN: University of Minnesota Press. 2012. TRICKSTER. Direção: MUKAI, Masahiro. Estúdio: TMS Entertainment. 2016. TSUKI GA KIREI. Direção: KISHI, Seiji. Estúdio: Feel. 2017. YU, C.; Japanese Anime Idol Music in the Media Mix: A Case Study of the Love Live Idols. Dissertação de Mestrado em Música. Universidade da California, San Diego, 2021. <Disponível em: https://escholarship.org/uc/item/2m63z7dr> |
||||
Carga Horária: |
8 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Caroline Sakamoto Yonamine |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |