Atividade

134790 - Como editar um periódico científico: formação e capacitação de equipes editoriais

Período da turma: 05/07/2025 a 02/08/2025

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Descrição: Metodologia
O curso adotará uma abordagem teórico-prática, contemplando atividades síncronas e assíncronas. As atividades síncronas se dividem em dois momentos: primeiro, a exposição teórica do assunto, seguida de estudos de caso de situações reais do cotidiano editorial; depois, o estímulo à participação e troca de experiências entre os participantes. As atividades assíncronas consistem em leituras dirigidas e elaboração de produtos editoriais.

Cronograma
As aulas serão realizadas entre julho e agosto, aos sábados, das 9h às 12h. O conteúdo divide-se em dez blocos:
1) Fundamentos e estrutura organizacional de periódicos científicos
2) Políticas editoriais e critérios de publicação
3) O fluxo editorial e a gestão dos processos de avaliação e publicação de manuscritos
4) Aspectos éticos na edição científica
5) Divulgação científica e estratégias de visibilidade editorial
6) A internacionalização de periódicos científicos
7) Diversidade e equidade na editoria científica
8) Princípios da Ciência Aberta e como adotá-los
9) Novos temas e problemas da editoria científica
10) Competências e desenvolvimento profissional do editor

Conteúdo programático


Aula 1. Sábado, 05/07 – 9h às 12h.

Bloco 1. Fundamentos e estrutura organizacional dos periódicos científicos
1.1. Panorama histórico dos periódicos científicos;
1.2. Tipos de periódicos e suas especificidades: o que uma revista científica pode publicar;
1.3. A autoria do texto científico e a Taxonomia CRediT;
1.4. Estrutura organizacional de uma revista científica: equipe editorial, conselho científico, corpo de pareceristas, terceirização de serviços;
1.5. Funções e responsabilidades da equipe editorial: prospecção e capacitação de editores; distribuição de papéis, gestão editorial;

Bloco 2. Políticas editoriais e critérios de publicação
2.1. Dados básicos de uma revista científica: nome e afiliação institucional, registro ISSN, sistemas de gerenciamento de submissões e de hospedagem de revistas (plataforma Open Journal System – OJS).
2.2. Desenvolvimento de documentos normativos: foco e escopo editorial, políticas editoriais, diretrizes para autores, normas de submissão, critérios de aceite e de recusa de manuscritos;
2.3. Seções e políticas de seção: documentos indexáveis e não indexáveis;
2.4. Elaboração do projeto gráfico de uma revista científica;
2.5. Capacitação da equipe editorial e divisão de tarefas;
2.6. Plano de Desenvolvimento Editorial e sustentabilidade operacional e financeira de periódicos;
2.7. Políticas de direitos autorais, de conflito de interesse e de retratação;
2.8. Políticas de dados de pesquisa, de acesso e de uso;
2.9. Políticas de preservação digital e arquivamento;
2.10. Políticas de licenciamento e de privacidade;
2.11. Taxas de submissão, processamento e publicação.

Aula 2. Sábado, 12/07 – 9h às 12h.

Bloco 3. O fluxo editorial e a gestão dos processos de avaliação e publicação de manuscritos
3.1. Configuração do sistema de gerenciamento de submissões (plataforma OJS);
3.2. Etapas do fluxo editorial: da submissão à publicação;
3.3. Procedimentos da triagem inicial (avaliação desk review); da avaliação (simples/duplo/ triplo-cega ou avaliação aberta); da revisão autoral; da editoração e da publicação;
3.4. Uso de ferramentas para identificação de plágio, autoplágio, similaridades e textos éditos;
3.5. Constituição de um corpo de pareceristas, criação de um formulário de avaliação, comunicação com avaliadores, leitura e interpretação de pareceres;
3.6. Conversão de arquivos para PDF; marcação XML; preenchimento e padronização de metadados, revisão de plotter (se houver);
3.7. Pós-publicação: correções, erratas, retratações, divulgação e monitoramento de métricas.

Bloco 4: Aspectos éticos na edição científica
4.1. Códigos de conduta e a integridade ética na editoria científica;
4.2. Boas práticas para autores, pareceristas e equipe editorial;
4.3. Identificação e tratamento de má conduta e desvios éticos;
4.4. Gestão de conflitos de interesse;
4.5. Políticas de correção e de retratação;

Aula 3. Sábado, 19/07 – 9h às 12h.

Bloco 5: Divulgação científica e estratégias de visibilidade editorial
5.1. Participação em redes sociais acadêmicas;
5.2. Criação e gerenciamento de redes sociais;
5.3. Veículos de divulgação científica e contato com a grande imprensa;
5.4. Outros produtos editoriais: blogs, newsletters, eventos.

Bloco 6: A internacionalização de periódicos científicos
6.1. Multilinguismo na publicação de manuscritos;
6.2. Questões de tradução: de trabalhos, da interface do sistema de gerenciamento de manuscritos, dos processos de avaliação e revisão de textos;
6.3. Internacionalização do conselho científico, da equipe editorial, do corpo de pareceristas e dos autores;
6.4. Estratégias para indexação em repositórios e bases de dados internacionais.

Aula 4. Sábado, 26/07 – 9h às 12h.

Bloco 7: Diversidade e equidade na editoria científica
7.1. Os Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade);
7.2. A equidade de sexo e gênero na pesquisa (Diretrizes SAGER – Sex and Gender Equity in Research);
7.3. A endogenia acadêmica;
7.4. O estímulo ao fortalecimento de redes regionais, nacionais e internacionais de pesquisadores e fóruns de editores.

Bloco 8: Princípios da Ciência Aberta e como adotá-los
8.1. A Ciência Aberta e seu impacto na publicação científica;
8.2. Taxonomia da Ciência Aberta: acesso aberto, dados abertos, reprodutibilidade aberta das pesquisas, avaliação aberta, políticas abertas;
8.3. Preprints e sua integração no processo editorial;
8.4. Modalidades de revisão por pares aberta;
8.5. Gestão de dados científicos e repositórios de dados.

Aula 5. Sábado, 02/08 – 9h às 12h.

Bloco 9: Novos temas e problemas da editoria científica
9.1. Inteligência artificial generativa: diretrizes para uso ético;
9.2. O fim da revista científica: do formato revista ao fluxo contínuo;
9.3. Novas métricas e avaliação de impacto: critérios bibliométricos, altimétricos e impacto social;
9.4. Integração ORCiD e outros identificadores acadêmicos persistentes;
9.5. Participação em editais de financiamento de revistas científicas e transparência de custos;
9.6. Visibilidade e valorização do trabalho de equipes editoriais;
9.7. Reconhecimento formal do trabalho de pareceristas;
9.8. O “fim” do Qualis Periódicos.

Bloco 10: Competências e desenvolvimento profissional do editor
10.1. Princípios básicos de preparação de texto e revisão textual para equipes editoriais;
10.2. Princípios básicos de editoração e design de produtos editoriais;
10.3. A formação continuada de editores e equipes;
10.4. Ferramentas para gestão e otimização do trabalho editorial.

Ministrante
Eduardo Marinho da Silva [http://lattes.cnpq.br/1166924688195273] é graduado em Letras, com habilitação em Português (Bacharelado e Licenciatura), pela Universidade de São Paulo e mestre em Literatura Brasileira pela mesma instituição. Atualmente, é aluno de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da USP, membro da equipe editorial da Opiniães – Revista dos Alunos de Literatura Brasileira e editor-chefe na Revista Brasileira de Estudos da Homocultura. Atuou como editor-assistente nos periódicos Teresa – Revista de Literatura Brasileira e Novos Estudos Cebrap, como revisor e preparador de textos, e como professor de literatura e redação para o Ensino Médio. E-mail: marinhoems@gmail.com.

Referências bibliográficas

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PRÍNCIPE, Eloísa; RODE, Sigmar de Mello (org.). Comunicação científica aberta. Rio de Janeiro: Ibict, 2022.

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SILVEIRA, Lúcia da; SILVA, Fabiano Couto Corrêa da (org.). Gestão editorial de periódicos científicos: tendências e boas práticas. Florianópolis: BU Publicações; Edições do Bosque/UFSC, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208691. Acesso em: 4 mai. 2025.

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Recursos online
ABCD – Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP – https://www.abcd.usp.br
ABEC – Associação Brasileira de Editores Científicos – https://www.abecbrasil.org.br
Academia.edu – https://www.academia.edu
Almetric – https://www.altmetric.com
cOAlition S – https://www.coalition-s.org
Cariniana – Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital – https://cariniana.ibict.br
COPE (Committee on Publication Ethics) – https://publicationethics.org
CopySpider – https://copyspider.com.br
Counsil of Science Editors – https://www.councilscienceeditors.org
DOI – Digital Object Identifier – https://www.doi.org
Directory of Open Access Journals (DOAJ) – https://doaj.org
Dimensions – https://www.dimensions.ai
Elsevier for Editors – https://www.elsevier.com/editor
EmeRI – Emerging Research Information – https://preprints.ibict.br/sobrePreprint.jsp
Google Scholar – https://scholar.google.com.br
Harvard Dataverse – https://dataverse.harvard.edu
iThenticate – https://www.ithenticate.com
Manuelzão – Portal brasileiro para revistas científicas – http://manuelzao.ibict.br
Miguilim – Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras – https://miguilim.ibict.br
Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto – https://oasisbr.ibict.br
Open Journal Systems (OJS) – https://pkp.sfu.ca/software/ojs
ORCiD – https://orcid.org
Think. Check. Submit. – https://thinkchecksubmit.org

Carga Horária:

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Vagas oferecidas: 150
 
Ministrantes: Eduardo Marinho da Silva


 
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