134790 - Como editar um periódico científico: formação e capacitação de equipes editoriais |
Período da turma: | 05/07/2025 a 02/08/2025
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Descrição: | Metodologia
O curso adotará uma abordagem teórico-prática, contemplando atividades síncronas e assíncronas. As atividades síncronas se dividem em dois momentos: primeiro, a exposição teórica do assunto, seguida de estudos de caso de situações reais do cotidiano editorial; depois, o estímulo à participação e troca de experiências entre os participantes. As atividades assíncronas consistem em leituras dirigidas e elaboração de produtos editoriais. Cronograma As aulas serão realizadas entre julho e agosto, aos sábados, das 9h às 12h. O conteúdo divide-se em dez blocos: 1) Fundamentos e estrutura organizacional de periódicos científicos 2) Políticas editoriais e critérios de publicação 3) O fluxo editorial e a gestão dos processos de avaliação e publicação de manuscritos 4) Aspectos éticos na edição científica 5) Divulgação científica e estratégias de visibilidade editorial 6) A internacionalização de periódicos científicos 7) Diversidade e equidade na editoria científica 8) Princípios da Ciência Aberta e como adotá-los 9) Novos temas e problemas da editoria científica 10) Competências e desenvolvimento profissional do editor Conteúdo programático Aula 1. Sábado, 05/07 – 9h às 12h. Bloco 1. Fundamentos e estrutura organizacional dos periódicos científicos 1.1. Panorama histórico dos periódicos científicos; 1.2. Tipos de periódicos e suas especificidades: o que uma revista científica pode publicar; 1.3. A autoria do texto científico e a Taxonomia CRediT; 1.4. Estrutura organizacional de uma revista científica: equipe editorial, conselho científico, corpo de pareceristas, terceirização de serviços; 1.5. Funções e responsabilidades da equipe editorial: prospecção e capacitação de editores; distribuição de papéis, gestão editorial; Bloco 2. Políticas editoriais e critérios de publicação 2.1. Dados básicos de uma revista científica: nome e afiliação institucional, registro ISSN, sistemas de gerenciamento de submissões e de hospedagem de revistas (plataforma Open Journal System – OJS). 2.2. Desenvolvimento de documentos normativos: foco e escopo editorial, políticas editoriais, diretrizes para autores, normas de submissão, critérios de aceite e de recusa de manuscritos; 2.3. Seções e políticas de seção: documentos indexáveis e não indexáveis; 2.4. Elaboração do projeto gráfico de uma revista científica; 2.5. Capacitação da equipe editorial e divisão de tarefas; 2.6. Plano de Desenvolvimento Editorial e sustentabilidade operacional e financeira de periódicos; 2.7. Políticas de direitos autorais, de conflito de interesse e de retratação; 2.8. Políticas de dados de pesquisa, de acesso e de uso; 2.9. Políticas de preservação digital e arquivamento; 2.10. Políticas de licenciamento e de privacidade; 2.11. Taxas de submissão, processamento e publicação. Aula 2. Sábado, 12/07 – 9h às 12h. Bloco 3. O fluxo editorial e a gestão dos processos de avaliação e publicação de manuscritos 3.1. Configuração do sistema de gerenciamento de submissões (plataforma OJS); 3.2. Etapas do fluxo editorial: da submissão à publicação; 3.3. Procedimentos da triagem inicial (avaliação desk review); da avaliação (simples/duplo/ triplo-cega ou avaliação aberta); da revisão autoral; da editoração e da publicação; 3.4. Uso de ferramentas para identificação de plágio, autoplágio, similaridades e textos éditos; 3.5. Constituição de um corpo de pareceristas, criação de um formulário de avaliação, comunicação com avaliadores, leitura e interpretação de pareceres; 3.6. Conversão de arquivos para PDF; marcação XML; preenchimento e padronização de metadados, revisão de plotter (se houver); 3.7. Pós-publicação: correções, erratas, retratações, divulgação e monitoramento de métricas. Bloco 4: Aspectos éticos na edição científica 4.1. Códigos de conduta e a integridade ética na editoria científica; 4.2. Boas práticas para autores, pareceristas e equipe editorial; 4.3. Identificação e tratamento de má conduta e desvios éticos; 4.4. Gestão de conflitos de interesse; 4.5. Políticas de correção e de retratação; Aula 3. Sábado, 19/07 – 9h às 12h. Bloco 5: Divulgação científica e estratégias de visibilidade editorial 5.1. Participação em redes sociais acadêmicas; 5.2. Criação e gerenciamento de redes sociais; 5.3. Veículos de divulgação científica e contato com a grande imprensa; 5.4. Outros produtos editoriais: blogs, newsletters, eventos. Bloco 6: A internacionalização de periódicos científicos 6.1. Multilinguismo na publicação de manuscritos; 6.2. Questões de tradução: de trabalhos, da interface do sistema de gerenciamento de manuscritos, dos processos de avaliação e revisão de textos; 6.3. Internacionalização do conselho científico, da equipe editorial, do corpo de pareceristas e dos autores; 6.4. Estratégias para indexação em repositórios e bases de dados internacionais. Aula 4. Sábado, 26/07 – 9h às 12h. Bloco 7: Diversidade e equidade na editoria científica 7.1. Os Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade); 7.2. A equidade de sexo e gênero na pesquisa (Diretrizes SAGER – Sex and Gender Equity in Research); 7.3. A endogenia acadêmica; 7.4. O estímulo ao fortalecimento de redes regionais, nacionais e internacionais de pesquisadores e fóruns de editores. Bloco 8: Princípios da Ciência Aberta e como adotá-los 8.1. A Ciência Aberta e seu impacto na publicação científica; 8.2. Taxonomia da Ciência Aberta: acesso aberto, dados abertos, reprodutibilidade aberta das pesquisas, avaliação aberta, políticas abertas; 8.3. Preprints e sua integração no processo editorial; 8.4. Modalidades de revisão por pares aberta; 8.5. Gestão de dados científicos e repositórios de dados. Aula 5. Sábado, 02/08 – 9h às 12h. Bloco 9: Novos temas e problemas da editoria científica 9.1. Inteligência artificial generativa: diretrizes para uso ético; 9.2. O fim da revista científica: do formato revista ao fluxo contínuo; 9.3. Novas métricas e avaliação de impacto: critérios bibliométricos, altimétricos e impacto social; 9.4. Integração ORCiD e outros identificadores acadêmicos persistentes; 9.5. Participação em editais de financiamento de revistas científicas e transparência de custos; 9.6. Visibilidade e valorização do trabalho de equipes editoriais; 9.7. Reconhecimento formal do trabalho de pareceristas; 9.8. O “fim” do Qualis Periódicos. Bloco 10: Competências e desenvolvimento profissional do editor 10.1. Princípios básicos de preparação de texto e revisão textual para equipes editoriais; 10.2. Princípios básicos de editoração e design de produtos editoriais; 10.3. A formação continuada de editores e equipes; 10.4. Ferramentas para gestão e otimização do trabalho editorial. Ministrante Eduardo Marinho da Silva [http://lattes.cnpq.br/1166924688195273] é graduado em Letras, com habilitação em Português (Bacharelado e Licenciatura), pela Universidade de São Paulo e mestre em Literatura Brasileira pela mesma instituição. Atualmente, é aluno de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da USP, membro da equipe editorial da Opiniães – Revista dos Alunos de Literatura Brasileira e editor-chefe na Revista Brasileira de Estudos da Homocultura. Atuou como editor-assistente nos periódicos Teresa – Revista de Literatura Brasileira e Novos Estudos Cebrap, como revisor e preparador de textos, e como professor de literatura e redação para o Ensino Médio. E-mail: marinhoems@gmail.com. Referências bibliográficas ALBAGLI, Sarita; CLINIO, Anne; RAYCHTOCK, Sabryna. Ciência Aberta: correntes interpretativas e tipos de ação. Liinc em Revista, v. 10, n. 2, 2014. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v10i2.749. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3593. Acesso em: 11 mai. 2025. ALBAGLI, Sarita; MACIEL, Maria Lucia; ABDO, Alexandre Hannud (org.). Ciência Aberta, questões abertas. Brasília: Ibict; Rio de Janeiro: Unirio, 2015. ANDRADE, Rebeca de Moura; MURIEL-TORRADO, Enrique Muriel. Declarações de acesso aberto e a lei de direitos autorais brasileira. Reciis: Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 11, p. 1-5, 2017. 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Recursos online ABCD – Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP – https://www.abcd.usp.br ABEC – Associação Brasileira de Editores Científicos – https://www.abecbrasil.org.br Academia.edu – https://www.academia.edu Almetric – https://www.altmetric.com cOAlition S – https://www.coalition-s.org Cariniana – Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital – https://cariniana.ibict.br COPE (Committee on Publication Ethics) – https://publicationethics.org CopySpider – https://copyspider.com.br Counsil of Science Editors – https://www.councilscienceeditors.org DOI – Digital Object Identifier – https://www.doi.org Directory of Open Access Journals (DOAJ) – https://doaj.org Dimensions – https://www.dimensions.ai Elsevier for Editors – https://www.elsevier.com/editor EmeRI – Emerging Research Information – https://preprints.ibict.br/sobrePreprint.jsp Google Scholar – https://scholar.google.com.br Harvard Dataverse – https://dataverse.harvard.edu iThenticate – https://www.ithenticate.com Manuelzão – Portal brasileiro para revistas científicas – http://manuelzao.ibict.br Miguilim – Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras – https://miguilim.ibict.br Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto – https://oasisbr.ibict.br Open Journal Systems (OJS) – https://pkp.sfu.ca/software/ojs ORCiD – https://orcid.org Think. 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