134789 - Laboratório Fronteiras Permeáveis |
Período da turma: | 07/07/2025 a 08/08/2025
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Descrição: | EMENTA:
O Laboratório Fronteiras Permeáveis propõe a recuperação da vivência direta do corpo no espaço-tempo como forma de pesquisa estética, treino artístico e desenvolvimento ético. A prática coletiva multidisciplinar é o principal eixo de trabalho. Através de experiências de intervenção no espaço, os elementos da conformação espaço-visual e dinâmica da cena apresentam-se ao participante por presença, constituindo-se em mote para a ação coletiva criadora. A investigação é realizada sobre diversas mídias. Por meio da ativação dos sentidos perceptivos pessoais, assim como a contínua ação e reflexão em grupo, pretende-se produzir mecanismos de análise e criação que sejam autônomos e próprios a cada participante. Dessa forma, desenvolver a habilidade pessoal ao trabalho artístico, assim como a disposição ao trabalho coletivo. A discussão engloba definições sobre os meios de percepção e compreensão sobre as coisas do mundo; revê questões relativas à produção de sentido frente à potencialidade dessa percepção e propõe, desenvolvendo o método, abrir espaço para outras instâncias de sensibilidade envolvidas na convivência junto à matéria. Entre exercícios de ativação corpo-sensorial e criação, a composição da vivência é reformulada a cada edição a partir dos seguintes módulos: 1. Da experiência à forma – Laboratório performativo Em ambiente de laboratório multimídia, materiais de uso cotidiano são disponibilizados aos participantes para a fabricação do lugar, assim como recursos de iluminação, sonorização e equipamentos de captação e projeção da imagem. As experimentações conduzidas com o uso mínimo da palavra, intercalam a construção, observação e ensaios corporais. A base do trabalho é a improvisação. A cada exercício, elementos essenciais do desenho do espaço serão o ponto de partida para o desenvolvimento de uma instalação, no qual os participantes revezam-se nas posições de construtores, iluminadores, sonoplastas, atuantes e espectadores. Livre de pretextos interpretativos, o praticante constrói e ilumina; experimenta e observa; cria o movimento e gesto; relaciona-se com o parceiro, observa o fazer do outro. Na escala do corpo, sob os efeitos da luz e som, contando com a colaboração de artistas convidados, materiais e equipamentos são manipulados e articulados pelo coletivo na construção do lugar-cena: locus da experiência estética ou agente propulsor à mesma? Um espetáculo imprevisto é fabricado a cada sessão, contando com a colaboração de artistas convidados. A investigação é realizada em meio a diversas mídias. 2. Da arquitetura e o habitante – Laboratório em deriva Retirado da situação de isolamento proposto no módulo anterior, o participante é convidado a comparecer como visitante-pesquisador a local público, reconhecendo-se como parte integrante do universo particular do lugar e da cidade em que vive. Depois da abstração, a realidade; depois do isolamento, a convivência junto aos elementos conformativos do espaço presentes na matéria do cotidiano; depois do grupo constituído como tal, o contato junto aos habitantes de um território específico, uma comunidade. 3. Desenho do espaço, uma linguagem A reflexão conceitual finaliza a experiência, sendo o debate alimentado pela revisão do material produzido. Em algumas edições, este módulo compreendeu a construção de projeto audiovisual e/ou instalação espaço-audiovisual. Seja por reflexão teórica ou artística, o ciclo se fecha. 4. Documentação, produção artística e cartografia Além da fatura in loco, efêmera por excelência, a proposta produz inúmeros artigos documentais do processo, além de obras realizadas em edição a ela, novamente em sistema colaborativo junto a artistas convidados. CARGA HORÁRIA: O curso terá um total 70 horas, assim distribuídas de acordo com os módulos de 1 a 4 acima discriminados: 1. "Jogos" no CTR ESTUDIO A da ECA - 20h teórico-práticas 2. "Derivas" nas proximidades da FAU-Maranhão - 10h práticas 3. "Aulas" na FAU-Maranhão - 10h teóricas 4. "Projeto e Construção" na FAU-Butantã - 30h práticas BIBLIOGRAFIA ALBERS, J. A interação da cor. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009. APPIA, A. A Obra de Arte Viva. Lisboa: Ed. Arcádia, s/d. CARERI, F. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: G. Gili, 2013. DEWEY, J. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010. FÉRAL, J. Teatro, teoria y prática: meas allá de leas fronteras. Buenos Aires: Galerna, 2004. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2009. GOETHE, J. W. Doutrina das cores. São Paulo: Nova Alexandria, 1993. GORNI, GREINER, C. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005. GROPIUS, W. The Theater of the BAUHAUS. (SCHLEMMER, O.; MOHOLY-NAGY, L. MOLNAR, F). London: Eyre Methuen, 1979. GUMBRECHT, H.U. A produção de presença, o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto, 2010. HAMBURGER, A. I; KATZ, R. Flávio Império. São Paulo: Editora EDUSP, 1999 HAMBURGER, V. Arte em cena: a direção de arte no cinema brasileiro. São Paulo: Senac, 2014b. |
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Carga Horária: |
70 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 23 | ||||
Ministrantes: |
Antoine Nicolas Gonod D'Artemare Daniel Bassan Petry Luis Antonio Jorge Vera Império Hamburger |
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