Atividade

134633 - Inglês para pós-graduandos: reading, speaking, listening e writing - Nível intermediário

Período da turma: 11/08/2025 a 01/12/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Apresentação do curso: Conteúdo ministrado em inglês, voltado para o desenvolvimento de habilidades orais e escritas em contexto acadêmico, com foco em breves apresentações acadêmicas, e produção de breves textos escritos.

Modalidade: Remoto

Objetivos Gerais: Desenvolver habilidades linguísticas necessárias para a produção e compreensão de discursos acadêmicos.

Objetivos Específicos:
● Estudar tempos verbais, sintagmas nominais, uso da voz passiva, vocabulário acadêmico, conjunções.
● Estudar organização de publicações acadêmicas.
● Conscientizar elementos de pronúncia para desenvolvimento da própria oralidade.
● Compreender falas de apresentadores de diferentes nacionalidades em breves relatos de pesquisa.
● Interpretar apresentações acadêmicas e não acadêmicas, gravadas em vídeos.
● Elaborar apresentação oral do próprio trabalho acadêmico.
● Estudar estruturas de abstracts e produzir o próprio abstract.

Justificativa: As divulgações oral e escrita de trabalhos científicos em língua inglesa, assim como a atualização de conhecimentos possibilitada por conferências internacionais, são frequentemente exigidos da comunidade acadêmica. O programa proposto nesse curso apresenta conteúdo que facilita o desenvolvimento linguístico para atender a essas demandas.

Conteúdo Programático:
● Prática oral para desenvolvimento de fluência.
● Desenvolvimento de pronúncia e prática oral.
● Estudo e compreensão de apresentações orais (TED talks e 3- Minute Thesis)
● Desenvolvimento e apresentação de breves exposições orais.
● Diferenças entre inglês acadêmico e não acadêmico.
● Estudo de termos e estruturas em textos acadêmicos (tempos verbais, conjunções, sintagmas nominais).
● Estudo e produção de textos descritivos e abstract da própria área.

Metodologia: O ensino será remoto, com utilização das ferramentas Google Classroom (atividades acessadas no tempo escolhido pelo aluno) e Google Meet (comunicação simultânea entre professora e alunos).

Avaliação: O aluno será avaliado por meio de trabalhos individuais feitos durante o horário da aula e extraclasse.

Critérios para aprovação: 75% das atividades online síncronas e nota final mínima 7,0 nos trabalhos orais e escritos.

Frequência mínima: Os alunos devem estar presentes em 75% das atividades online síncronas. As gravações das aulas não serão disponibilizadas aos alunos que não puderem participar das videoconferências, pois a participação síncrona de todos é fundamental no processo de aprendizagem e avaliação.

Pré-requisitos: Nível de inglês para ingresso no minímo B1 https://www.britishcouncil.es/en/english/levels/b1 ou ter estudado de quatro a seis semestres de inglês.

Pré-requisitos técnicos:
 Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo.
 Computador com câmera e microfone em bom funcionamento.
 Público USP deve ter E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet.
 Público externo à USP deve também possuir Gmail e receberá convite da professora para entrar na sala virtual.

Bibliografia:

AZAR, B. S.Understanding and Using English Grammar. Third Edition. New York: Longman, 1999.
SCHUSTER, Ethel et.al. Writing Scientific Papers in English Successfully. Your complete roadmap. Compacta, Gráfica e Editora: São Carlos, Brasil, 2014.
SWALES, John & FEAK, Christine. Academic Writing for Graduate Students. Essential Tasks and Skills. 3rd Edition. Michigan: The University of Michigan Press, 2012.
SWALES, John & FEAK, Christine. Abstracts and the Writing of Abstracts. Michigan: The University of Michigan Press, 2012.
SWALES, John & FEAK, Christine. English in Today’s Research World: a Writing Guide. The University of Michigan Press, 2013.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Ana Sílvia Ciampone Ferreira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP