Atividade

134606 - Inglês para a escrita de artigos científicos I - Nível básico

Período da turma: 14/08/2025 a 04/12/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Apresentação do Curso:
Uma das maiores dificuldades encontradas atualmente por pós-graduandos é a utilização do inglês para a redação de textos científicos. Este curso pretende discutir os problemas comuns que aparecem na redação de textos científicos e apresentar estratégias para melhorar suas habilidades escritas na língua inglesa.

Modalidade:
Aulas síncronas.

Objetivos Gerais:
Escrever textos acadêmicos e aprimorar o conhecimento de gramática e vocabulário em inglês relacionado a textos acadêmicos.

Objetivos Específicos:
Redigir parágrafos; analisar e utilizar as estruturas linguísticas mais comuns em textos acadêmicos; revisar tópicos gramaticais e de vocabulário relacionados a textos acadêmicos; identificar e corrigir os erros linguísticos mais comuns; revisar e analisar textos acadêmicos próprios e de outros; saber utilizar diferentes fontes de pesquisa terminológica online; utilizar corpora como fonte de pesquisa.

Justificativa:
O número de publicações de textos acadêmico-científicos produzidos em diferentes áreas de conhecimento em línguas estrangeiras é, sem dúvida, bastante significativo. As diversas unidades da Universidade de São Paulo divulgam seus trabalhos nessas publicações. É exigida dos alunos de pós-graduação e de pesquisadores da universidade a redação de abstracts e artigos em língua inglesa. Para atender a esse público, cujo objetivo é redigir textos acadêmicos, propomos o curso Inglês para Escrita de Artigos Científicos Nível I, voltado para desenvolver a competência de escrita em língua inglesa.

Conteúdo Programático:
- Redação e revisão de parágrafos
- Estudo de vocabulário acadêmico
- Tempos verbais variados
- Hedging
- Marcadores discursivos
- Uso de dicionários online
- Colocações e coligações.

Metodologia:
Curso remoto com aulas síncronas, por meio das ferramentas Google Classroom e Google Meet.
Utiliza-se a metodologia advinda do Ensino de Inglês para Fins Específicos.
As principais características são: baseia-se em necessidades do aluno; aprende-se a língua para desempenhar tarefas escritas ou orais dentro da área de atuação; é centrada na linguagem apropriada às atividades específicas de atuação (léxico, gramática, habilidades, gênero) e os conteúdos são relacionados às atividades específicas. São características variáveis: a área do conhecimento; as habilidades e estratégias a serem desenvolvidas; a heterogeneidade do conhecimento linguístico e o tempo limitado.
Fonte: DUDLEY-EVANS & M. J. ST. JOHN (2006) Developments in English for Specific Purposes - A multi-disciplinary approach. Cambridge: Cambridge University Press.

Avaliação:
Avaliação continuada por meio de exercícios escritos e trabalhos individuais.

Critérios para aprovação:
Presença de ao menos 75% e nota final mínima 7,0.

Frequência mínima: 75%

Pré-Requisitos:
O aluno deverá ter o nível de competência linguística correspondente ao nível B1 do Quadro Comum Europeu:
B1: “Sou capaz de lidar com a maior parte das situações que podem surgir durante uma viagem a um local onde a língua é falada.

Bibliografia Complementar:
BAILEY, STEPHEN. Academic Writing: A Handbook for International Students. New York: Routledge, 2017.

CHAZAL, E. & McCARTER, S. Oxford EAP – a course in English for academic purposes (B2). Oxford, Oxford University Press, 2012.

CRANKER, KENNETH. Practical English Grammar for Academic Writers. Waysgoose Press, 2018.

MARCELLO, Nivia. Perfect Tenses. São Paulo: Disal Editora, 2006.

SCHULSTER, E.; LEVKOWITZ, H.; OLIVEIRA JR. O. Writing Scientific Papers in English Successfully. São Carlos: Compacta Editora, 2014.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Nivia Maria Rodrigues Fernandes Marcello


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP