134554 - Novos Modelos de Negócio |
Período da turma: | 05/08/2025 a 05/12/2026
|
||||
|
|||||
Descrição: | OBJETIVOS DA DISCIPLINA
O objetivo da disciplina é estimular pensamento crítico sobre a realidade da evolução de negócios em energia. Para tanto, conceitos e fatos históricos selecionados sobre inovação serão trazidos a luz e contextualizados ao mercado de energia nacional objetivando cotejar as ambiguidades e os limites entre inovações eficientes e invenções de isenções. Serão apresentados estudos potenciais de novas ondas de evolução em tecnologias, em especial dos recursos energéticos distribuídos, bem como modelos de negócios que serão ilustrados por ações em planejamento e em desenvolvimento no mercado. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (EMENTA) O final do curso, espera-se que o discente tenha: (i) aguçado sua percepção sobre as substâncias condutoras dos processos de criação e inovação; (ii) aprimorado sua capacidade de discernir entre as ações e propostas que são genuinamente providas de inovações daquelas que são meros estratagemas para obter competitividade espúria por meio de isenções de custos devidos; e (iii) ampliado seu conhecimento sobre vanguardas de tecnologia de energia e oportunidade de negócio. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O curso será segmentado em 3 partes. A primeira será cunho teórico generalista e visa abordar os fundamentos da criatividade destrutiva do capitalismo e de antigas volições de especialização do trabalho e os efeitos nas diferenciações de mercado. A segunda parte trará uma compilação contemporânea sobre potenciais evoluções em tecnologias e modelos de negócio em energia. A terceira e última parte pode ser considerada a mais aplicada e será ministrada por um rol de convidados de agentes de mercado para versarem sobre casos aplicados e potenciais na vanguarda da inovação. METODOLOGIA Aulas expositivas e palestras com especialistas em temas específicos. CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO Apresentação de trabalhos, avaliação e participação em sala de aula. BIBLIOGRAFIA EPE (2024). Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2034. Caderno: Micro e Minigeração Distribuída & Baterias atrás do medidor. Junho, 2024 DELGADO, M. (2023). Uma singela e seletiva história da inovação. São Paulo: Apostila Didática. IRENA (2019). Innovation landscape for a renewable-powered future: Solutions to integrate variable renewables. International Renewable Energy Agency, Abu Dhabi. TOLMASQUIM, M. (Organizador), (2019). Recursos Energéticos Distribuídos e suas Potencialidades. Rio de Janeiro. Synergia. COMPROMISSO ÉTICO – PROFESSOR/ALUNO Respeito do professor a todos os alunos, preparando-se para as aulas, respondendo a dúvidas, avaliando-os com isenção e imparcialidade e procurando ajudá-los no que estiver ao seu alcance. Respeito dos alunos ao professor e aos seus colegas, comportando-se nas aulas de maneira a não prejudicar seu andamento normal, enriquecendo sempre que possível com perguntas e dúvidas pertinentes aos assuntos tratados e preparando-se para as aulas de maneira a aproveitá-las ao máximo. ATIVIDADES EXTRA CLASSE 1. Trabalhos. 2. Leitura da bibliografia sugerida. |
||||
Carga Horária: |
54 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 80 | ||||
Ministrantes: |
Regiane Silva de Barros |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |