134550 - Língua Inglesa na Educação Básica: por uma educação linguística culturalmente sensível e socialmente justa |
Período da turma: | 26/05/2025 a 17/11/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | PARTE SÍNCRONA: encontros mensais online, às segundas-feiras, das 19h30 às 21h, pela Plataforma Google Meet:
26/05/2025: Profe, que inglês você fala? Mitos no entorno do conceito de língua inglesa e seus desdobramentos na prática pedagógica 30/06/2025: Você nem tem sotaque! Nativespeakerism, rastros coloniais e a automarginalização de professores de inglês 04/08/2025: Lugar de aprender inglês é na escola regular? Um olhar para o papel da língua inglesa em documentos curriculares 08/09/2025: Profe, aprender inglês pra quê? O que pode o Letramento Crítico na aula de língua inglesa 13/10/2025: Na prática a teoria não pode ser outra: repensando questões de planejamento para uma educação linguística culturalmente sensível e socialmente justa 17/11/2025: Socialização de ideias e das produções didáticas em construção PARTE ASSÍNCRONA: estudo individual com base na literatura de apoio e entrega de relatos de prática, por meio da Plataforma Classroom Referências bibliográficas: CANAGARAJAH, S., & WURR, A. J. Multilingual com¬munication and language acquisition: New research directions. The Reading Matrix, 11(1), 2011, 1–15. JORDÃO, C. M. No tabuleiro da Professora Tem.... Letramento Crítico? In: JESUS, D. M.; CARBONIERI, D. (Orgs.). Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. 1ed.Campinas: Pontes Editores Ltda, 2016, v. 1, p. 41-56. KUBOTA, R. A critical examination of common beliefs about language teaching: From research insights to professional engagement. In FANG F.; WIDODO, H. P. (Eds.), Critical perspectives on global Englishes in Asia: Language policy, curriculum, pedagogy and assessment. Multilingual Matters, 2019, 10–26. KUMARAVADIVELU, B. “The decolonial option in English teaching: can the subaltern act?” TESOL Quarterly 50, no. 1, 66-85, 2016. LÓPEZ-GOPAR, M. E.; SUGHRUA, W. M. Decolonizing ELT methods through critical thematic units, ELT Journal, V 77, Issue 3, July 2023, 305–315 MENEZES DE SOUZA, L. M. T. O professor de inglês e os Letramentos no século XXI: métodos ou ética?” In Jordão, C. M.; Halu, R.; Martinez, J. (orgs.) Formação “Desformatada” Prática com Professores de Língua Inglesa, Campinas: Pontes, 279-304, 2011. ROSA. G.; DUBOC. A. P. Analyzing the Concept and Field of Inquiry of English as a Lingua Franca from a Decolonial Perspective. Íkala: Revista de Lenguaje y Cultura, Vol. 27 Issue 3, 2022, 840-857. SILVA, K. A.; MORGAN, B.; MONTE MOR, W. Refletindo sobre a Educação Linguística Crítica e a Base Nacional Comum Curricular. Ver. Da Abralin, v. 21, n.2, 254-260, 2022. SIQUEIRA, S. BNCC e Inglês como Língua Franca: do limão faremos uma limonada? Entretextos. Londrina, v. 25, n. 1, 2025. Especial, 212-234. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 100 | ||||
Ministrantes: |
Ana Paula Martinez Duboc |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |