134518 - Educação em Primeiros Socorros para Estudantes da Graduação T3 |
Data da turma: | 26/05/2025
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Descrição: | Programa:
Esse curso será baseado nas etapas da Simulação Clínica: pré-simulação, pré-briefing/briefing, participação e debriefing Etapa 1 – Planejamento, divulgação e preenchimento da Ficha de Inscrição: A divulgação do curso será realizada pelos coordenadores do curso junto com a Liga Acadêmica de Urgência e Emergência da EERP/USP e também pelo serviço do Comunica da EERP. O estudante que desejar fazer o curso receberá no seu endereço eletrônico uma ficha de inscrição com dados a serem preenchidos, conforme estabelecido pela comissão. Recepção dos participantes na sala de aula Etapa 2 – Pré-Simulação – atividade presencial (1:30 horas): preparo prévio dos estudantes que realizaram a inscrição acerca do tema proposto. Será abordado os temas em sala de aula no modelo expositiva dialogada e assistiram alguns vídeos sobre primeiros socorros. Nessa etapa o grupo de especialistas e monitores e da Dra. Fernanda Titareli Merizio Martins Braga farão a mediação de cada tema de primeiros socorros aboradados. Etapa 3 – Após explanação e discussão dos temas de primeiros socorros os estudantes serão submetidos a um Pré-Teste (responderam a um questionário sobre os temas abordado com 45 questões de múltipla escolha, valendo nota de zero a 10). Será presencial – sala de aula (30 minutos). Essa etapa será conduzida pelos monitores participante: alunos da graduação em enfermagem que são coordenadores da Liga de Urgência e Emergência da EERP-USP; Isabela Carolina Loiola da Silva (PUB) ( n. USP = 11366656); Larissa Bernardo Marassatti (PUB) (n. USP= 12607194) e Gabriela Santiago da Silva (PIBIC CNPq) Iniciação científica (n. USP 13746222) Etapa 4 – Presencial – atividade na EERP-USP – Laboratório de simulação- baixa e média fidelidade (2:30 horas): Treinamento de habilidades em SBV no adulto, criança e bebês (junto aos simuladores de baixa e média fidelidade); desengasgo em adultos, crianças e bebês; Resfriamento com água para queimaduras térmicas, reidratação oral para desidratação por esforço, uso de torniquete para sangramentos externos graves; picadas de animais peçonhentos; avulsão dentária; e métodos de remoção de carrapatos. Nessa etapa teremos a supervisão direta das atividades de habilidades e simulação, para cada dois participantes do curso, membros do Grupo de Especialistas, e também da Dra. Fernanda Titareli Merizio Martins Braga. Etapa 5 – Presencial – atividade na EERP-USP – sala de aula (30 minutos): Realização do Pós-Teste (responderam a um questionário sobre o tema RCP, com 45 questões de múltipla escolha, valendo nota de zero a 10); preenchimento de um formulário de satisfação e de autoconfiança quanto a atividade simulada. Finalizando com uma avaliação oral do curso – com tosos os membros do Grupo de Especialistas, e também da Dra. Fernanda Titareli Merizio Martins Braga. Ementa: Os primeiros socorros podem ser iniciados por qualquer pessoa em qualquer situação, inclusive no autocuidado. As características gerais da prestação de primeiros socorros, em qualquer nível de formação, incluem as seguintes: reconhecendo, avaliando e priorizando a necessidade de primeiros socorros; Prestar cuidados usando competências apropriadas e reconhecendo limitações; Buscar cuidados adicionais quando necessário, como ativar o sistema de serviços médicos de emergência ou outra assistência médica. Os princípios-chave incluem: os primeiros socorros devem ser clinicamente sólidos e baseados nas melhores evidências científicas disponíveis; a educação em primeiros socorros deve ser universal; todos deveriam aprender primeiros socorros; devem ser promovidos comportamentos de ajuda; todos deveriam agir (7,8). A publicação resumida do International Consenso Internacional do Comitê de Ligação sobre Reanimação de 2020 sobre ciência de primeiros socorros traz recomendações de tratamento com base nas evidências publicadas mais recentes que foram revisadas pela Força Tarefa de Primeiros Socorros. O comitê internacional da Força-Tarefa de Primeiros Socorros avaliou, discutiu,e debateu a certeza das evidências, com base na classificação de recomendações, avaliação, desenvolvimento e critérios de avaliação consensuais de tratamento com destaques da evidência, para a decisão e lacunas de conhecimento prioritárias identificadas e pesquisas futuras(9). A educação e a formação em primeiros socorros podem ser úteis para melhorar a morbilidade e a mortalidade causadas por lesões e doenças. (Classe 2a, LOE C-LD)(o link abre em uma nova janela) {LINK: 2015 Parte 15}(o link abre em uma nova janela)(o link abre em uma nova janela)Recomendamos que a educação em primeiros socorros esteja universalmente disponível. (Classe 1, LOE C-EO)(o link abre em uma nova janela) {LINK: 2015 Parte 15}(10 Referências: 1. Markenson D, Ferguson JD, Chameides L, Cassan P, Chung K-L, Epstein J, et al. Part 17: first aid: 2010 American Heart Association and American Red Cross guidelines for first aid. Circ. 2010;122(18_suppl_3):S934–S46. 2. Singletary, Eunice M et al. “Part 9: First Aid: 2015 International Consensus on First Aid Science With Treatment Recommendations.” Circulation vol. 132,16 Suppl 1 (2015): S269-311. doi:10.1161/CIR.0000000000000278 3. Singletary, Eunice M et al. “2020 International Consensus on First Aid Science With Treatment Recommendations.” Circulation vol. 142,16_suppl_1 (2020): S284-S334. doi:10.1161/CIR.0000000000000897 4. Gloster, Annabella Satu, and Phillip John Johnson. “How to perform first aid.” Nursing standard (Royal College of Nursing (Great Britain) : 1987) vol. 30,20 (2016): 36-9. doi:10.7748/ns.30.20.36.s45 5. Pek JH. Guidelines for bystander first aid 2016. Singapore Med J. 2017;58(7):411. 6. Wyckoff MH, Singletary EM, Soar J, Olasveengen TM, Greif R, et al. 2021 International Consensus on Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care Science With Treatment Recommendations: Summary From the Basic Life Support; Advanced Life Support; Neonatal Life Support; Education, Implementation, and Teams; First Aid Task Forces; and the COVID-19 Working Group. Resuscitation. 2021 Dec;169:229-311. doi: 10.1016/j.resuscitation.2021.10.040. 7 BRASIL . Lei Lucas - LEI Nº 13.722, DE 4 DE OUTUBRO DE 2018. 8. Instituto Brasileiro de APH (IBRAPH). Primeiros socorros com ênfase na Lei Lucas: conceitos fundamentais de primeiros socorros. https://www.youtube.com/watch?v=2yhmgUo4nu4 9. Singletary, Eunice M et al. 2020 International Consensus on First Aid Science With Treatment Recommendations. Circulation. 2020;142(suppl 1):S284–S334. DOI: 10.1161/CIR.0000000000000897. Acesso em: file:///C:/Users/macdalri/Downloads/singletary-et-al-2020-2020-international-consensus-on-first-aid-science-with-treatment-recommendations.pdf 10. Pellegrino, J. L. , et al. 2020 American Heart Association and American Red Cross Focused Update for First Aid. Circulation. Volume 142, Issue 17, 27 October 2020; Pages e287-e303. https://doi.org/10.1161/CIR.0000000000000900. Acesso : https://www.ahajournals.org/doi/epub/10.1161/CIR.0000000000000900 |
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Carga Horária: |
5 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Denise Ferreira Gomide Batista Fernando Viana de Carvalho Rocco Jordana Luiza Gouvêa de Oliveira Julia Pereira Soares Bitar Letícia Genova Vieira Marcelo Donizeti Silva Maria Celia Barcellos Dalri Mauricio da Silva de Assis Renata Cristina de Campos Pereira Silveira Samia Hussein Barakat |
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