Atividade

134502 - Transição Energética

Período da turma: 01/08/2025 a 01/12/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: a. Objetivos da Disciplina: Fundamentar e compartilhar com os alunos uma visão geral crítica e analítica dos principais conceitos relacionados à ecoeconomia tecnológica e a transição energética dentro da agenda ESG. A disciplina tem como objetivo conceituar, estudar e analisar como os modos produtivos ao longo da história interferiram e interferem no meio ambiente e, consequentemente, na qualidade de vida da humanidade. A disciplina também objetiva sistematizar a TA (tecnologia de automação) e a TI (tecnologia da informação) como os alicerces da 4ª Revolução Industrial e das Sociedades 4.0 e 5.0. São também abordados os desafios e riscos para os profissionais técnicos e gestores comprometidos com a agenda ESG em um mundo exponencial, onde a transição e a eficiência energética são vitais para a mitigação dos impactos ambientais.
b. Objetivos da Aprendizagem: Ao final desta disciplina, os alunos deverão ter uma visão crítica e analítica sobre como os processos produtivos impactam nas variáveis de sustentabilidade e sobre a importância da transição energética para que a humanidade desenvolva uma economia de baixo carbono, definida nos objetivos da Agenda 2030 da ONU. Os alunos também deverão ter os conhecimentos e fundamentos de como a tecnologia e os princípios empregados na indústria 4.0 podem contribuir para o desenvolvimento sustentável em um modelo ecoeconômico.
c. Conteúdo Programático: Análise, modelagem e definições de processos, modos de produção. Análise dos principais vetores de transformação dos modos produtivos e das eras da atividade econômica. As quatro revoluções industriais. O mundo exponencial. Sociedades 4.0 e 5.0. Ecoeconomia e Desenvolvimento Sustentável. Variáveis de Sustentabilidade: Energia, Água, Recursos Humanos e Matérias-primas. Mudanças Climáticas. Transição Energética. Eficiência Energética. Segurança Energética. Agenda ESG. Gestão multidimensional de empresas. Fundamentos da Ciência e da Tecnologia da Automação e da Informação e da Indústria 4.0 como ferramentas viabilizadoras da agenda ESG. Impactos socioeconômicos da robótica e do emprego da (TA) e (TI) como ferramentas de mitigação dos impactos ambientais, incremento da atividade econômica e melhoria da gestão do consumo e da transição energética.

Referência bibliográfica:
Fundamentos da Transição Energética
Fankhauser, Samuel, et al. – Energy Transition: Economics and Politics of Low-Carbon Energy (Oxford University Press, 2022)
Smil, Vaclav – Energy and Civilization: A History (MIT Press, 2017)
Geels, Frank W., Sovacool, Benjamin K., et al. – The Politics of Decarbonization: Transforming Energy Systems in the Global Nort (Cambridge University Press, 2022)

Tecnologias e Modelagem da Transição
IRENA (International Renewable Energy Agency) – World Energy Transitions Outlook (edições anuais, ex: 2023)
Jacobson, Mark Z., et al. – “100% Clean and Renewable Wind, Water, and Sunlight All-Sector Energy Roadmaps for 139 Countries”, Joule, 2017
Sioshansi, Fereidoon P. (Ed.) – Consumer, Prosumer, Prosumager: How Service Innovations Will Disrupt the Utility Business Model (Academic Press, 2020)

Justiça Energética e Aspectos Sociais
Sovacool, Benjamin K. – Energy Justice: Rebalancing the Trilemma of Security, Poverty and Climate Change (Palgrave, 2014)
Bridge, Gavin, et al. – “Energy transition and the geopolitics of low carbon development”, Geoforum, 2013

Visões Estratégicas e Cenários
IEA (International Energy Agency) – Net Zero by 2050: A Roadmap for the Global Energy Sector (2021)
Rockström, Johan, et al. – “A roadmap for rapid decarbonization”, Science, 2017

Carga Horária:

6 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Erik Eduardo Rego
Giovani Vitória Machado


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP