Atividade

134495 - Desenhos de Mercado

Período da turma: 01/08/2025 a 01/12/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: a. Objetivos da Disciplina: O conceito de um mercado de energia elétrica é algo recente do ponto de vista histórico quando consideramos que o primeiro movimento competitivo relevante ocorre por meio da lei PURPA em 1978 nos Estados Unidos, com a lógica de criar um comprador único. Posteriormente entre 1982 e 1988 são construídas as bases de um primeiro modelo competitivo em nível de atacado no Chile, o que na sequência foi escalado e aprimorado no Reino Unido entre 1989-1990. A adoção de modelos atacadistas visando a competição na geração e na comercialização ganha visibilidade mundial e passa a ser adotado nos países nórdicos, partes dos Estados Unidos e na Europa Ocidental. Mas recentemente, no final da década de 1990 e início dos anos 2000 começa a revolução atacadista, no qual todos os consumidores passam a ter direito a escolher o supridor de energia em algumas jurisdições, com destaque para Austrália, Nova Zelândia, Europa, EUA (Texas e alguns estados). A lógica de um mercado competitivo é trazer eficiência na alocação de riscos e custos, além de facilitar a adoção de novas tecnologias. A disciplina “Desenhos de Mercado de Energia” visa apresentar os fundamentos econômicos e técnicos para introdução de modelos competitivos, como também as diferentes opções adotadas internacionalmente, em termos da definição macro do desenho (comprador único, competição atacadista e competição varejista), além dos aspectos de arquitetura de mercado e formação do preço spot.
b. Objetivos de Aprendizagem: o final desta disciplina, os alunos deverão compreender os fundamentos para introdução de modelos competitivos, opções adotadas internacionalmente, além dos aspectos de arquitetura de mercado e formação do preço spot.
c. Conteúdo programático: Inicialmente serão analisados os princípios que levam um país ou região a adotar um determinado desenho de mercado. A partir do entendimento desses princípios, são discutidos os diferentes desenhos de mercado e como isto se reflete na formação de preços e em aspectos práticos da operação do mercado. Considerando os conceitos de mercados de energia, a disciplina apresenta a experiência prática implementada nos Estados Unidos, Europa, Austrália, Ásia (Japão, China e Sudeste Asiático) e América Latina. Após análise das experiências internacionais, são apresentadas discussões sobre o desenho de mercado do futuro, considerando aspectos como o fatiamento de produtos, novas tecnologias e uma nova visão para a formação do preço spot.

Referência bibliográfica:
Fundamentos e Clássicos
Kirschen, Daniel S., and Goran Strbac – Fundamentals of Power System Economics (Wiley, 2nd ed., 2018)
Stoft, Steven – Power System Economics: Designing Markets for Electricity (IEEE Press, 2002)
Hunt, Sally*– Making Competition Work in Electricity (Wiley, 2002)

Design Contemporâneo e Desafios com Renováveis
Joskow, Paul L. – “Challenges for Electricity Market Design in the U.S.”, The Energy Journal, 2008
Pérez-Arriaga, Ignacio J. (Ed.) – Regulation of the Power Sector (Springer, 2013)
Göransson, L., and Johnsson, F. – "A comparative study of capacity adequacy policies in Europe and the US." (Renewable and Sustainable Energy Reviews, 2018)

Artigos Recentes e Avançados
IEA (International Energy Agency) – Electricity Market Design for the Decarbonisation Era (2023)
MIT Energy Initiative – The Future of the Power Grid (2021)
Neuhoff, K. et al. – “Market design for a decarbonised electricity market: Policy options”, Energy Policy*, 2021

Carga Horária:

6 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Erik Eduardo Rego
Rodrigo de Mello Novaes


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP