134481 - Como Estudar na Modalidade de Ensino mediado via tecnologias: Formação Inicial para Estudantes Universitários |
Período da turma: | 05/06/2025 a 31/07/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | PROGRAMA COMPLETO DO CURSO
Título: Como Estudar na Modalidade de Ensino mediado via tecnologias: Formação Inicial para Estudantes Universitários Ementa do curso Ambientação digital e acolhimento inicial; Conceitos e características do Ensino a Distância; Organização pessoal e estratégias de estudo online; Apresentação e navegação no Moodle; Participação em fóruns, chats e outras ferramentas de comunicação no EaD; Ética, autonomia e segurança no uso das tecnologias digitais; Planejamento da trajetória acadêmica no ensino superior a distância; Apresentação dos trabalhos finais e encerramento do curso. Justificativa do Curso Pretende-se realizar a oferta on-line do curso de modo que os/as estudantes de graduação ou pós-graduação de outras localidades, além da cidade e estado de São Paulo, neste caso específico em Angola tenham a oportunidade de participar reduzindo os custos de deslocamento físico até a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil. Utilizando as potencialidades dos recursos tecnológicos digitais para ampliar a diversidade de participantes de diferentes contextos, de modo que viabilize a participação de estudantes em regiões remotas. O uso dos recursos digitais possibilitará a participação de estudantes de diferentes localidades, neste caso em Angola, e poderá constituir uma comunidade de aprendizagem em contextos de ensino mediado via tecnologias. Optou-se pelo Ensino a Distância (EaD) devido à flexibilidade e acessibilidade que essa modalidade oferece. Não obstante, fará com que os funcionários não docentes estudem em horários e locais convenientes, acomodando melhor suas responsabilidades pessoais e profissionais. Ademais, o EaD eliminará a necessidade de deslocamento, o que poderá impactar na economia do tempo e de recursos financeiros. Tal flexibilidade é especialmente imprescindível para profissionais com horários irregulares ou que vivem em áreas remotas com acesso limitado a cursos presenciais. Outra razão para escolher o ensino a distância é o acesso a uma ampla variedade de recursos e conteúdos online. Plataformas de EaD frequentemente oferecem materiais didáticos variados, como vídeos, podcasts, artigos e fóruns de discussão, que podem ser acessados a qualquer momento. Isso facilita a personalização do aprendizado, permitindo que os professores avancem no próprio ritmo e revisitem os conteúdos conforme necessário. Além disso, a possibilidade de interação virtual com instrutores e colegas, através de videoconferências e discussões online, proporciona um ambiente colaborativo, apesar da distância física. Por último, a formação docente a distância surge como uma oportunidade valiosa para os educadores angolanos aprimorarem suas habilidades e conhecimentos, contornando as restrições temporais e geográficas dos cursos presenciais, especialmente considerando a escassez de recursos humanos com competências específicas em EaD no país. Nessa ótica, seria enriquecedor que os professores experimentassem a modalidade de ensino a distância, uma vez que, em um futuro próximo, deverão ministrar aulas neste formato. Objetivo Formar os/as estudantes de graduação e pós-graduação da UAN no uso básico e intermediário do Ambiente Virtual de aprendizagem Moodle, com foco na modalidade de ensino mediado via tecnologias. Objetivos específicos Compreender a estrutura e os principais recursos do Moodle. Navegar pelo ambiente como estudante. Apoiar a organização de disciplinas virtuais, realização de atividades educacionais e avaliativas Gerir o tempo para a aprendizagem mediada via tecnologias no Moodle. Comunicar e interagir pelos canais de comunicação no AVA. Auxiliar estudantes em dúvidas operacionais. Metodologia As aulas serão realizadas em plataformas digitais e agregarão como recursos as ferramentas do Google For Education, com destaque para o Google Meet (sincronamente), bem como a plataforma Moodle (extensão) da USP (assincronamente). As interações de natureza síncrona via Google Meet acontecerão às quartas-feiras durante duas horas, tendo como abordagem comunicativa a exposição em função do conteúdo programado para o encontro. Nesses momentos, será fomentado também a colaboração entre os participantes nos momentos de discussão e de produção de atividades. Não obstante também ocorrerão encontros presenciais, no viés de fornecer uma maior flexibilidade devido à ausência de cultura tecnológica por parte do público-alvo. Já os encontros assíncronos acontecerão ao longo da semana através de fóruns de discussão fomentados por leituras (artigos científicos, artigos de divulgação e capítulos de livros), trabalho colaborativo, debates em fóruns com temas complementares aos dos momentos síncronos e mediados pelos ministrantes. O curso será finalizado com um encontro síncrono onde os estudantes apresentarão uma produção midiática digital de escolha própria (vídeo, podcast, hipertexto etc.). Conteúdos Módulo 1. Boas-vindas e Ambientação Digital Módulo 2. O que é Estudar a Distância Módulo 3. Como me Organizar para Aprender Online Módulo 4. Conhecendo e usando o Moodle e Como me comunicar e interagir no EaD Módulo 5. Autonomia, ética e cuidados no mundo digital e Planejar minha trajetória no curso Público alvo Estudantes Universitários Carga horária 30 Recursos Google Meet; Moodle (extensão) da USP; Vídeos, Podcasts e textos (acadêmicos e de divulgação) de livre acesso na interface entre o letramento científico e o letramento midiático. Mapa Mental e Conceitual Padlet Avaliação Avaliação processual e somativa das produções (incluindo o trabalho colaborativo final) no encontros presenciais, síncronos e assíncronos; Avaliação processual a partir das interações nos encontros síncronos. Referências bibliográficas MORAN, José Manuel. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. São Paulo: Papirus, 2015. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf. Acesso em: 30 abr. 2025. UNESCO. Educação para a cidadania global: manual do estudante. Paris: UNESCO, 2018. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000383603. Acesso em: 30 abr. 2025. BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. DWECK, Carol S. Mindset: a nova psicologia do sucesso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2017. MORAN, José Manuel. Como organizar seu tempo e estudar melhor no ensino online. São Paulo: Publicação online. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf. Acesso em: 30 abr. 2025. MOODLE. Documentação oficial do Moodle. Disponível em: https://docs.moodle.org/pt_br/P%C3%A1gina_principal. Acesso em: 30 abr. 2025.docs.moodle.org+4atp-moodle-docs.readthedocs.io+4Academia+4 MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2013. UNESCO. Educação para a cidadania global: manual do estudante. Paris: UNESCO, 2018. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000383603. Acesso em: 30 abr. 2025. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Manual do aluno UAB/UECE. Fortaleza: UECE, 2017. Disponível em: https://www.uece.br/satewp/wp-content/uploads/sites/58/2021/07/Manual_do_Aluno_UAB_UECE-2.pdf. Acesso em: 30 abr. 2025.UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ+1Unifor+1 |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 100 | ||||
Ministrantes: |
Agnaldo Arroio Gilberto de Almeida Meireles Patrocínio Isabel Rosa Cristovao da Costa Fernando Jandir Meireles de Almeida Patrocínio Lourença Ngola Ricardo Nahyma Kubenha Pinto Andrade Sandra Alarcón Maceo Tatiana Kininga Mandele Gomes |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |