Atividade

134480 - Introdução ao Uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle

Período da turma: 04/06/2025 a 30/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: PROGRAMA COMPLETO DO CURSO
Título: Introdução ao Uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle

Ementa do curso
Ambientação Digital; Apresentação e navegação no Moodle; Funções Administrativas no Moodle, Organização e publicação de conteúdos;
Gestão de usuários e permissões; Gestão de usuários e permissões; Gestão de usuários e permissões; Segurança da informação no Moodle; Suporte técnico e boas práticas no uso da plataforma; Integração do Moodle com processos administrativos acadêmicos.

Justificativa do Curso

Pretende-se realizar a oferta on-line do curso de modo que os funcionários Técnico-Administrativos de outras localidades, neste caso específico em Angola para que possam apoiar a implementação de cursos online visando ampliar o alcance de pessoas beneficiadas com o acesso ao conhecimento, tenham a oportunidade de participar reduzindo os custos de deslocamento físico até a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil. Utilizando as potencialidades dos recursos tecnológicos digitais para ampliar a diversidade de participantes de diferentes contextos, de modo que viabilize a participação de professores e profissionais vinculados à Educação em regiões remotas.
O uso dos recursos digitais possibilitará a participação de funcionários Técnico-Administrativos de diferentes localidades, neste caso em Angola, e poderá constituir uma comunidade de prática para a produção midiática no contexto educacional não presencial ampliando o acesso à Educação para profissionais em regiões com menor oferta de cursos presenciais de formação.
Optou-se pelo Ensino a Distância (EaD) devido à flexibilidade e acessibilidade que essa modalidade oferece. Não obstante, fará com que os funcionários não docentes estudem em horários e locais convenientes, acomodando melhor suas responsabilidades pessoais e profissionais. Ademais, o EaD eliminará a necessidade de deslocamento, o que poderá impactar na economia do tempo e de recursos financeiros. Tal flexibilidade é especialmente imprescindível para profissionais com horários irregulares ou que vivem em áreas remotas com acesso limitado a cursos presenciais.

Outra razão para escolher o ensino a distância é o acesso a uma ampla variedade de recursos e conteúdos online. Plataformas de EaD frequentemente oferecem materiais didáticos variados, como vídeos, podcasts, artigos e fóruns de discussão, que podem ser acessados a qualquer momento. Isso facilita a personalização do aprendizado, permitindo que os professores avancem no próprio ritmo e revisitem os conteúdos conforme necessário. Além disso, a possibilidade de interação virtual com instrutores e colegas, através de videoconferências e discussões online, proporciona um ambiente colaborativo, apesar da distância física.

Por último, a formação docente e demais profissionais vinculados às instituições educacionais a distância surge como uma oportunidade valiosa para os educadores angolanos aprimorarem suas habilidades e conhecimentos, contornando as restrições temporais e geográficas dos cursos presenciais, especialmente considerando a escassez de recursos humanos com competências específicas em EaD no país. Nessa ótica, seria enriquecedor que os professores e demais profissionais vinculados às instituições educacionais experimentassem a modalidade de ensino a distância, uma vez que, em um futuro próximo, poderão ministrar aulas em cursos de formação nesta modalidade.

Objetivo

Formar os funcionários técnico-administrativos da UAN no uso básico e intermediário do Ambiente Virtual de aprendizagem Moodle, com foco em tarefas de apoio à gestão acadêmica e ao suporte ao corpo docente e discente.

Objetivos específicos
Compreender a estrutura e os principais recursos do Moodle.
Navegar pelo ambiente como gestor, tutor ou colaborador.
Apoiar a organização de disciplinas virtuais, matrícula de usuários e controle de acessos.
Gerir documentos institucionais no Moodle.
Monitorar e gerar relatórios de atividades.
Auxiliar estudantes e docentes em dúvidas operacionais.
Metodologia

As aulas serão realizadas em plataformas digitais e agregarão como recursos as ferramentas do Google For Education, com destaque para o Google Meet (sincronamente), bem como a plataforma Moodle (extensão) da USP (assincronamente). As interações de natureza síncrona via Google Meet acontecerão às quartas-feiras durante duas horas, tendo como abordagem comunicativa a exposição em função do conteúdo programado para o encontro.
Nesses momentos, será fomentado também a colaboração entre os participantes nos momentos de discussão e de produção de atividades. Não obstante também ocorrerão encontros presenciais, no viés de fornecer uma maior flexibilidade devido à ausência de cultura tecnológica por parte do público-alvo.

Já os encontros assíncronos acontecerão ao longo da semana através de fóruns de discussão fomentados por leituras (artigos científicos, artigos de divulgação e capítulos de livros), trabalho colaborativo, debates em fóruns com temas complementares aos dos momentos síncronos e mediados pelos ministrantes. O curso será finalizado com um encontro síncrono onde os estudantes apresentarão uma produção midiática digital de escolha própria (vídeo, podcast, hipertexto etc.).

Conteúdos

Módulo 1. Ambientação Digital e apresentação do Moodle
Módulo 2. Funções Administrativas no Moodle
Módulo 3. Organização e Publicação de Conteúdos
Módulo 4. Comunicação e Interação no Moodle
Módulo 5. Monitoramento e Relatórios, Segurança e Suporte

Público alvo
Funcionários Técnico-Administrativos da Universidade Agostinho Neto

Carga horária
30

Recursos
Google Meet;
Moodle (extensão) da USP;
Vídeos, Podcasts e textos (acadêmicos e de divulgação) de livre acesso na interface entre o letramento científico e o letramento midiático.
Mapa Mental e Conceitual
Padlet

Avaliação
Avaliação processual e somativa das produções (incluindo o trabalho colaborativo final) no encontros presenciais, síncronos e assíncronos;
Avaliação processual a partir das interações nos encontros síncronos.

Referências bibliográficas

ANGOLA. Decreto nº 59/20 de 03 de Março de 2020. Regulamento das Modalidades de
Ensino a Distância e Semipresencial.
ALMEIDA, E. F. C. de. Fundamentos da EAD e Ambientação Virtual. Instituto Federal do Rio Grande do Norte, 2013. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/1932/M_I_Livro_1_Fund_EaD_AVA_FINAL.pdf. Acesso em: 22 abr. 2025.
UNESP. Manual do Professor AVA - Moodle/Unesp. São Paulo: Universidade Estadual Paulista. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/337719/1/Manual-do-Professor-Moodle-Unesp.pdf. Acesso em: 06 abr. 2025.
UFPB. Guia Prático do Moodle para Professores. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2020. Disponível em: https://www.sead.ufpb.br/sead/contents/documentos/documentos-sead/manual-moodle-professor-2020.pdf. Acesso em: 18 abr. 2025.
UFSC. Conheça os recursos: “Página”, “Arquivo” e “Livro”. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: https://grupos.moodle.ufsc.br/mod/book/tool/print/index.php?id=49288. Acesso em: 15 abr. 2025.
SOUZA, R. de C. et al. Comunicação e interação com o professor: percepção de valor e a satisfação dos estudantes no ensino a distância e no ensino presencial. Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Maringá, v. 20, n. 1, p. 143-169, 2015. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/3329. Acesso em: 30 mar.. 2025.
GOMES, D. C. A comunicação no ambiente virtual de aprendizagem de um curso a distância para formação de professores. Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 137-162, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7965. Acesso em: 10 abr. 2025.
MOODLE. Como a geração de relatórios com o Moodle LMS melhora seus programas de aprendizado. 2024. Disponível em: https://moodle.com/pt-br/noticia/por-que-voce-deve-usar-os-relatorios-para-melhorar-seus-programas-de-aprendizagem/. Acesso em: 17 abr. 2025.
CRIATIVA EAD. Como fazer auditoria e monitoramento de logs de plataformas LMS? 2024. Disponível em: https://www.criativaead.com.br/blog/auditoria-monitoramento-logs-plataformas-lms/. Acesso em: 05 abr. 2025.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Agnaldo Arroio
Brent André Bueia Sambo
Fabiano Dikiefu
Felipe Silva Miranda
Gilberto de Almeida Meireles Patrocínio


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP