134377 - I Curso Bem-Te-Vi: Saberes e Práticas em Saúde Mental de Crianças e Adolescentes |
Período da turma: | 14/07/2025 a 18/07/2025
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Descrição: | 1: Saúde Mental Infantojuvenil
Princípios e diretrizes políticas de saúde mental de crianças, adolescentes e juventude; Epidemiologia dos transtornos mentais na infância, adolescência e juventude; Compreensão da Rede de Atenção Psicossocial e Proteção Integral da Criança e Adolescente; 2: Brincar e Adolescer no Território Compreensão de territórios e impactos na vida de crianças e adolescentes; Marcadores sociais da diferença e interseccionalidade no adoecimento mental de crianças, adolescentes e juventude; 3: Processo de cuidar em saúde mental infantojuvenil Compreensão dos principais agravos e transtornos mentais na infância, adolescência e juventude; Compreensão da violência autoprovocada, interpessoal e comunitária e os impactos na saúde mental infantojuvenil; Bases teóricas do processo de cuidar em saúde mental e psiquiátrica infantojuvenil. 4: Promoção de saúde mental infantojuvenil Pressupostos teóricos para o desenvolvimento de ações e programas de promoção de saúde mental de crianças e adolescentes no território. Reflexões sobre os desafios da saúde mental infantojuvenil: a articulação em rede intersetorial no território. 8. BIBLIOGRAFIA BÁSICA ABRASME. Saúde mental infantojuvenil: Territórios, políticas e clínicas de resistência/ Luciana Togni de Lima e Silva Surjus; Maria Aparecida Affonso Moysés (Orgs.). Santos: Unifesp/ Abrasme, 2019. BRAGA CP, D'OLIVEIRA AF. Child and adolescent mental health policy: history and paths to participation. Cien Saude Colet. 2019 Feb;24(2):401-410. https://doi.org/10.1590/1413-81232018242.30582016 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Caminhos para uma política de saúde mental infanto-juvenil / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. rev. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2005.72 p. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/05_0887_M.pdf BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção psicossocial a crianças e adolescentes no SUS: tecendo redes para garantir direitos / Ministério da Saúde, Conselho Nacional do Ministério Público. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_psicossocial_criancas_adolescentes_sus.pdf DAVID E. 2023. Aquilombamento da saúde mental: cuidado antirracista na atenção psicossocial infantojuvenil. Hucitec LEEMAN J, LEDFORD A, SPRINKLE S, et al. Implementing mental health interventions within a national nurse home visiting program: A mixed-methods evaluation. Implement Res Pract. 2022 Jan-Dec;3:26334895221128795. https://do.org/10.1177/26334895221128795 MARTIN I, SILVA AC, PEDROLLO LF, LEOCÁDIO MA, VEDANA KGG. Prevenção do risco de suicídio: guia para profissionais da saúde / Organizadoras Isabela dos Santos Martin, Aline Conceição Silva, Laysa Fernanda Silva Pedrollo, et al. – Ponta Grossa - PR: Atena, 2022. NUNES CK, OLSCHOWSKY A, SILVA AB et. al. Saúde mental infantojuvenil: visão dos profissionais sobre desafios e possibilidades na construção de redes intersetoriais. Rev Gaúcha Enferm. 2019;40:e20180432. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180432 PEPLAU HE. Interpersonal Relations in Nursing: A Conceptual Frame of Reference for Psychodynamic Nursing. Springer, 2000. SILVA AC, SANTOS JC, VEDANA KGG. Autolesão não suicida: assistência e promoção de saúde mental. Ribeirão Preto (SP). Centro de Apoio Editorial da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, 2022. 9. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR. BRASIL. Lei nº 14.819, de 16 de janeiro de 2024. Institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/lei/L14819.htm BRASIL. L13819 de 26 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, a ser implementada pela União, em cooperação com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; e altera a Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/l13819.htm PAHO. 2023. Pan American Health Organization. Promoting Wellbeing and Mental Health in Schools. Disponível em https://iris.paho.org/handle/10665.2/56984 PIAGET. 2010. A Formação do Símbolo na Criança: Imitação, Jogo e Sonho, Imagem e Representação. LTC. WHO. World Health Organization. 2023. Global Accelerated Action for the Health of Adolescents (AA-HA!): guidance to support country implementation, second edition. Disponível em https://www.who.int/publications/i/item/9789240081765 WHO. World Health Organization. 2020. Guidelines on mental health promotive and preventive interventions for adolescents: helping adolescents thrive. Disponível em https://www.who.int/publications/i/item/9789240011854 |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 10 | ||||
Ministrantes: |
Aline Conceição Silva Carlos Alberto dos Santos Treichel Isabela Cristina Pereira Isadora Manfrinato Cunha Mariana Muliterno Gomes Marina Silva dos Reis |
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