134267 - CURSO: Microrganismos – Parceiros ou vilões em nossa vida (Subsede: ICB USP - Campus Butantã) |
Período da turma: | 14/07/2025 a 16/07/2025
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Descrição: | O Ensino de Microbiologia pode ser de extrema relevância Ciências, dentro da
Unidade Temática “Vida e Evolução” considerado de grande relevância pois os microrganismos oferecem inúmeras vantagens para demonstração prática destes conceitos que são atualmente considerados fundamentais para o Ensino níveis Fundamental e Médio em SP e no Brasil, pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) (ARAÚJO et al 2020). Os microrganismos oferecem oportunidade de ensino e de estudo em ciências de simples manipulação, cultivo rápido e barato, que estão presentes no corpo humano, em alimentos e em vários ambientes. A maioria dos microrganismos são parceiros humanos na produção de muitos bioprodutos, e são excelentes modelos biológicos para o estudo da evolução. Todavia, devemos sempre considerar que há vários microrganismos que causam deterioração de alimentos e bebidas e vários que podem causar doenças em humanos, animais e em plantas (MADIGAN et al, 2016; TRABULSI & ALTERTHUM, 2023). Os microrganismos e o Ensino Fundamental e Médio: Como os microrganismos são seres vivos de dimensões microscópicas, geralmente os conhecimentos a seu respeito chegam aos alunos do Ensino Fundamental e Médio somente através de ilustrações em livros ou on-line, sendo assim o ensino tradicional enfatiza apenas a memorização de experiências adquiras por procedimentos descontextualizados e não permite a valorização da aquisição do real conhecimento prático, minando assim a criatividade dos alunos em atividades futuras (VIEIRA, 2023). O ensino de microbiologia e de biotecnologia pode ser uma alternativa para o ensino de ciências muito mais atraente quando se permite a participação ativa dos alunos em aulas práticas de descobertas. É certo que o ensino de microbiologia necessita da existência de laboratório com material próprio (microscópios, lupas, vidrarias, reagentes etc.). Atualmente, há escolas que dispõe de boas condições para isto ou que podem fazer simples adaptações necessárias, considerando que há práticas de simples execução que podem ser realizadas e discutidas visando despertar a curiosidade e o interesse dos alunos, como são as práticas que nos propomos a desenvolver nesta proposta. Bibliografia: ARAÚJO, Gilvan Charles Cerqueira de; SILVA, Leda Regina Bitencourt da; SENA, Lilian Cristina da Ponte e Sousa. A Educação de Jovens e Adultos e a BNCC do Ensino Fundamental. Linhas Críticas, v. 26, p. 1-25, 2020. ISSN 1516-4896. Disponível em: doi:10.26512/lc.v26.2020.30582. MADIGAN, Michael T.; MARTINKO, John M.; STAHL, David A.; CLARK, David P. Microbiologia de Brock. 14. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. TRABULSI, Luiz Rachid; ALTERTHUM, Flavio. Microbiologia. 7. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2023. VIEIRA, Rhian Vilar da Silva. O ensino de Microbiologia na Educação Básica: um relato de experiência na interface escola-universidade. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 23, n. 21, 6 jun. 2023. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/20/o-ensino-de-microbiologia-na- educacao-basica-um-relato-de-experiencia-na-interface-escola-universidade. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Adolfo Tadeu Barbosa Elisabete Jose Vicente Jansen de Araujo Jorge Timenetsky Rita de Cassia Cafe Ferreira |
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