Atividade

134267 - CURSO: Microrganismos – Parceiros ou vilões em nossa vida (Subsede: ICB USP - Campus Butantã)

Período da turma: 14/07/2025 a 16/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: O Ensino de Microbiologia pode ser de extrema relevância Ciências, dentro da
Unidade Temática “Vida e Evolução” considerado de grande relevância pois os
microrganismos oferecem inúmeras vantagens para demonstração prática destes
conceitos que são atualmente considerados fundamentais para o Ensino níveis
Fundamental e Médio em SP e no Brasil, pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
(ARAÚJO et al 2020).
Os microrganismos oferecem oportunidade de ensino e de estudo em ciências de
simples manipulação, cultivo rápido e barato, que estão presentes no corpo humano, em
alimentos e em vários ambientes. A maioria dos microrganismos são parceiros humanos
na produção de muitos bioprodutos, e são excelentes modelos biológicos para o estudo
da evolução. Todavia, devemos sempre considerar que há vários microrganismos que
causam deterioração de alimentos e bebidas e vários que podem causar doenças em
humanos, animais e em plantas (MADIGAN et al, 2016; TRABULSI & ALTERTHUM,
2023).

Os microrganismos e o Ensino Fundamental e Médio:
Como os microrganismos são seres vivos de dimensões microscópicas,
geralmente os conhecimentos a seu respeito chegam aos alunos do Ensino Fundamental
e Médio somente através de ilustrações em livros ou on-line, sendo assim o ensino
tradicional enfatiza apenas a memorização de experiências adquiras por procedimentos
descontextualizados e não permite a valorização da aquisição do real conhecimento
prático, minando assim a criatividade dos alunos em atividades futuras (VIEIRA, 2023).
O ensino de microbiologia e de biotecnologia pode ser uma alternativa para o
ensino de ciências muito mais atraente quando se permite a participação ativa dos alunos
em aulas práticas de descobertas. É certo que o ensino de microbiologia necessita da
existência de laboratório com material próprio (microscópios, lupas, vidrarias, reagentes
etc.). Atualmente, há escolas que dispõe de boas condições para isto ou que podem fazer
simples adaptações necessárias, considerando que há práticas de simples execução que
podem ser realizadas e discutidas visando despertar a curiosidade e o interesse dos alunos,
como são as práticas que nos propomos a desenvolver nesta proposta.

Bibliografia:

ARAÚJO, Gilvan Charles Cerqueira de; SILVA, Leda Regina Bitencourt da;
SENA, Lilian Cristina da Ponte e Sousa. A Educação de Jovens e Adultos e a BNCC do
Ensino Fundamental. Linhas Críticas, v. 26, p. 1-25, 2020. ISSN 1516-4896. Disponível
em: doi:10.26512/lc.v26.2020.30582.
MADIGAN, Michael T.; MARTINKO, John M.; STAHL, David A.; CLARK,
David P. Microbiologia de Brock. 14. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.
TRABULSI, Luiz Rachid; ALTERTHUM, Flavio. Microbiologia. 7. ed. Rio de
Janeiro: Atheneu, 2023.
VIEIRA, Rhian Vilar da Silva. O ensino de Microbiologia na Educação Básica:
um relato de experiência na interface escola-universidade. Revista Educação Pública, Rio
de Janeiro, v. 23, n. 21, 6 jun. 2023. Disponível em:

https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/20/o-ensino-de-microbiologia-na-
educacao-basica-um-relato-de-experiencia-na-interface-escola-universidade.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Adolfo Tadeu Barbosa
Elisabete Jose Vicente
Jansen de Araujo
Jorge Timenetsky
Rita de Cassia Cafe Ferreira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP