Atividade

134263 - Grupo Etnografias Ficcionais e Ficção Etnográfica.

Período da turma: 18/06/2025 a 08/10/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ministrantes: Mia Duarte Castro (nome social) e Matheus Giacomin Sian
Encontros: 9.
Carga Horária Total: 27h.
Datas (sujeito à mudança): Quarta-feira.
Horário proposto: 18h.

Os encontros serão feitos on-line por meio da plataforma Google Meet.

Objetivos:
Esse curso foi pensado a partir da leitura da obra "The Wind in a Jar" do antropólogo norte-americano John Farella, que se trata de um experimento etnográfico feito junto com os Navajo dos Estados Unidos e evoca uma escrita que “flerta” com a ficção: numa determinada altura do texto o autor propõem, parafraseando Alfred Hitchcock, que a etnografia é um tipo de ficção “irreal, mas verdadeira”. Nós, proponentes, visando a tradução e circulação da obra nas universidades brasileiras propomos um grupo de leitura e escrita etnográfica que faça um movimento similar à obra. Para isso, propomos a leitura de alguns textos que ou debatam os modos de escrita etnográfica e literária ou sejam experimentos etnográficos para realizarmos atividades de escrita e tradução.
O curso será realizado via plataforma Google Meet e os textos de apoio serão disponibilizados numa pasta do Drive. Será criado também um grupo de e-mails dos participantes para divulgação dos links das reuniões.

Atividades:
1. Realização de leituras e debates coletivos sobre os textos propostos.
2. Propomos que cada participante escreva um pequeno ensaio, de no máximo 10 páginas ou apresente algum texto autoral que dialogue com a proposta do grupo e com as leituras feitas.

Momentos propostos:
1. Etnografias Ficcional
O primeiro momento dos debates irá girar em torno da leitura e do debate da obra Eisejuaz, de Sara Gallardo. A obra, apesar de não se propor etnográfica, explora modos e recursos de escrita ao descrever a vida do indígena wichí Lisandro Vega que, pensamos, poderia ser interessante para a escrita etnográfica.

2. Ficção etnográfica
O segundo momento irá girar em torno da leitura de etnografias e de outros modos de escrita que explicitam, seja na forma, seja no conteúdo sua vizinhança com obras de ficção.

3. Tradução
O terceiro momento será dedicado a pensar etnografias contemporâneas que, apesar de não explicitar diretamente sua ficcionalidade, partem de premissas muito similares e produzem um efeito etnográfico interessante.

CRONOGRAMA
SESSÃO 1 (04/06/2025)
Apresentação do grupo.

1º Momento: Etnografias Ficcionais
SESSÃO 2 (18/06/2025)
 Castañeda, Carlos. Introdução & Viagem a Ixtlan. In.: ______. Viagem a Ixtlan. Rio de Janeiro: Editora Record, s.d.

SESSÃO 3 (02/06/2025)
 Castañeda, Carlos. Porta para o infinito. São Paulo: Nova Era Editora, 1998.
SESSÃO 4 (16/07/2025)
 Gallardo, Sara. Eisejuaz. Belo Horizonte: Editora Relicário, 2021.

2º Momento: Ficção Etnográfica
SESSÃO 5 (30/07/2025)
 Martin, Natassja. Escute as feras. São Paulo: Editora 34, 2021.

SESSÃO 6 (13/08/2025)
 Hartman, Sadiya. Perder a mãe: uma jornada atlântica pela escravidão. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo,
2021.

SESSÃO 7 (27/08/2025)
 Atividade escrita.

3º Momento: Traduções
SESSÃO 8 (10/09/2025)
 Farella, John. Prefácio & Começos. In.: ______. The wind in a jar. Albuquerque: University of New Mexico, 1995.

SESSÃO 9 (24/09/2025)
 Farella, John. Pessoas & A última valsa. In.: ______. The wind in a jar. Albuquerque: University of New Mexico, 1995.

Carga Horária:

27 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Breno Duarte Castro
Matheus Giacomin Sian


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP